Sereia Negra Vinícius Grossos

Resenhas - Sereia Negra

Francine 27/10/2014

Criativo e encantador!
Que coisa mais linda! Esse livro, que me encantou com sua capa, ganhou minha admiração por abordar temas muito relevantes. Só tenho agradecimentos ao autor, Vinícius Grossos, pela oportunidade de participar do seu Book Tour.

Narrado em primeira pessoa, em Sereia Negra conhecemos Inês Neves, uma adolescente que mora com o avô materno em Búzios, no Rio de Janeiro. Sua mãe morreu no parto e seu pai, segundo o avô, "sumiu no mar". Inês sente raiva da ausência dos pais e da vida que leva, especialmente por enfrentar dificuldades constantes com o preconceito das pessoas. Por ser negra e vestir-se de preto devido ao seu gosto musical por rock, Inês é alvo de críticas e mal-interpretações.

Apesar de Inês enfrentar a tudo com orgulho e humor ácido, intimamente se sente insegura e triste. O preconceito racial associado à perda dos pais faz com que ela pense não ter valor. Mas isso começa a mudar quando, no seu aniversário, Inês é tragada pelo mar. Ao despertar, está completamente transformada! Substituindo suas pernas, havia uma graciosa cauda negra, que reluzia de tão bela! Inês era uma sereia e, como se isso não fosse suficiente para bagunçar sua vida, ela rapidamente descobriria que não era uma sereia qualquer.

Inês era a Sereia Negra, a única de todo o reino de Atlanta com tal cor, que foi anunciada pelos deuses como quem salvaria os seres marinhos de um grande mal. Os peixes, as baleias, os tubarões e todos os demais seres que habitavam os mares a idolatravam! Ela, a garota negra que sempre fora rejeitada, era adorada e aguardada. O rei Zeyus apresenta sua missão e, embora tudo fosse muito honroso, Inês não consegue controlar o ritmo dos acontecimentos. De repente, ela perdeu sua humanidade e se transformou em um ser mitológico com uma grande responsabilidade. E tudo o que ela mais queria era ter sua vida de volta!

A velocidade dos acontecimentos é um dos pontos altos do livro. Tudo é mito ágil, mas sem atropelamentos, o que facilita ao leitor sentir o desespero da protagonista. Não há tempo para Inês se acostumar com sua nova condição, pois o mal se aproxima enquanto ela ainda está tentando entender no que implica ser uma sereia. O dinamismo da leitura faz com que as páginas passem rapidamente e, entre conflitos e descobertas, sentimos a hesitação de Inês. A Sereia Negra tem uma missão a cumprir, mas a garota Inês não se sente pronta e apenas deseja ser feliz.

O fato de Inês ter sido empurrada pelas circunstâncias faz com que se questione sobre como deve agir, o que permite ao leitor acompanhar o seu processo de escolhas. Isso torna impossível condenar Inês pelos seus erros ou sentimentos. Eu a entendi tão profundamente que desejei consolá-la ou orientá-la em vários momentos. Eis aqui outro aspecto positivo: em Sereia Negra, os personagens revelam várias faces, desde as mais egoístas até as mais nobres. É uma narrativa que humaniza o juízo do leitor.

O livro apresenta uma história criativa, envolvendo até mesmo o mito brasileiro da sereia Iara! Gostei muito dessa diversidade. Em Sereia Negra, é possível refletir o romance homossexual, o primeiro amor, a vingança, a amizade, a justiça, o perdão e o preconceito. É um livro que vale a pena ser presenteado para adolescentes ou, até mesmo, incluído nas bibliotecas escolares.

Apesar de todas essas qualidades, em vários momentos a história foi previsível e o preconceito abordado apenas sob uma perspectiva:

" Lembre-se, que toda vez que alguém quiser te fazer se sentir diminuída ou mal, por ser quem você realmente é, é porque essa pessoa que não consegue se aceitar, assim como você faz, ou ela tem inveja de você, pois queria ser o que você é, ou ela quer te diminuir para tentar se sentir superior, porque sabe que você que é superior!" (p. 188-189)

Talvez seja pela minha formação em Psicologia, mas acredito que o livro poderia ter se aprofundado um pouco mais na definição do preconceito, sendo este o enfoque principal do autor. No entanto, isso não diminui em nada a importância da obra e o quão proveitoso seria usá-la para explorar esse tema com os adolescentes! Ouso dizer, também, que o livro possui uma narrativa melhor direcionada a eles do que ao público adulto.

A capa é deslumbrante! A diagramação está ótima, mas a revisão da editora deixou a desejar, infelizmente. Por tudo isso, avalio Sereia Negra como um ótimo livro e o recomendo para vocês.

Confira os meus quotes favoritos no blog:

site: http://myqueenside.blogspot.com.br/2014/10/resenha-51-sereia-negra.html

Dennis.Romoaldo 27/10/2019minha estante
Olá, tudo bem? Você ainda tem interesse de manter esse livro na sua estante? Porque eu estou louco atrás de um exemplar deste livro e queria ver se gostaria de vender. Obrigado desde já!

Cynthya 02/08/2014

Resenha: Sereia Negra
Sereia Negra, livro de estreia do autor Vinícius Grossos, pessoa incrível que tive a oportunidade de conhecer, conta a história de Inês, uma jovem que órfã que mora com o avô em Búzios, no Rio de Janeiro. Desde pequena, a garota sofre diversas formas de preconceito, principalmente por sua cor, por seus cabelos rebeldes e pelo gosto musical peculiar.
Em seu aniversário de 15 anos, Inês vê-se irritada com o ritmo de sua vida e pelo ódio nutrido pelos pais - a mãe que morreu no parto e o pai que sumiu no mundo. Então, Inês corre para praia na tentativa de livrar-se de seu aquário, maior "lembrança" do passado, primeira tentativa de mudar sua vida. É nesse momento que ocorre a tempestade mais rigorosa que Inês já presenciou e assim, ela é tragada pelos mares, para tomar conhecimento de sua verdadeira identidade.
A realidade é que Inês é uma sereia, mais especificamente a Sereia Negra, a única sereia de cor negra que já existiu. Ela está destinada a ser a salvadora do Reino de Atlanta, um reino mágico do fundo do mar, repleto de tritões e sereias. Atordoada, Inês vê-se rodeada por seres completamente diferentes, que confiam nela suas vidas; tanta responsabilidade une-se ao medo, rancor e mais uma série de preconceitos que a personagem sofre em seu novo mundo.
Envolvendo fantasia e trazendo à tona o universo das sereias, que é pouco conhecido, o autor mistura lendas brasileiras com o lúdico, que atrai infinitos leitores. Somos apresentados a personagens incríveis, como Kelsen e Grany, o casal de tritões que recebe total apoio de Inês; temáticas como preconceito racial e homofobia são muito bem retratadas, fator que concede engajamento e originalidade à obra. É uma obra de fantasia, mas capaz de nos levar à reflexão sobre temas tão delicados e importantes.
O amadurecimento da protagonista é claro; vemos Inês passar de uma garota revoltada para uma mulher consciente e bondosa. Durante a história embarcamos no romance da Sereia Negra com Patrick, o pescador, uma relação proibida, pois envolve sereias e humanos. É o desenvolvimento das relações que vejo como o maior pecado da obra; o casal principal é pouco desenvolvido, assim como a personalidade de outros personagens importantes.
O confronto principal é totalmente imprevisível e maravilhoso, deixando os leitores sedentos por uma solução. Inês tem mil motivos para mostrar-se vingativa, mas sua bondade é explorada, decidindo o futuro de todos. O final é maravilhoso, explicando o grande motivo de Inês ser apresentada a sua verdadeira forma; a personagem tem seu final feliz, como uma espécie de segunda oportunidade. Uma maravilhosa história de amor, relações familiares, fantasia, folclore e relevantes temas sociais. É um livro com leitura fácil de rápida, tão gostoso que mal percebemos quando já estamos próximos ao fim.

site: http://ograndetalvez.blogspot.com.br/2014/08/resenha-sereia-negra.html

Rajkumari 30/07/2014

Uma leitura surpreendente e emocionante
Mais um livro nacional lido que me emocionou,fazendo-me acreditar ainda mais que a Literatura Nacional está crescendo a cada dia e que chegará a hora dos brasileiros acreditarem mais nesses autores nacionais talentosos.Vinícius, você é um grande exemplo de talento nacional!

Sereia Negra superou totalmente minhas expectativas.É tão emocionante para mim falar desse livro, sinto energia e empolgação devastadoras ao falar dessa obra.Vou tentar resumir e descrever o que senti ao ler, porque foram muitas emoções.

O livro conta a história da personagem principal chamada Inês uma garota de quinze anos, negra,de cabelos crespos e olhos profundamente negros.Ela vive com seu avô, já que sua mãe morreu no parto e seu pai abandonou sua mãe antes dela nascer.Ao completar seus quinze anos, Inês decide totalmente a mudar sua vida, o que ela não esperava era que o destino já aguardava-a e que muitas revelações e responsabilidades estavam por vir no momento que ela descobre que é uma sereia e não apenas isso, a única sereia negra.

Quando comecei a ler senti-me bastante conectada com a história e a cada página que lia minha curiosidade e ansiedade ficavam a mil.
Com uma narrativa fácil,descontraída e divertida já que é narrada pela Inês, uma adolescente rebelde,que adora Rock e que ver seu refúgio na música e em si mesma.

Achei impressionante como o autor desenvolveu muito bem a personagem.Inês é uma personagem forte e marcante,mesmo sofrendo preconceito e racismo,ela aprendeu a não ligar para isso de uma maneira bela, para ela não é a cor quem a define mas sim sua essência.Depois disso, sinceramente,eu á amei,com seu jeito de ser e agir, senti uma forte afinidade com ela.
Inês também é cativante,com um coração tão puro e verdadeiro mesmo sofrendo todas as dificuldades, nos ensinando que basta ser e acreditar em quem você é e não não mudar por ninguém que as dificuldades se tornam apenas pequenos obstáculos.

Além do preconceito, racismo, traz a cultura brasileira e aborda sobre homossexualismo de uma forma bastante diferente mas conseguindo transmitir a mensagem.Nesse livro, torci pela primeira vez por um casal gay, que apaixonei-me no momento que os conheci e vi a intensidade do amor deles.
Como todo livro tem suas mensagens, em Sereia Negra não é diferente, trazendo lições e ensinamentos valiosos.Fiquei com os olhos marejados ao decorrer do livro.É tão revigorante e estimulante, que eu queria que tivesse mais pessoas como Inês no mundo.
Acredite!Ela vai conquistar seu coração no momento que conhecer a história dela.

Rico em detalhes, diálogos engraçados e emocionante,é uma leitura rápida mas os mesmo tempo de reflexão.Já parou para pensar que palavras machucam mais que atitudes ?Que deixar-se de ser preconceituoso te torna uma pessoa mais virtuosa ? Já tentou acreditar mais em você ? E acima de tudo, já parou de importar-se com os que os outros pensam ? E enxergar a real mensagem que esses questionamentos querem dizer ?
São algumas dessas perguntas que serão respondidas e outras reflexivas ao longo da leitura.Um livro que deveria ser obrigatório nas escolas.

Espero que o livro tenha continuação, pois uma história bela como essa merece ter outros livros e ensinar ainda mais quem os ler.

Leonardo 23/07/2014

A leitura de Sereia Negra foi estimulada depois de um bom tempo de curiosidade e expectativas, que felizmente foram bem satisfeitas. Através de uma escrita intimista e suave, o autor apresenta a protagonista Inês, uma simples garota brasileira que vive a beira do mar, ao amparo de seu avô.

O ritmo da história é muito interessante, ainda mais se for acompanhado por músicas do Maroon 5 no aleatório. Enquanto somos introduzidos no mundo da protagonista, e desvendamos um pouco do caráter e sentimentos dela, o enredo se desenrola aos poucos, e com muitas surpresas. Apesar de se passar em um universo aparentemente fantasioso, algumas questões sociais como racismo e homofobia são introduzidas criando terreno para uma espécie de jogo psicológico que é desvendado ao longo dos capítulos.

As personagens são desconstruídas ao longo das três partes da obra e se mostram individualmente importantes em um grande conflito que toma conta do Reino de Atlanta, onde elementos mitológicos se unem e criam um ambiente criativo e ousado, que chega a fugir do óbvio e de conceitos previsíveis.
Sendo uma leitura muito coesa e coerente – mesmo que um pouco rápida, todos os mistérios abordados são resolvidos e interligados em um final incrível e até genial, completamente surpreendente e satisfatório.

Camila1856 21/07/2014

Encantador!!
Inês é uma adolescente prestes a completar 15 anos e além dos dramas e angustias que essa fase da vida nos provoca é obrigada a enfrentar problemas muito mais sérios como a falta dos pais e o preconceito racial. Após uma tempestade, Inês tem sua vida transformada, ela descobre que é a única sereia negra da história e está destinada a salvar um reino.

A leitura é extremamente agradável e prende o leitor até o fim. Junto com as reviravoltas que acontecem na vida de Inês, nos é apresentado um universo onde passado e presente se encontram, lendas que ouvíamos quando crianças sendo apresentadas de uma forma inesperada.
Além da fantasia, o livro explora questões como relações familiares, bullying, preconceito racial e homossexualismo, deixando claro desde o início que o preconceito de um modo geral não está com nada.

Carlos 15/07/2014

O que esperar de um livro de sereia?
Flores, corações, arco-íris e todos essas coisas de meninas?
Se qualquer uma dessas coisa vem a sua cabeça pode ter certeza que não chega nem perto das surpresas, reviravoltas, mistérios e lições que essa história trás.
Inês poderia ser qualquer garota negra dentre tantas que temos no nosso país, mas o que ela não sabia, e só descobriu aos 15 anos, é que na verdade ela era uma lenda viva, a salvadora do mundo marinho, a Sereia Negra.
E é nesse contexto de magia, mundo marinho e folclore que Inês mergulha para se descobrir, tendo de enfrentar diversos dilemas como o racismo, família, o bem e o mal.
Se permita mergulhar nessas paginas e acrescente um pouco de cor a sua alma. Garanto que não será apenas uma viagem a um mundo mágico, mas uma viagem interior de reflexão sobre temas sociais.

Gaby 20/06/2014

Sereia Negra
Quando comecei a ler admito que gostei muito da história que tem tudo para ser boa, segredos, conflitos, romance. Bom, Inês é uma garota normal e negra que sofre muito com o preconceito racial e que sente muito a ausência dos pais, sempre se sentiu muito desajustada e perdida, muitas vezes com raiva da própria vida. No seu aniversario, Inês descobre que na verdade é uma sereia, e não apenas uma simples sereia, mas sim a Sereia Negra destinada a salvar o mar de um grande mal.
"É como se o mundo não fosse o meu lugar.Como se nada aqui pudesse ser considerado um lar para mim... Mas o pior de tudo é que, como agora, não sei exatamente do que sinto raiva. Talvez de nada ou de tudo ao mesmo tempo. Raiva da minha vida. Raiva do meu aniversario. Raiva do meu avô socando a porta do meu quarto. Raiva da bagunça no meu quarto. Raiva por não ter amigos. [...]"

Resenha completa no blog, junto com uma entrevista com o autor...

site: http://www.everylittlebook.com.br/2014/06/semana-dos-nacionais-sereia-negra.html,

Vinicius 16/06/2014

Li o livro em bem pouco tempo. É escrito de forma leve, fazendo a leitura fluir rápida e naturalmente. A ideia de uma Sereia Negra salvadora é original e brilhante. Além de uma história de fantasia, a obra nos traz lições importantes que mostram que o preconceito não leva à nada. Vale a leitura! Recomendo.

Arine-san 03/12/2014

Um livro totalmente brasileiro, do autor à história!
Que a literatura brasileira contemporânea vem ganhando força, todos sabem. É fácil notar os sinais. No entanto, parar pra observar o que é produzido nos mostra um cenário pouco animador e, por vezes, triste: autores brasileiros não escrevem sobre cultura, seres ou cenários nacionais. E Vinicius Grossos, autor jovem na profissão - autor - e na idade, se destaca justamente por esse detalhe. Sereia Negra é um livro de ficção sobre sereias, mas, acima disso, é uma denúncia ao preconceito dentro de um país conhecido por sua mestiçagem de cores, povos e nações.

Durante a história, acompanhamos a trajetória de Inês, uma garota negra e de cabelo black power que sofre com o abandono familiar. Orfã de mãe, e sem nenhum conhecimento de quem seja seu pai, Inês é criada pelo avô rabugento desde que nasceu até seus enfim 15 anos. Uma data marcante para muitas meninas, quase uma transição vinda de uma tradição que talvez remetam aos bailes de apresentação de filhas à corte em séculos passados, o 15º aniversário de Inês representará muito mais que um assoprar de velas ou dança em meio ao salão. Será uma mudança definitiva de corpo e ambiente; só lhe restará sua alma, com toda a dor provocada pelo bullying que sofria no colégio e sentimento de solidão. Afinal, a menina negra do "cabelo duro" e fã de rock, de fato, deveria se sentir deslocada em meio a um interior do Rio de Janeiro. Imagine, então, ela no fundo do mar.

Em seu 15º aniversário, uma sequência de acontecimentos transforma o corpo humanóide de Inês em um biologicamente meio peixe, meio gente. Uma cauda negra como sua pele tomou lugar das pernas, e ela se vê perdida no fundo do mar. Quando um tritão, de cor inversa a sua, branco como uma nuvem, a encontra e leva para o reino no fundo do mar, o mundo de Inês recebe mas uma guinada de 360º. Como se apenas virar sereia não bastasse, ela descobre que existe uma lenda sobre ela, que fala de uma epopeia de dor, guerra e mortes, onde ela seria a salvadora de todas as criaturas marinhas. E, logo em seguida, ela descobre também que deve se casar com um tritão escolhido pelo rei, apesar e seu coração já pertencer a um jovem pescador que acabou conhecendo pouco depois que se transformou em sereia, antes de ir parar no reino marinho.

O livro é curto, e contar mais da história estragaria muito dos mistérios que costuram a trama. Só basta dizer que, dentro do circulo de amizade de Inês há um traidor, e que ele fará de tudo para ter o poder do fundo do mar nas mãos. Algo clichê, de fato, mas que passa despercebido pela forma como o autor escolheu construir a história. Não há mocinhos muito bons ou vilões muito maus; são homens e mulheres - tritões e sereias - que tiveram que fazer escolhas ao longo de suas vidas. Ás vezes, não muito boas, mas apenas escolhas. E nesse ínterim, descobrimos muito do passado não só de Inês, mas também de todo reino marinho - porque os dois andam muito mais juntos do que a pobre menina esperaria.

Uma história de dor, ódio e amor, tudo aliado a uma aventura sem precedentes rumo a salvação do mundo. Do inicio ao fim do livro, a discussão sobre preconceito está presente, apesar de não da maneira mais exata possível. Como negra, e moradora de uma das cidades mais negras do país, acho que o preconceito não é tão evidente e escrachado como o apresentado no livro, mas está ali em muitos momentos da vida cotidiana. O pensamento da "Casa Grande", como diria o historiador Sérgio Buarque de Holanda. O preconceito está no ato de você atravessar a rua porque está vendo um jovem negro se aproximar, com medo de ser assaltada(o). Entendem?

Como alguns outros livros da editora, esse também peca um pouco com a correção textual, e está cheio de erros de concordância ou de digitação. Apesar disso, o autor escreve bem, e goste da trama inovadora que ele trouxe, como já disse antes. Recomendo para todos que querem ver a sereia Iara, e outros seres da cultura brasileira dentro de um livro totalmente brasileiro, desde seu autor até seu contexto. Se joguem!

site: http://www.vicioempaginas.com.br/2014/11/resenha-sereia-negra-vinicius-grossos.html

ELB 03/08/2014

Every Little Book

(...) Leia mais no blog!

Resenha feita pela Gabriela, postada no ELB!

Dennis.Romoaldo 30/03/2019minha estante
Olá, tudo bem? Você ainda tem interesse de manter esse livro na sua estante? Porque eu estou louco atrás de um exemplar deste livro e queria ver se gostaria de vender. Obrigado desde já ?

Menina.Jasmim 18/08/2015

Sereia Negra
Inês é uma adolescente de quinze anos, irritadiça e que não aguenta mais a sua situação de vida. Por ser negra, sofre com o preconceito desde pequena. Ela não tem amigos, não vai à festas, não é considerada bonita pelos colegas de turma... Tudo porque é negra. Porém, seus motivos para ter um temperamento tão explosivo não são apenas o comportamento das outras pessoas (já que ela tenta convencer a si mesma que é melhor do que os outros por não ser racista, e que todos que a tratam mal sentem inveja por ela ser do jeito que é), mas também o que sabe sobre seus pais: sua mãe morreu durante seu nascimento, seu pai a abandonou e ela foi criada pelo avô materno que, mesmo sendo muito bom em vários momentos, é ranzinza e a sufoca um pouco.

Sua vida parece um tremendo caos e ela não entende porque se sente um peixe fora d'água. Até o fatídico dia que uma tempestade a puxa para o fundo do mar. Ela acredita que irá morrer, mas então percebe algo estranho: agora ela tem uma cauda de sereia.

Ok, já é meio surpreendente a pessoa ser puxada para dentro do mar e descobrir que é uma sereia. Mas as coisas podem piorar, ou melhorar, depende do seu ponto de vista, ela não é apenas sereia, mas é a única sereia negra que se tem notícia e a mandada pelos deuses para salvar aquela raça.

Nessa busca pelo seu passado (além do auto conhecimento), ela vai descobrindo quem ela é no mundo, quem eram seus pais e qual o seu verdadeiro papel na profecia e na vida de todas as criaturas que acreditam que irão ser salvas por ela.

Por mais que a história pareça ser aquele repeteco de uma pessoa que é levada para um lugar desconhecido e descobre que é a única salvação daquele povo (e suas variações), a história vai além disso. Comecemos do início.

Sereia Negra é narrado em primeira pessoa por Inês, então temos muito contato com o que a personagem verdadeiramente sente, suas lembranças, digressões... Além do mais, nós vamos conhecendo aquele mundo novo junto com ela e vamos descobrindo os segredos junto com ela.

Achei bastante interessante a maneira como os personagens foram construídos, além da evolução deles. No início, parece muito aquela coisa de bonzinho e mauzinho, mas depois vemos que se assemelha muito à realidade: ninguém é só bom ou só mau, cada um age do jeito que aprende, é influenciado ou deseja agir. Também, nem todos são aquilo que aparentam ser (talvez nem mesmo a gente seja). A principal evolução foi da protagonista, no quesito auto-aceitação e auto-entendimento.

A linguagem foi bastante fluída e eu me surpreendi bastante. Não é um livro de difícil leitura, mas também não é um daqueles que usa uma linguagem excessivamente simples.

Acho que um ponto negativo foi a pressa do autor. Talvez se a narrativa e descrição tivessem sido feitas com mais calma, mais ao seu tempo, o livro tivesse sido ainda melhor, mas muita coisa aconteceu em pouco tempo e senti como se nem nós, nem a personagem, tivesse tido tempo de entender os acontecimentos. Mas isso fez com que o livro se desenrolasse rapidamente e acabasse logo.

E a fantasia está em segundo plano na história, pelo menos para mim, já que senti que o autor procurou tratar principalmente a questão do racismo e colocar o leitor na pele de quem passa por isso constantemente. Talvez por isso tenha gostado tanto. Além do mais, achei que o autor não pecou na hora de narrar pelo ponto de vista feminino, mesmo a personagem não sendo aquele "padrão" de garota (com padrão eu quero dizer aquelas personagens que parecem reinar em chick-lit, mas que muitas vezes destoam da realidade), ela também não é um personagem neutro ou muito masculinizado. (E eu falo isso porque às vezes é difícil narrar pelo ponto de vista do sexo oposto, principalmente o livro inteiro e eu gostei bastante da personagem nesse quesito).

Acho que é um livro que merece ser amplamente lido, mesmo para quem não gosta de fantasia. Super recomendado!
Dennis.Romoaldo 30/03/2019minha estante

Gabizinha20 13/01/2024

O livro tem assuntos que podem ser sensível, como tentativa de abuso sexual, racismo e bullying. Ler esse livro me fez ter a sensação de estar em uma montanha-russa de vontade de ler, em alguns momentos eu sentia muita vontade e em outras não tinha vontade nenhuma, não sei o que sinto exatamente sobre ele, eu gostei, mas não é um livro que eu sairia indicando.