O Caminho da Paz

O Caminho da Paz Mahatma Ghandi

Resenhas - O Caminho da Paz

Gaby Harket 14/09/2015

Resenha: O Caminho da Paz
"O Caminho da Paz" aborda assuntos do meu interesse, pois, a obra contém mensagens de grade importância para a humanidade, como, por exemplo, lembramos que a verdade é uma escolha essencial e justa, a paz interior e a esperança estão relacionadas com a fé, o maior sentimento que existe é o amor, portanto, precisamos ter amor próprio e amar os demais, o ser humano deve possuir todas essas coisas, assim sendo, poderá ter compaixão e bondade com o próximo, além disso, a verdadeira felicidade começa por dentro, ou seja, na nossa alma.
Sem dúvida, é bastante agradável ler livros com ensinamentos e reflexões, algumas dúvidas são esclarecidas através da leitura, o relato nos faz pesar e refletir sobre várias coisas, o livro é simples e complexo ao mesmo tempo, é o tipo de livro que merece ser lido.
"Assim como o oceano, o amor verdadeiro não tem limites e, crescendo dentro do homem, ele se espalha e cruza todas as barreiras e fronteiras, envolvendo assim todo o mundo." "Verdade e amor são lados de uma mesma moeda e, embora sejam as únicas coisas pelas quais valha a pena viver, ambos são muito difíceis de colocar em prática."
Existem pessoas que contribuem para o bem do planeta/humanidade, os seus objetivos, opiniões e atitudes são importantes, o autor desse livro é um grande exemplo disso, portanto, sempre admirei a fé, humildade e sabedoria do Mahatma Gandhi, durante a sua vida ele lutou pelos direitos indianos e pela paz entre os povos, além disso, divulgou toda a sua sabedoria, filosofia e crença, a sua personalidade é cativante e inspiradora, assim sendo, não poderia perder a chance de ler algo referente a ele.
"Um homem sem fé é como uma gota extraída do oceano e cujo destino é simplesmente secar."
Antes de ler eu achava que tratava-se de uma biografia, contudo, a temática do livro aborda mais o lado espiritual, pois, o autor narra a sua relação com Deus, todavia, ele não obriga a seguir e ou acreditar na sua crença, somente mostra o seu jeito de pensar e agir, concordo com a maioria dos seus ensinamentos, somente discordo de alguns pontos. Confesso que nunca tinha lido algo sobre o hinduísmo, achei muito interessante e filosófico.
"Cada um de nós deve aprender a se manter de pé sozinho. Somente Deus é nosso guia infalível e eterno."
Finalizo dizendo que eu gostei desse livro, sem dúvida, foi muito bem escrito, o relato do autor é envolvente e prende o leitor, o livro é organizado e dividido em quatro partes, assim sendo, a primeira é a "Base Intelectual" - retrata Deus de uma forma profunda, a alma do ser humano e a união das pessoas, a segunda é a "Disciplina Moral" - mostra a importância do amor e da verdade, também aborda sobre autocontrole e serviço abnegado, a terceira refere-se a "Prática Espiritual" - na qual se aborda a fé, a prece e a meditação, a última parte é a "Experiência Espiritual".
A obra possui uma leitura agradável, rápida e de fácil entendimento, é uma história simples e direta, em nenhum momento tornou-se cansativa e ou chata, o livro é cheio de ensinamentos, sem dúvida, a leitura é informativa e instigante. Recomendo!
"A satisfação está no esforço, não na conquista. Esforço completo significa vitória completa." "Para mim parece tão claro como a luz do dia que a vida e a morte são apenas fases de um mesmo todo; o verso e o reverso da mesma moeda."

site: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/2015/08/resenha-livro-o-caminho-da-paz.html

Primarcolino 05/11/2014

O caminho da paz
Este livro é baseado numa coletânea de textos referente aos ensinamentos e vida de Mahatma Ghandi, conta como Ghandi escolheu o Hinduísmo como religião e como ele utilizou sua fé para defender a casta inferior indiana. O livro é dividido em partes começando pela Base Intelectual mostrando como ele enxergava Deus, Alma e Mundo e apresentando contextos detalhados desses elementos.

Após isso mostra como trabalhar a disciplina moral, baseada em Verdade: sendo aquilo que sua voz diz a você, ensinando que por isso pessoas diferentes podem tem verdades diferentes. Amor, Autocontrole e Serviço Abnegado, sendo todos estudados em profundidade.

Em seguida começa a prática espiritual, onde o livro pode incomodar um pouco a quem não tem um crença, pois trata-se de Fé, Prece, Meditação e Mantra e a Autorrendição, insistindo que precisamos acreditar em Deus, mesmo ele permitindo que qualquer coisa seja dita a respeito Dele não havendo nenhuma punição.

Por fim conta um pouco da experiência espiritual que Ghandi teve, como ser muito evoluído dentro da religião. E assim se tornou um dos maiores líderes religiosos já existentes no mundo.

O livro é de uma leitura razoável, rápida, porém intensa, pois existem muitos conceitos que nos deixam impressionados com a inteligência desse homem, admirando assim o seu trabalho independente da sua religião. Não recomendo a aqueles que tem alguma aversão a assuntos relacionados com Deus pois esse é o tema principal, podendo se tornar uma leitura muito desinteressante nesse caso.

site: http://www.some-fantastic-books.com/2014/05/resenha-o-caminho-da-paz.html