ESTRUTURA DA OBRA
A obra está dividida em quatro partes:
Parte 1 A Matemática nas rodas de conversa: apresenta objetivos e finalidades de diferentes tipos de rodas e identifica como a Matemática se insere nessa atividade constante na Educação Infantil.
Parte 2 A Matemática nos cantos de atividades diversificadas: aborda os espaços denominados cantos ou ateliês, relacionados às experiências da criança com a linguagem visual (por meio de atividades com dobraduras) e à compreensão e construção de regras (por meio dos jogos de regras, visando ao desenvolvimento de noções matemáticas a partir deles).
Parte 3 A Matemática nas brincadeiras infantis: explora o brincar como uma das atividades permanentes na Educação Infantil, que em sua essência permeia o universo lúdico das crianças. Identifica brincadeiras de construção e brincadeiras com regras que possam favorecer o desenvolvimento de noções matemáticas.
Parte 4 A Matemática nas histórias infantis: examina as atividades de leitura de histórias que fazem parte da rotina da Educação Infantil e apresenta propostas didáticas para o ensino e a aprendizagem de ideias matemáticas a partir de livros de literatura infantil.
No início de cada Parte o livro traz a seção Refletindo sobre a prática, com o objetivo de abrir espaço para a discussão sobre propostas pedagógicas e troca de experiências sobre o planejamento das ações docentes.
Ao final da Parte, há uma seção que promove uma avaliação individual ou coletiva sobre possíveis contribuições do texto para alimentar a reflexão feita no início, bem como avaliar em que medida o texto pode contribuir para o desenvolvimento de novas práticas didáticas.
Ao longo do texto principal, há notas paralelas, com informações e comentários complementares, sugestões de livros e sites para aprofundar a leitura, indicação de obras infantis que podem ser exploradas com as crianças e orientar a leitura, fazendo relações e remissões entre as ideias de cada Parte.PONTOS FORTES
Dirigida a professores, coordenadores, diretores e todos os que se interessam pela educação da infância, a obra traz a experiência e o estudo das autoras sobre o ensino de Matemática na Educação Infantil, com ideias, sugestões, certezas e dúvidas advindas da prática profissional.
Relaciona atividades do universo infantil e ações intuitivas do cotidiano das crianças de 4 e 5 anos, analisando a inserção da Matemática em um contexto interdisciplinar.
Oferece pistas para a reflexão sobre questões relacionadas ao ensino da Matemática na Educação Infantil e para orientar o professor no processo de construção do conhecimento da criança.
Apresenta sugestões de atividades práticas e permanentes, que podem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, além de propostas e instrumentos de avaliação as pautas de observação sobre atividades.