anicca 20/02/2022
Um pontapé versátil e bem-vindo
O livro é diversificado e bem completinho, subdividindo-se em alguns momentos: reflexões sobre a prática, em que o educador é convidado a repensar como conduz as aulas (atitudes, intencionalidade, materiais, organização); atividades passíveis de serem executadas na Educação Infantil e o porquê matemático de cada uma, incluindo desenhos e exemplos reais; quadros sugerindo indicadores de avaliação das atividades realizadas em sala, o que auxilia a percepção do professor, seus registros e análise e a tomada de decisões mais próximas da realidade de cada aluno; e, ao final, vasta bibliografia acerca de cada subtema explorado, com documentos oficiais, boa parte proveniente do MEC; numerosos sites; indicações de centros de formação continuada; obras sobre aprendizagem e desenvolvimento humano; sobre lecionar Matemática na E. I.; e livros ilustrados para trabalho com os alunos. Pode ajudar amplamente na construção de sequências didáticas, no planejamento geral das aulas, no melhor uso de recursos avaliativos, na ampliação de repertório prático, etc. Conteúdo muito valioso.