Cuba: Minha Revolução

Cuba: Minha Revolução Inverna Lockpez...

Resenhas - Cuba: Minha Revolução

Rodrigo.Calza 07/06/2023

Quando Fidel Castro toma a cidade de Havana no
despertar do ano de 1959, Sonya - então com 17
anos - acredita nas promessas da Revolução Cuba-
na. Estudante de medicina que sonha em virar pin-
tora, ela junta-se à milicia e acaba presa entre o
idealismo e a ideologia. Como voluntária na Baia
dos Porcos, ela se choca ao encontrar um antigo
amor do outro lado do campo de batalha, e mais
ainda quando é presa e torturada pelos seus pró-
prios camaradas.
Com cicatrizes fisicas e emocionais, Sonya tenta en-
contrar satistação na arte. Mas, quando se dá conta
de que nenhuma de suas iniciativas- seja com uma
arma ou um pincel na mão-se enquadra no novo
regime, ela precisa fazer escolhas entre sua familia,
seu amor e seu amado pais.
Iustrada pelo artista indicado ao Prêmio Eisner
Dean Haspiel (The Alcoholic), esta história é base-
ada em fatos reais.

Uma HQ forte que mostra que nenhuma ditadura de esquerda ou direita é a solução! Que não existem heróis ou salvadores de nações!

Tico Menezes 14/06/2020

Me instigou e me fez estudar!
Através do relato dolorido da protagonista, vemos a ascensão e desilusão de uma ideologia. É interessante pensar na Revolução Cubana pelos efeitos positivos que ela teve no país muitos anos após sua implementação, mas mais interessante e complexo é pensar em como se deu a posse de Castro.

A dicotomia quanto à eficácia da Revolução vem justamente por conhecermos histórias de quem esteve no país durante o período, de quem viu as mudanças acontecendo e o quão extremistas podiam ser os líderes do movimento libertário cubano.

A história não é nada como a ficção, é cheia de nuances, os nomes não se dividem entre bom e mau, há consequências terríveis para atos que, eventualmente, seriam vistos como bons, é complexa por se tratar de eventos imprevisíveis e não conseguir cobrir a jornada de pessoas grandiosas em sua inteireza.

"Cuba - Minha Revolução" me fez estudar e aprimorar o que eu sabia sobre essa história. E por isso, vale demais a leitura!

Yuri 21/02/2016

Um excelente relato histórico da revolução cubana.
A HQ traz o relato de uma pessoa que viveu a revolução cubana de dentro do regime. É ótimo para despertar o interesse para esse importante fato do século XX, sendo bem fiel historicamente. O roteiro é fluído, arte combina perfeitamente com a história narrada e as cores estão magníficas.

Maria Faria 29/03/2015

Revolução Cubana
Cuba: minha Revolução é mais uma graphic novel que relata um drama baseado em fatos reais, basicamente uma autobiografia.
O foco desta HQ é o período da ascensão de Fidel Castro em Cuba. No início da história Sonya estava com 17 anos de idade e acreditava que Fidel seria a salvação para Cuba. O sonho dela era ser pintora, mas ela adiou este sonho e se inscreveu para o curso de Medicina e para o treinamento militar, pois acreditava que como médica poderia beneficiar seu país e ajudar o novo regime. Seu grande amor, Carlos, foi embora para os Estados Unidos assim que Fidel tomou o poder.
Sonya foi convocada para trabalhar como médica durante uma invasão a Cuba com apoio norte americano. Nesta oportunidade reencontra seu grande amor, porém, do lado do “inimigo”. Este foi o primeiro fato que questionou diretamente a certeza e a crença da protagonista em suas ideologias. Não bastasse isto, uma atitude de solidariedade para com um ferido que fazia parte das tropas inimigas colocou Sonya na lista de suspeitos de colaborar com os norte americanos.
Esta suspeita a levou para a prisão e a expôs a torturas e humilhações. Ainda assim, acreditando tratar-se de um terrível engano, Sonya acreditava no regime imposto por Fidel após ser libertada da prisão.
A HQ revela as dificuldades do cotidiano dos cubanos após a revolução e narra também o que mudou positivamente, mas o papel principal da história é mostrar as grandes dificuldades pelas quais o país passou e os grande enganos cometidos em nome de uma ideologia.
O traço é lindo e perfeito e o tom vermelho foi utilizado nos pontos centrais de cada cena, o que tornou a HQ uma obra linda. A história também é bem construída e interessante. O único ponto negativo encontrado é a falta que senti de um segundo volume ou de que a história continuasse. Não que o final não tenha sido bem construído como o enredo da história, mas a narrativa se encerra em um ponto que deixa o leitor se perguntando o que aconteceu com Sonya após ela tomar a decisão que tomou.
É uma boa dica e a leitura é rápida, acredito que ler sobre a Revolução Cubana antecipadamente pode colaborar muito para o entendimento do enredo.