O Livro das Religiões

O Livro das Religiões Vários

Resenhas - O livro das religiões

13marcioricardo 07/12/2022

Enriquecedor
Acho bem interessante a proposta desta coleção e, este livro, em especial, penso que foi muito bem conseguido. Embora possua uma escrita acessível o livro torna-se semi denso e por isso a leitura demora, ao menos foi essa a minha experiência. Contudo, vale a pena chegar ao final.

Devo dizer, se é que isso tem alguma importância, que sou agnóstico, e que esta leitura apenas reforçou minhas convicções. A forma como as religiões se influenciaram umas às outras, como os profetas surgiram, como sempre ao longo dos tempos houve necessidade de alterar os " textos sagrados ", como as principais religiões são cópias e aprimoramentos de outras anteriores, dos seus inúmeros equívocos, dos seus muitos crimes ou as suas inúmeras divisões; tudo isso fortalece meu ceticismo.

Apesar de tudo isso, penso que este livro, pra se ter uma noção geral das religiões é ótimo. Não dá pra mais que isso, é apenas um apanhado geral, uma porta de entrada. Uma vez que, goste-se ou não, as religiões tiveram uma grande influência em todo o mundo e que são um dos grandes pilares de todas a sociedades, a leitura de uma obra destas só pode enriquecer quem pretende aumentar sua cultura geral e perceber melhor o mundo em que vivemos. Aprendi muito sobre várias religiões e até passei a conhecer algumas novas.
Carolina.Gomes 07/12/2022minha estante
Q interessante, Marcio! N conhecia.

13marcioricardo 07/12/2022minha estante
É a coleção da globo livros, se procurar vai achar facilmente. Contei agora e já têm 22 temas diferentes, dos mais variados. É bom pra quem quer ter uma ideia geral ou porta de entrada sobre algum desses assuntos. Acho bem bacana.

Elaine MDS 07/12/2022minha estante
Boa percepção ou definição.

Leandro Matos 11/08/2014

O LIVRO DAS RELIGIÕES | VOLUME DESCREVE COM PROPRIEDADE AS ORIGENS E AS DENOMINAÇÕES DAS RELIGIÕES
É difícil encontrar uma definição para religião. No sentido geral seria um conjunto de crenças e sistemas culturais que relacionam o humano e o espiritual. Levando ao sentido etimológico do termo, seria o ligar (o atar) do homem com Deus. Costumeiramente usado como sinônimo de fé, que por sua vez já acarreta uma outra denominação, o termo em si seria adequadamente empregado para definir a relação e a necessidade intrínseca do homem com o metafísico. Não há registro histórico, sociológico ou antropológico de qualquer civilização que não tenha flertado com alguma crença religiosa. Seja buscando entender o pós-morte, a idealização da alma e as atribuições divinas a fenômenos naturais, animais e objetos, crer e atribuir alguma verdade a algo é inerente ao ser humano.

Partindo dessa argumentação e visando acrescentar novos conhecimentos sobre um tema tão atraente, me dediquei à leitura de O Livro das Religiões. O volume é integrante de uma coleção intitulada As Grandes Ideias de Todos os Tempos, que ainda conta com outros títulos que também detalham outros temas, como a Filosofia, Política, Economia e Psicologia. O livro com acabamento de luxo é um compêndio das mais diversas e interessantes religiões que já existiram (e existem) na face da Terra. O livro traz uma coleção de ritos, lendas, curiosidades e conceitos das principais crenças religiosas já registradas. Das mais antigas, daquelas que se perderam durante o tempo, o livro é bastante preciso em apontar características e particularidades que servem de contentamento e ilustração para esse início até então desconhecido. Das modernas, tais como a Wicca e a Cientologia o livro é meticuloso em expor de forma concisa a essência dessas religiões.

AS RELIGIÕES PRIMITIVAS

Há um interessante destaque no livro para as crenças primitivas, religiões que foram os pilares para o desenvolvimento de algumas doutrinas que perduram até hoje. Essas crenças foram praticadas por vários povos durante a pré-história e durante séculos, tiveram como base central a natureza como força motriz dessa fé e quase sempre, atribuíam uma divindade para cada fenômeno natural observado. A ideia de agradar os deuses para ter sorte na caça, foi inspiração para o conceito de adoração de algumas das religiões modernas. O simbolismo também era algo presente nos ritos dessas primeiras crenças. Amuletos, ídolos e mascaras por exemplo, eram objetos comumente usados em rituais. Foram inúmeras as crenças primordiais que surgiram e extinguiram-se com o passar do tempo. Desde que o homem passou a ter consciência da sua existência como ser e da sua ambientação em um espaço (natureza) associado a ideia de finitude (morte), crer passou a ser algo natural.

Os waraos por exemplo, viveram na Venezuela de 6.000 anos atrás e acreditavam que tudo estava conectado. Os baigas admitiam que os seres humanos eram criações do deuses para proteger a Terra. Os chewongs pensavam que o propósito central da nossa existência seria viver em paz e harmonia e os ainos, que surgiram no Japão, consideravam que tudo que era visível possuía uma alma. Dessa certeza surgiu o termo animismo, conceito atribuído a convicção de que toda forma encontrada na natureza possui uma alma, de rochas a plantas.

AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES E SUAS RELIGIÕES

Já por volta de 3.000 a.C. vieram as crenças clássicas e milenares, que de forma generalizada são aquelas crenças e mitologias que atualmente são eficientemente exploradas em filmes, séries e livros infanto-juvenis. A escala de tempo que vai de 3.000 a.C a meados do século XIII d.C, é creditada como período mais ‘fértil’ desse contexto e entende-se que o foco dessas práticas era outro. A natureza passou a ser mera coadjuvante nesse novo ambiente dominado pelo politeísmo. Conceitos de hierarquia entre deuses (e homens) foram desenvolvidos, a vitória do bem sobre o mal, a semelhança dos deuses com os homens e o fim e o revival dessas mitologias também são conjecturas originais dessa época.

Há registros de clãs celtas que criaram um panteão de divindades para cada nova tribo originada. Os escandinavos em 1.600 a.C. desenvolviam o embrião da mitologia nórdica e no século VIII a.C. o poeta Hesíodo escrevia a Teogonia, que é considerada a genealogia dos deuses gregos. Nesse mesmo período surgiam no Japão, o Kojiki e o Nihon Shoki, dois livros que foram fundamentais para a criação da religião nacional do país, o xintoísmo.

Essas religiões cresceram em paralelo com grandes civilizações e povos que foram ricamente culturais e essas mesmas, foram bastante suscetíveis as ascensões e quedas desses povos e tiveram à sua forma, que se moldar diante desses novos cenários em que eram inseridas. Tal como a mitologia grega que fora integrada a mitologia romana.

AS MAIORES RELIGIÕES DA ATUALIDADE

Tomando como base as principais e maiores religiões da atualidade, boa parte do livro é dedicada a explanar a origem, o desenvolvimento e a sustentação dessas doutrinas. Para os adeptos do hinduísmo que outrora fora chamado de bramanismo, as pessoas possuem um espírito e que enquanto não for atingido a libertação final, é necessário morrer e renascer como um processo de aprendizado. O budismo que possui algumas semelhanças com o hinduísmo, difere do primeiro em alguns pontos, dentre eles a fundação da religião, que é atribuída a Siddhartha Gautama, príncipe do Nepal que virou professor espiritual e que posteriormente viria se tornar Buda, o desperto. O judaísmo se iniciou com a era dos patriarcas, onde Deus pediu a Abraão que abandonasse tudo e como recompensa Ele faria com Abraão um aliança, na qual prometia, proteção a seus descendentes enquanto eles permanecessem fiéis. O islamismo, inicia-se na revelação do Alcorão a Maomé, este tido como o último mensageiro de Deus. O livro sagrado dos muçulmanos não tem uma ordem narrativa ou cronológica. Qualquer ponto apresentará a vontade de Deus. E por fim o cristianismo afirma que Jesus é o início e o fim, que Deus é três e um ao mesmo tempo. E que a principal mensagem deixada através dos ensinamentos de Jesus foram a tolerância e o amor ao próximo.

Obviamente, esse é um breve resumo dos relatos e explanações contidos no livro para as religiões acima citadas, e de longe não poderiam ser interpretadas como preceitos isolados.

O Livro das Religiões foi uma leitura fabulosa e instrutiva. A proposta do livro não é levantar questionamentos ou grandes polêmicas para as religiões descritas, muito pelo contrário, o que se percebe no decorrer da leitura é que o livro apresenta e elucida de forma dinâmica e acessível pontos relevantes e cruciais para a compreensão de um tema tão delicado e tão difícil de classificar: a religião. Um livro necessário e importante diante de um tema tão vasto e diversificado, que cumpre seu papel em exemplificar e evidenciar que qualquer religião, crença, doutrina, seja ela qual for, está e sempre estará presente no caminhar do ser humano.

Leia mais no link abaixo

site: http://nerdpride.com.br/literatura/o-livro-das-religioes-volume-descreve-com-propriedade-a-origem-e-as-denominacoes-das-religioes/

Wesley.Castro 28/01/2020

Livro Excelente, mudou minha visão.
Ao ler esse livro, eu pude observar as religiões de uma forma completamente diferente. Claro que, ao adquirir este livro, eu o obtive para justificar a minha crença e provar que ela é correta acima das outras e que por este motivo, nenhuma outra teria nada de bom para se aproveitar. Porém, este livro me abriu os olhos a seguinte pergunta: será que as religiões que não conheço também contém valores e conceitos interessantes?. Pois bem, se você se perguntou: Ah então quer dizer que você mudou de fé? Minha resposta é: de jeito nenhum! (Risos), continuo com a mesma crença, porém, entendi melhor de onde saíram as nossas tradições, e linguagens do mundo contemporâneo. Entendi que existem valores iguais, ou equivalentes em diversas religiões diferentes. Entendi, que meu preconceito não deixava enxergar um budista, ou um induísta, ou talvez um muçulmano, como uma pessoa boa. Aprendi uma coisa nova: Somos todos irmãos uns dos outros.

site: https://wesleycastroamorim.wixsite.com/website

Brenda 29/07/2020

Eu AMEI esse livro! Sempre tive curiosidade sobre as diversas religiões e foi um deleite ler cada página bem explicada.
É uma aula de tolerância e faz a gente esquecer todas as generalizações e estereótipos.
Super, hiper, mega interessante.
Todos deveriam ler!

Reis 26/07/2021

Tolerância...
Uma visão "quase" que imparcial sobre as principais religiões da história. Como cristão que tento ser, fiquei bem impressionado (no bom sentido) com coisas que li sobre o islamismo em especial, mas de modo geral é uma ótima leitura. Tolerância é a chave.

Paulo Silas 25/01/2018

"O Livro das Religiões" é uma espécie de manual básico sobre algumas tantas religiões. Um tipo de pequena enciclopédia contendo rápidas e essenciais informações sobre os mais diversos grupos religiosos existentes no mundo todo. Seguindo a dinâmica dos mesmos livros da coleção, "O Livro das Religiões" atende à proposta a que se destina, servindo com um guia rápido de acesso fácil ao resumo de diversas religiões.

O livro é dividido em grandes grupos, contendo cada um desses as denominações, subdivisões, subgrupos, ramificações e afins que surgem daquele tronco principal.
Na primeira parte, "Crenças Primitivas", são abordas as origens do sentimento religioso, estando presentes alguns elementos sociais, espirituais e pessoais que constituiriam o fenômeno, observável em diversas culturas, que impulsionou o sentido religioso. Assim, os primórdios desse fenômeno são expostos mediante esses elementos comum a partir da pré-história (os sonhos, os fenômenos da natureza, o animismo, o surgimento do xamanismo...).
"Crenças Milenares e Clássicas" vem na sequência compreendendo um período que inicia em 3.000 AC, onde um nível mais organizado e estrutural do religioso passa a surgir de diversas formas: assimilação do mito, o ascetismo, os oráculos, os rituais e as crenças.
A partir de então, o livro passa a tratar de grandes grupos religiosos por categorias principais, as quais compreendem os diversos segmentos de cada qual: Hinduísmo (a partir de 1.700 AC), Budismo (a partir do século VI AV), Judaísmo (a partir de 2.000 AC), Cristianismo (a partir do século I AC), Islamismo (a partir de 610 DC) e as Religiões Modernas (a partir do século XV).

O livro não é pretensioso - no sentido de intentar cobrir todas as questões envoltas nas diversas religiões de que trata. São exposições meramente descritivas, acríticas, informacionais. Guias práticos que contém informações básicas daquilo que apresenta. Como é marca já da coleção, cada subcapítulo, onde são apresentadas religiões ou ideias religiosas mais específicas (dentro daqueles grupos maiores), contém tabelas, ilustrações e gráficos com informações em destaque que melhor orientam o leitor, tornando a coisa bem dinâmica. É por isso também que funciona como uma enciclopédia.
É um livro escrito numa linguagem fácil e acessível. O leitor não pode esperar profundidade histórica, sociológica, religiosa, filosófica ou por qualquer outro viés naquilo que a obra trata. Não há espaço para tanto (o livro trata de centenas de ramificações das grandes e pequenas religiões). Mas convence e agrada pela forma com que expõe as informações e curiosidades mínimas sobre os diversos grupos religiosos que são abordados rapidamente (rápidas, mas úteis e interessantes informações sobre as origens, sobre as crenças, sobre os líderes, sobre os seguidores, sobre a localidade, sobre peculiaridades...).
Vale a leitura!
Joyce.Nayane 15/03/2022minha estante
Olá, gostaria de saber se ele aborda religiões de matriz africana?

John 24/03/2020

Esclarecedor
Muito bom. Não é tendencioso, explica muito bem a origem da cada uma das religiões. Ótimo para quem é curioso.

Priscila 25/05/2020

Esclarecedor
O livro não se aprofunda nas religiões mas é bem esclarecedor.
Ótima leitura.

Lu 30/05/2020

Gostei muito. Fala sobre religiões do mundo todo, com ilustrações e curiosidades. Recomendo.

Paulo.Henrique 17/10/2020

O livro das religiões faz parte da editora globo, na série as grandes ideias de todos os tempos, com 16 livros ao todo, com diversos temas, como filosofia, história, economia, dentre outros.
O livro das religiões conta desde as religiões da pré-história a religiões modernas, um livro fácil de ler e com muitas informações interessantes, é claro que ele não faz um estudo afundo de cada religião, o que deixaria o livro enorme, mas também não são apenas resumos superficiais e rasos. Cada religião tem sua devida atenção, um destaque para as três principais religiões monoteístas, Judaísmo, Cristianismo e Islamismo, explicando de forma bem clara suas diferenças e suas principais vertentes.
As religiões orientais também ganham um importante destaque, o Hinduísmo e budismo, são retratados de forma bem clara, explicando suas vertentes, seus principais nomes.
E outro ponto relevante no livro sãs, as informações de datas, e uma breve apresentação de cada fundador ou co-fundador da religião o que deixa o livro mais informativo.
É um livro imparcial, não espere críticas a religião ou comentários negativos e preconceituosos, ele tem bastante cuidado quanto a isso, é um livro para quem se interessa em saber quais a religiões de outros países, quais eram as religiões de cem ou mil anos atrás e as que ?nasceram? agora.
Vale a leitura para quem gosta e tem curiosidade sobre assunto, uma porta de entrada para pesquisar mais sobre as religiões espalhadas nesse planeta.
PS: Eu particularmente achei as letras pequenas, me peguei diversas vezes espremendo os olhos para tentar enxergar bem. Rsrs
?A religião que cada homem terá é um acidente histórico, tanto quanto o idioma que falará? George Santayana

Lucas.Gabriel 23/12/2020

Uma boa análise básica sobre as religiões
O livro aborda de maneira bem interativa as noções básicas de cada religião. Com uma linguagem simples e cheia de figuras (lembrando bastante um livro didático), você se prende facilmente à leitura. Só tenho uma ressalva na questão da complexidade do livro. Ele se limita bastante em várias religiões e, até nas que ele mais aprofunda, falta mais detalhes. Mas enfim, vale a pena ler se você quer ter um "start" no mundo das religiões.

Agnes.Camargo 30/01/2022

Super Completo
Ao que se propõe - e com o perdão do trocadilho - o livro (até poderia ser um almanaque, pensando bem) é uma bíblia. ?
Começa historicamente nas primeiras religiões AC e termina nas religiões modernas e pouco (ou nada) conhecidas e que ainda se discute sobre serem ou não religiões.

Eu li o livro do começo ao fim, mas também é uma opção ser um livro consultivo para se ter em casa e/ou para ler acompanhado de algum outro menos denso.

Salatiel 26/04/2017

Ótimo para Pesquisa
O livro cumpre o que propõe fazer, ainda que possua várias falhas quando a doutrina judaica, cristã e budista. Acredito ser injusto também apontar coisas que faltam no livro, pois a proposta do mesmo é ser um resumo e introdução sobre as religiões e não um estudo exaustivo sobre cada uma. Vale bastante a leitura para uma visão geral das religiões, mas não pode ser utilizado sozinho como base para uma pesquisa.

turquenay 05/02/2024

Muito necessário!
Que livro necessário! Muita história, muito conhecimento, tantas crenças. Minha parte preferida foi o final, quando eles contextualizaram as ramificações de cada religião. Muito bom e super vale a pena a leitura

Mauricio.Alcides 07/06/2016

Só posso dizer uma coisa sobre O livro das religiões
Faltou o espiritismo.

Tirando esse deslize a obra faz jus ao resto da coleção ,com um foco muito grande em nos explicar a origem e as vertentes do hinduísmo, budismo, judaísmo, cristianismo e islamismo a obra deixa bastante a desejar sobre outras religiões. Esperava aprender muito mais sobre os Deuses nórdicos e quem sabe sobre as divindades gregas e romanas também. É possivelmente a leitura menos complexa de toda a coleção o que pode lhe render grandes maratonas sem muito cansaço.

Nota: 8,5
Radija Praia 08/06/2016minha estante
Quero toda essa coleção!

Fernanda1943 29/08/2020minha estante
Sério que não tem o espiritismo? What?! É simplesmente uma das religiões que mais tem seguidores no Brasil.