Os Pensadores

Os Pensadores Jean-Paul Sartre

Resenhas - Sartre

Filino 30/06/2022

Uma boa introdução ao pensamento de Sartre
A edição reúne três textos que enfocam, respectivamente, três aspectos essenciais da filosofia sartriana. O primeiro, "O existencialismo é um humanismo", é uma verdadeira porta de entrada para essa corrente filosófica. Desenvolvido como uma conferência, tem uma linguagem acessível e didática. Ao final, há um debate entre Sartre e Naville, no qual são expostos questionamentos bastante pertinentes à filosofia existencialista, sobretudo no que se refere a uma pretensa "natureza humana" da qual essa filosofia ainda estaria imbuída.

No segundo texto, "A imaginação", fica patente a influência dos estudos de Husserl, empreendidos por Sartre. Aqui, há um texto de cunho fenomenológico e de leitura não tão acessível para um leigo.

Em "Questão de método", Sartre enfoca o marxismo e, ao tempo em que o reconhece ainda filosofia insuperável, não deixa de apontar graves erros por parte de marxistas (sobretudo stalinistas), que desprezam o homem compreendido enquanto homem e o veriam como algo abstrato ou simples mecanismo pertencente a algo maior, numa linguagem até mesmo mecanicista (consubstanciada numa burocracia, até). O existencialismo vem justamente se contrapor a isso - e o método progressivo-regressivo proposto por Sartre repara esse desprezo por parte de marxistas.

É, enfim, uma edição que dá uma boa mostra do pensamento de Sartre. Em alguns momentos a leitura pode ser de difícil compreensão (sobretudo no segundo texto), mas os escritos aqui reunidos são valiosos.

Duda 14/05/2022

Obra que une 3 grandes texto de Jean paul Sartre. A minha leitura foi de uso acadêmico, e foi muito boa para melhor compreensão dos conceitos que o autor trata

Luiz 24/08/2021

Coletânea de textos.
Livro: Os Pensadores - Sartre
Coletânea dos seguintes textos:
1 - O Existencialismo é um Humnismo (1946)
2 - A Imaginação (1936)
3 - Questão de Método (1960)

"O homem nada mais é do que aquilo que ele faz de si mesmo: é esse o primeiro princípio do existencialismo. [...] De início, o homem é um projeto que se vive a si mesmo [...] o primeiro passo do existencialismo é de pôr todo homem na posse do que ele é de submetê-lo à responsabilidade total de sua existência."
(Existencialismo é um Humnismo, p. 6)

"[...] Mas o que começava a me transformar, em contrapartida, era a realidade do marxismo, a grave presença, no meu horizonte, das massas operárias, corpo enorme e sombrio que vivia o marxismo, que o praticava, e que exercia à distância, uma irresistível atração sobre os intelectuais pequeno-burgueses. [...] E creio que é preciso aqui completar a fórmula de Marx: quando a classe ascendente toma consciência de si mesma, essa tomada de consciência age à distância sobre os intelectuais e desagrega as idéias em sua cabeça. [...] Tínhamos sido educados no humanismo burguês..."
(Questão de Método, parte 1, p. 119).

Ler Sartre é esclarecedor até certo ponto, o texto "Existencialismo é um Humanismo" é excelente ao mostrar toda a proposta existencial que o homem se encontra e se responsabiliza por si mesmo.

Já o texto "A Imaginação" não é fácil de digerir, Sartre busca investigar o tema imaginação, imagem, pensamento, percepção e idéia, ao longo da filosofia até Husserl.

"Questão de Método" revela o lado mais militante e marxista de Satre e sua pretensão de reformular o marxismo com o existencialismo.