Contos Escolhidos de Guy de Maupassant

Contos Escolhidos de Guy de Maupassant Guy de Maupassant

Resenhas - Contos Escolhidos

jota 25/09/2016

Passando muito bem com Maupassant...
Esta não é propriamente uma resenha, não teria o que criticar quanto à escolha desses textos de Maupassant, reconhecidamente um dos maiores contistas de todos os tempos, orgulho das letras francesas, escritor admirado em todo o mundo. Temos aqui 42 contos divididos em três seções, a saber:

I – Contos mundanos, amorosos, eróticos e galantes:
A Casa Tellier; Uma aventura parisiense; A ferrugem; Uma artimanha; O testamento; A minha mulher; Velhacaria; Uma viúva; Yveline Samoris; Os tamancos; As joias; Em viagem; À beira da cama; Condecorado!; Um sábio; Châli; O gancho de cabelo; Salva; O sinal; Na mata; A morta; A baronesa; Os alfinetes; As tumulares.

II – Contos inquietantes, de horror e de mistério:
Um drama verdadeiro; Um parricídio; O medo; Aparição; O órfão; Denis; Uma vendetta; A mão; O quarto 11.

III – Contos exemplares:
Bola de sebo; Uma ida ao campo; Numa noite de primavera; História de um cão; Miss Harriet; Nostalgia; O colar; A felicidade; Alexandre.

Como esta é uma edição portuguesa alguns contos aparecem com títulos ligeiramente diferentes daqueles das edições brasileiras. Assim, A Casa Tellier conhecemos como A Pensão Tellier, Uma Artimanha se chama Um Ardil, O Colar é conhecido como O Colar de Diamantes, e por aí vai.

Com exceção de O Horla, que deveria estar na seção II, já que é um dos contos de mistério mais famosos de Maupassant (mas que sempre aparece em muitas antologias), o leitor vai estar muito bem servido com esta seleção. Destaco agora um conto imperdível em cada uma das seções, pequenas obras-primas.

A Casa Tellier é um conto mundano por excelência. É sobre uma cafetina (mme. Tellier) e suas meninas, que suspendem as atividades da pensão (um bordel "familiar") por um dia inteiro para que possam viajar para um vilarejo distante, onde uma sobrinha de madame Tellier vai fazer sua primeira comunhão. São umas prostitutas respeitosas, digamos assim. É uma história irônica, engraçada, brilhante.

Dentre os contos de horror o destaque vai para um que eu desconhecia, que li pela primeira vez, Um Parricídio. Não vale a pena revelar nada sobre ele aqui para não tirar o gosto de quem for ler depois. Já sabemos pelo título que um filho mata o pai, não? Resta saber o motivo, como isso se dá, as circunstâncias etc.

Bola de Sebo é a joia dos contos exemplares e da coletânea. Talvez seja a história mais conhecida de Maupassant ao redor do mundo, tida por alguns críticos como sua obra-prima máxima. Bola de Sebo é o apelido de uma prostituta rechonchuda e graciosa, que existiu mesmo e se chamava Adrienne Legay, mas que aqui é a personagem Elisabeth Rousset. Tem que ler, só isso.

Lido entre 30/08 e 25/09/2016. Avaliação geral: 4,3.