O Precariado

O Precariado Guy Standing




Resenhas - O Precariado


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Paulo Silas 24/08/2023

Com uma abordagem ampla e atenciosa sobre os mais diversos fatores sociais que repercutiram no surgimento de uma classe específica na contemporaneidade, Guy Standing trata do precariado com bastante propriedade, discorrendo sobre as causas e consequências que essa classificação social de indivíduos opera no mundo atual. Trata-se de uma classe nova, em formação. O precariado é formado por milhões de pessoas distribuídas em todo o planeta, sendo assim definida a partir da junção dos termos 'precário' e 'proletariado'. É sobre essa classe - que não possui nada de estável em que possa se firmar - que o livro trata.

Dando o alerta no prefácio sobre a necessidade de se atentar para o precariado global, o autor evidencia desde logo que existe muita raiva e ansiedade permeando essa classe, destacando a necessidade de se bem compreender esse grupo em cada vez mais ascensão, uma vez que existe uma possibilidade concreta de que a sociedade seja conduzida para aquilo que chama de política de inferno caso a questão não seja trabalhada com o merecido esmero. O livro funciona então como uma espécie de chave interpretativa para esse fenômeno, questionando e explicando questões temáticas divididas entre os sete capítulos: O precariado; Por que o precariado está crescendo?; Quem ingressa no precariado?; Migrantes: vítimas, vilões ou heróis?; Tarefa, trabalho e o arrocho do tempo; Uma política de inferno; e Uma política de paraíso.

"A menos que as desigualdades negligenciadas intencionalmente pela maioria dos governos nas últimas duas décadas sejam reparadas de maneira radical, o sofrimento e as repercussões podem se tornar explosivos" - esse é o tom de alerta emanado pelo autor que se faz presente desde o início da obra, cuja nota prefacial é datada de 2010. Considerando que seu lançamento original se deu em 2011, e que nesses mais de dez anos que se passaram pouco ou nada se viu da mencionada busca por reparação pelos Estados do globo, pode se dizer que cada vez mais essas explosões se aproximam, quando não muitas já estão acontecendo quando se lança um olhar atento para a sociedade. "O Precariado" é um livro de peso, crítico, atencioso e certeiro que muito diz sobre a sociedade atual.
comentários(0)comente



Lisie.Julio 04/02/2023

o livro é revolucionário
Apresentei no seminário da faculdade e me apaixonei pelo conteúdo, agora saio espalhando a palavra de Guy Standing kkkkkkkkkk
muito bom, reflexões sobre a nova classe e uma política de paraíso para resolver essa política de inferno que vive o Precariado! Spoiler: não é um trabalhador que ganha menos!!!!!
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR