1 Timóteo

1 Timóteo Hernandes Dias Lopes

Resenhas - Comentários Expositivos Hagnos - 1 Timóteo

Mayhara.Ferreira 28/07/2023

Acabei de finalizar esse livro do Hernandes Dias Lopes sobre 1 Timóteo e é interessante pensar que tudo o que Paulo falava nas cartas tem acontecido hoje, tem se concretizado.
Muitos pontos para se meditar sobre 1 Timóteo. Mas um que atrai a minha atenção é: apostasia. Hernando aborda sobre a falta de temor ao Senhor, a falta de fé. Infelizmente a essência vai sendo perdida, algo puro vai sendo alterado, contaminado. Temos trocado/perdido o que carregamos de maneira tão fácil como se não fosse precioso, como se fosse algo que pudesse ser substituído.
Mas Deus não é um brinquedo que quando eu enjoo de brincar deixo de lado.
Paulo alerta Timóteo a manter um coração puro, uma boa consciência e uma fé sincera.
Essa palavra não é apenas para Timóteo mas para nós também.
Precisamos preservar a pureza, a fidelidade , a fé, o amor nesses tempos em que temos vivido pois estamos vivendo para a eternidade! Aqui é apenas passageiro!

Não disse nem a metade do que está no livro, por isso, recomendo que leiam as instruções de Paulo para Timóteo.
Que possamos preservar o mais puro em nós que é o Senhor.

Barbara303 25/08/2022

Um verdadeiro manual
Nessa carta ?pastoral? ( como 2 Timóteo e Tito), Paulo escreve conselhos para Timóteo, que era um líder de jovens. Esses conselhos abordam : falsas doutrinas, lei, graça, como as mulheres devem se portar no público, ricos, prática da oração, apostasia, fim dos tempos, os deveres de pastores para com homens e mulheres com idade avançada (e com as viúvas, Inclusive), qualificações dos bispos e diáconos, seguir em justiça, piedade, fé, amor, constância e mansidão e ainda conclui com uma breve benção e alerta para Timóteo que ele evitasse falatórios inúteis e contradições.

Portanto, vemos o quanto essa carta é rica de conteúdos, nos ensinando até hoje. Pela graça de Deus. ?

Os comentários do Hernandes são de suma importância, me ajudaram a esclarecer alguns pontos teológicos.

Recomendo a leitura.

Pam 05/01/2021

Não é bem uma resenha (2)
Li esse livro na mesma época que li "A cidade do sol", de Khaled Hosseini.
Dois livros, duas religiões, dois contextos culturais, o mesmo Deus e uma Pamela tentando dar conta de tudo, rs.
Ler esses dois livros na mesma época causou uma das maiores crises na minha fé. Tive crises com a Bíblia e com Deus. Fiquei exausta e cética.
É triste ver como a igreja evangélica ainda tem silenciado, menosprezado e secundarizado a mulher. A ordenação pastoral feminina ainda é um tabu, e quando ordenada, a pastora é esquecida nos atos litúrgicos, sua função é muito limitada. A mulher solteira ainda é um estigma, e quando se casa muitas precisam seguir o ministério do marido.
Pastoras e líderes solteiras? Conheço poucas! Pastoras, líderes e missionárias que têm liberdade de pregar a toda comunidade e não apenas para ministérios femininos? Ainda é um número muito baixo.
Em pleno século XXI há igrejas que proíbem a mulher de pregar, de ensinar no púlpito!
Me ver nesse contexto evangélico tão controverso e ler o romance de Khaled Hosseini, que retrata a história de duas mulheres na cultura islâmica, gerou em mim uma indignação que eu [não] estava preparada para lidar. Mas como não entrar em crise?
Durante esse tempo confesso que peguei um pouco de ranço da Bíblia, mas ao mesmo tempo buscava em Deus uma direção, não conseguia entender porque as religiões são tão opressoras. A postura de Jesus era o que me dava paz, mas eu não entendia como ainda pessoas podiam endossar discursos tão distantes da forma como Jesus agiu com as mulheres.
Duas orações e duas respostas foram determinantes para me sustentar nesse tempo.
A primeira foi no meu quarto, na minha cama, estava desesperada questionando Deus porque o ambiente religioso é tão desfavorável à mulher, cheio de preconceito e opressão. E Deus respondeu da forma mais inusitada e moderna possível, Ele disse em meu coração para colocar no YouTube as palavras "A Bíblia e as mulheres", confesso que achei estranho, estava chorando e esperando uma resposta super espiritual, mas obedeci e BUM, estava ali o vídeo que trouxe paz em meio ao caos.
A segunda oração foi numa igreja, eu estava ainda muito relutante com a Bíblia, mas disse a Deus que eu não queria deixar de acreditar na Palavra, mas eu também não queria ser silenciada.
E novamente Deus respondeu de forma inusitada, veio por meio de uma oração em inglês sendo traduzida diretamente pra mim, o Senhor disse que me daria entendimento e inteligência, que a voz do ES precisava ecoar acima das outras vozes em minha mente e que por mais que me sentisse escondida agora, Ele me daria espaço. ?
Enfim... é claro que não foi coincidência ler esses livros juntos. Deus sabia que eu precisava passar por essa crise para conhecê-Lo mais e para me posicionar.
Eu mesma já reproduzi tantos discursos que hoje eu acho uma loucura. Então preciso ter paciência, amor, empatia, mas também saber que haverá tempos de silêncio, mas também tempos para eu me impor.
As crises são determinantes em nossas vidas, abrem caminhos para uma nova era, uma nova vida, uma nova visão. Aliás, a crise se transformou numa missão.

#crise #biblia #mulher #deus

Elber.Joaquim 18/06/2020

Instrutivo!
Ideal para um estudo dirigido da carta à Timóteo. Para quem dá aula na EBD é muito bom.