O Deserto dos Tártaros

O Deserto dos Tártaros Dino Buzzati

Resenhas - O Deserto dos Tártaros

Andreia 08/06/2024

? O jovem tenente Drogo é designado para servir no Forte Bastiani, o que crê ser a primeira etapa de uma carreira gloriosa?.
Seu propósito era servir no distante forte por pouco tempo e logo poder retornar à cidade e desfrutar da sua juventude, porém a expectativa de glória de uma batalha, o levou a uma longa e melancólica espera. Essa obra nos leva a refletir nas expectativas que temos da vida e como agimos diante das decisões que podem mudar o nosso futuro ou nos acomodar.

Mayra.Mattoso 06/06/2024

Neste livro acompanhamos a vida do jovem tenente Giovanni Drogo desde o momento em que começa a prestar serviço no forte localizado próximo ao deserto dos tártaros.
O livro traz muitas reflexões para a nossa vida, mostrando como podemos desperdiçar anos de nossa existência atrás de uma esperança incerta de felicidade. Possui frases belíssimas para descrever a passagem do tempo.

Tami Silveira 05/06/2024

O deserto dos Tártaros
Tedioso ao extremo. Porém, não dá para negar que o livro passa uma mensagem atemporal, triste (ao meu ver) e verdadeira. Apenas por esse fato gostei da leitura, mas nunca demorei tanto para ler um livro de 200 páginas.

Léo 02/06/2024

A espectativas que esvazia a vida
Neste livro, Drogo desperdiça toda a sua vida na esperança de deixar sua marca na história lutando uma guerra que não chega.
Até aí parece uma trama simples, mas de capítulo em capítulo, a obra ganha cada vez mais profundidade, revelando a dimensão crescente da inércia e como isso consome a vida de Drogo, sugando todas as suas pretensões que não a de lutar uma guerra.
Isso em si já torna essa narrativa poderosa.
Mas o livro é enriquecido por uma abordagem que absorve as paranóias que ocorrem no Forte Bastiani, faz o leitor comprar as percepções distorcidas dos personagens sobre eventos corriqueiros (ou não?) que acontecem ao redor do Forte. Sem falar nas frases esmagadoras que se espalham pelas 170 páginas.
O capítulo final é a cereja do bolo, finalizado no tempo certo, encaixa perfeitamente nos questionamentos que a temática central que livro traz.

O Deserto dos Tártaros é uma obra curta que tem muito a dizer sobre todos. É sobre vida, juventude, espectativas, passagem da vida, envelhecimento, propósito, ambição, ilusão, e o anseio humano em deixar um legado.
5 estrelas é pouco para avaliar este livro.

Edno.Jesus 30/05/2024

Um livro necessário com alguns gatilhos!
Não esperava que esse livro fosse ser tão bom e difícil ao mesmo tempo, a fábula sobre vida,tempo,decisões que você vai se identificar em alguma parte da história!
O livro vai fica marcado na sua vida, isso pode ser bom ou ruim!

adjalina.menezes 23/05/2024

'quem sabe faz a hora...'
Apesar da temática militar esse livro brilhante é sobre a passagem do tempo, sobre como se vive a vida.
O tenente Giovani Drogo é destacado para servir no Forte Bastiani e vai para a unidade militar com a expectativa de vivenciar uma guerra. Mas a guerra nunca vêm e ele consome sua vida nessa expectativa futura.
Essa obra tem várias camadas, mas podemos lê-la como uma advertência para não viver na zona de conforto, não viver de expectativas irreais e esperar um futuro que possivelmente não virá. O "deserto" é esse futuro cheio de esperanças que não se confirmam e no fim a vida parece vazia de sentido.

Kasimoes 23/05/2024

Espera
Uma espera de uma vida inteira e frustada em algo que é ilusório e solitário. Drogo passa sua vida esperando no Forte Bastiani.

José Tiago 22/05/2024

O deserto dos esquecidos.
A narrativa começa um tanto quanto despretensiosa, mas toma forma dramática no isolado Forte Bastiani.

Drogo é um oficial que ver, na indicação de seu nome a compor o efetivo militar do Forte, uma oportunidade para desenvolver a sua carreira honrosa e promissora. O tenente, então, abdica da vida na agitação da cidada e da companhia dos familiares para ingressar nessa jornada. O curioso é que ele não se sente feliz.

A história traça linhas filosóficas interessantes, como o fato de Geovanni Drogo sempre acreditar que no futuro as coisas serão melhores. Também há o dilema de abandonar a vida na fortaleza e retornar à cidade; porém, a sensação de não estar presente em uma possível batalha épica contra os inimigos que podem nunca chegar, é muito maior. " Do deserto do norte devia chegar a sorte, a aventura, a hora milagrosa, que pelo menos uma vez, cabe a cada um. Para essa vaga eventualidade, que parecia tornar-se cada vez mais incerta com o tempo, os homens consumiam ali a melhor parte das suas vidas."

Uma metáfora sobre a razão antropocêntrica do homem, que acredita ser especial em sua singularidade, tendo sempre um destino futuro glorioso o aguardando.

Brenno.Garcia 13/05/2024

Excelente!
Acompanhamos Drogo ao longo de sua jornada buscando o Grande Motivo. Por ser bem identificável - de várias formas e com tantas fases da vida - o livro me prendeu e me fez refletir bastante.

Lucsloppes 01/05/2024

É o tipo de livro que precisa ser lido novamente de tempos em tempos. Fala sobre a passagem do tempo e de como podemos ficar estagnados em uma situação apenas aguardando por dias melhores, mas que podem nunca chegar. Tem um dos finais mais lindos e marcantes que já li..

Rodrigo719 27/04/2024

A vida é mais do que os meus propósitos
Deserto do tártaros é um clássico da literatura italiana que aborda a vida despropositada de menos e o propositada demais. O personagem Drogo inicia uma nova etapa da vida ao habitar na Forte e na mente da milícia que espera ansiosamente pela guerra de um inimigo fantasma: que não se vê, não se ouve, só se criam estórias. O protagonista, com sentimento familiar ainda muito enraizado, tenta voltar para casa no início, mas depois vai aderindo a mesma esperança errante dos militares, a ponto de perder o sabor da vida comum e o extraordinário que ela poderia lhe oferecer, se tivesse escolhido vivê-la.

O susposto propósito do Tenente vai lhe corroendo assim como o tempo, até não lhe restar mais o que esperar. Aquilo pelo qual tanto almejava, chegou no tempo indevido de sua vida e ele não pode mais participar da tão esperada batalha. A solidão na alma então nos mostrou a frustração, de não entender que ele poderia ter tido outra vida se tivesse escolhido o verdadeiro caminho: a verdade e a beleza do amor, ao invés da guerra e da morte.

Yvan 23/04/2024

Demorei
A mensagem é bem reflexiva, tempo, como lidar com ele na vida, como dominar o que nos rege? A gente pensa que tem domínio mas somos o dominado .

Demorei para concluir, a leitura não fluiu mas fiz questão de terminar pois a mensagem passada é singular.

andrids 22/04/2024

Não sei se peguei muito bem a essência do livro, talvez pela distância que sentia do personagem, sem carisma. mas no geral é fácil se colocar nesse ligar impassível e criar analogias. foi como ver um filme de duas horas e meia com praticamente nenhuma fala, todos os cenários falam por si só.

Pedro HB de Melo 22/04/2024

Tempo vou te fazer um pedido
Quando a gente compra novas coisas e tem pena de utilizar;
Quando a gente tem a melhor roupa e só usa pra lugares especiais;
Quando temos um conjunto de pratos e talhares que só usamos para os dias especiais;

Esperar acontecer é ao mesmo tempo perder.