O demônio na Cidade Branca

Resenhas - O Demônio na Cidade Branca

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Nalaura9 08/12/2020

Incrível!
Erick Larson mostra uma profunda pesquisa e riqueza em detalhes ao contar a história do, supostamente, primeiro serial killer dos Estados Unidos e a Feira Colombiana Mundial. Tive interesse por querer saber a história do Holmes, mas maneira como a historia foi contada criou uma curiosidade pelo desenvolvimento da Feira, que se enlaça com o enredo do Holmes durante o livro. Por ter muito detalhes, é uma leitura maçante e lenta em muitos momentos, cheias de pequenos histórias que não parecem se relacionar com o livro, entretanto, todos os acontecimentos apresentados são muito bem relacionados e concluído no final. Este livro não só me despertou uma vontade imensa de pegar as malas e ir a Chigaco, como um anseio de voltar no tempo e vê a Feira com os próprios olhos!

Sza.amaral 24/02/2021

mediano
o livro é bem estruturado, por isso dei4 estrelas. porque ele é bem detalhado, ele explica bem sobre toda a história. o livro é divido em 2 histórias. uma sobre um arquiteto, que tá querendo fazer uma coisa importante lá onde ele mora e outra sobre um serial killer que vai para essa cidade e faz uma chacina. eu gostei mais da segunda parte(0 surpresas). achei um pouco chato a primeira. o livro vai alternando nessas duas histórias.

Jeff.Rodrigues 09/10/2016

“… por mais estranhos ou macabros que alguns incidentes pareçam, esta não é uma obra de ficção. ”
Sinopse Intrínseca: Assassinato, magia e loucura na feira que transformou os Estados Unidos. No final do século XIX os Estados Unidos eram uma nação jovem e orgulhosa, ávida por afirmar seu lugar entre as maiores potências mundiais. Nesse contexto, a Feira de Chicago de 1893 teve papel fundamental: tinha o objetivo de apresentar a maior e mais impressionante exposição de inovações científicas e tecnológicas já idealizada. A poucas quadras dali um prédio estranho e complexo nomeado Hotel da Feira Mundial era, na verdade, um palácio de tortura, para aquele que ficou conhecido como possivelmente o primeiro serial killer da história americana.

Crítica: O Demônio na Cidade Branca foi meu primeiro contato com a obra do Erik Larson, e serviu como um excelente cartão de visitas para desbravar os outros títulos do autor já publicados no Brasil.

O livro nos joga na Chicago dos fins do século XIX para mostrar a determinação da cidade em sediar com grande estilo a Feira Mundial de 1893, realizada para comemorar os 400 anos do descobrimento da América por Colombo. Somos transportados com uma riqueza impressionante de detalhes para os bastidores do grupo pensante que enfrentou todos os obstáculos, prováveis e inimagináveis, para mostrar ao mundo que era capaz de algo grandioso, que superasse os grandes eventos europeus.

A primeira das duas histórias narradas no “Demônio” acompanha o arquiteto Daniel Burnham e seu grupo de renomados arquitetos e paisagistas na saga de colocar o mundo dentro de um espaço de quase 2,5km². Construir pavilhões de exposições com atrativos capazes de impressionar as pessoas, desbancar a Exposição Mundial de Paris com sua torre Eiffel (inaugurada especialmente para este fim), e fazer história. Assim vai nascendo a “Cidade Branca”, como ficou conhecida.

Em outro ponto, somos apresentados a H. Holmes, possivelmente o primeiro serial killer americano. E aqui reside a excepcionalidade do trabalho de Larson. Ao invés de se limitar a narrar episódios, ele mergulha na mente do assassino graças a um minucioso trabalho de pesquisa. Com isso, a narrativa é enriquecida com os pontos de vista do próprio Holmes, as formas como ele encarava seu “serviço”, suas dissimulações e até mesmo sua engenhosidade em passar despercebido.

O maior atrativo de O Demônio na Cidade Branca é justamente o fato da história, real, ter sido romanceada com uma riqueza de detalhes assombrosa. Os diversos trechos com aspas, que reproduzem cartas e mensagens trocadas entre os personagens, notícias de jornal, atas, inquéritos e diários, colaboram em muito com o autor em seu intuito de nos colocar, literalmente, naquele ambiente. Acho impossível não se envolver com a Feira e se imaginar percorrendo todas as atrações, ou imaginar o quanto algumas inovações deixaram as pessoas da época boquiabertas. A Feira de Chicago legou ao mundo inúmeros avanços através das ações (e sonhos) de homens que mudaram a forma de se pensar as cidades nos EUA e que, talvez, tenham preparado a geração do século XX que estava por vir.

Ao mesmo tempo, perto daquele local, uma mente perversa atuava com frieza e crueldade executando pessoas. E aqui cabe apenas recomendar a leitura. Não há muito o que se falar sobre alguém que matava pelo prazer de poder controlar o outro. O prazer de saber que o destino, a vida, de alguém depende unicamente da sua vontade.

O Demônio na Cidade Branca é indispensável para quem gosta de suspense, horror, romance histórico, aventura… Para quem gosta de uma história muito bem contada sobre sonhos, realizações e loucura.

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2016/10/05/resenha-o-demonio-na-cidade-branca-erik-larson/

Dilly 22/01/2017

Surpreendente
História real envolvente que me segurou até o fim. Detalhismo excepcional, o autor moatra que fez muita pesquisa e aoube usar todos os dadoa coletados para montar a realidade e mostrar como oa fatos realmente aconteceram. Transporta a mente de quem para o evento, como se estivesse lá mesmo. Recomendo muito. Quem gosta de história, arquitetura e séculos anteriores vai adorar.

Maconha 07/09/2019

O demônio na cidade branco
O livro é muito bom. Eu achei meio entediante os capítulos que foca apenas na feira. Meu interesse mesmo era H.H.Holmes. Sem dúvidas um dos mais terriveis serial killers que já existiu nesse mundo.

Lucile.Souza 13/03/2017

Gostei do livro, ele tem fatos baseados no que o autor soube pelo julgamento e pelas entrevistas pq o que realmente aconteceu morreu junto com o serial killer

Danny.Ricky 26/08/2022

Bom, quando comprei o livro achei que o protagonista seria o H.H.Holmes. Mais a verdadeira estrela do livro, e a feira mundial " cidade branca". Holmes aparece vez ou outra, mais a parte IV e voltada a ele.

Apesar, de não ser a história na qual eu estava esperando, o livro e muito bom, principalmente pra quem gosta de saber sobra a história do mundo( eu amo) creio que vá amar a leitura também.

Danielle.Bertagnolli 23/08/2022

Bom, mas muito cansativo
O livro contém uma narrativa detalhada da feira mundial de Chicago e uma rica pesquisa sobre o serial killer H. Holmes. Porém a riqueza de detalhes torna o livro cansativo, a leitura não rende. Ainda assim, valeu a pena conhecer os detalhes desses dois marcos na história dos EUA.

André Luís 03/08/2022

O livro é muito bom tanto na informação sobre o assassino em série H.H. Holmes quanto na história da construção da Exposição Mundial de Chicago 1893, recomendo bastante!!!

Cassinha 14/02/2018

O Demônio e Feira Mundial de Chicago
Excelente descrição da dinâmica da construção da Feira Mundial de Chicago e a "construção" do serial-killer H.H.Holmes. Sem grandes peripécias criativas, o livro é quase como uma narrativa jornalística sem apelação. Muito bom mesmo.

Fabiana 19/11/2018

Melhor se fosse ficção...
Alternando entre capítulos que narram sobre a Feira Mundial de 1893 e os crimes de H. H. Golpes, o autor nos transporta para o final do século 19.
Desde a escolha de Chicago para sediar a Feira, até seu encerramento, acompanhamos o desafio dos construtores, lutando contra as forças da natureza, com as ferramentas e técnicas disponíveis, para montar uma cidade em tão curto espaço de tempo, com a meta de superar a França.
E enquanto os EUA olham para isso, um psicopata age sem ser incomodado, nem despertar suspeitas, matando dezenas de pessoas, principalmente mulheres.

Simone de Cássia 24/11/2018

Excelente livro! Uma viagem ao passado que descreve com minúcias um evento mundial do qual eu jamais havia ouvido falar (me senti uma burra!), a Feira de Chicago ... Um acontecimento nascido da dor de cotovelo dos Estados Unidos quando viu o sucesso que a feira parisiense fez com a inauguração da Torre Eiffel. Incrível descobrir que nesse evento foi apresentado ao mundo algo mágico para a época como o creme de leite, o protótipo do fax, o chiclete de frutas... O desafio lançado aos engenheiros americanos tirou o sono de milhares deles, todos querendo ser o autor que projetasse algo capaz de superar o glamour do monumento francês...Daí surgiu a roda gigante!!!
Fantástico!Talvez o livro tenha pecado pelo excesso de detalhes da construção, projetos e dificuldades, mas o ritmo é tão interessante que a gente acaba "desculpando" e seguindo feliz ... Quer dizer, não tão feliz, porque paralelo à essa movimentação saudável , no submundo, estava sendo construída a trajetória daquele que se considera o primeiro serial killer americano... Serzinho abjeto, escandalosamente psicopata!! Uma viagem didática e curiosa. Livro excelente!

JuKirchhof 18/01/2022

Achei que era uma coisa, era outra e amei!
Comprei num delírio achando que era a his
tória do HH Holmes romanceada. Quando peguei na mão e vi que era uma "biografia" da época eu pensei: "bah, bem chato, nada de novidade". Acabei estacionando o livro ainda no plástico por 1ano e meio praticamente.

Só que aí eu pensei em tentar ler, se não fluisse eu trocaria por aqui. Leeeeedo engano minha gente. O livro é uma viagem incrível sobre a construção da feira mundial, mas vai além, é um recorte maravilhoso sobre a arquitetura do final do século. Se tirassem todas as passagens e capítulos de Holmes, ainda seria um dos livros mais interessantes que já li.

Pra quem gosta de true crime talvez não tenha tantas tripas e sangue, mas para mim foi na medida!!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6