O deserto dos tártaros

O deserto dos tártaros Dino Buzzati

Resenhas - O Deserto dos Tártaros

Amal0 30/09/2023

Que depressão
Leitura arrastada. Insisti até o final, não quis abandonar. Não me conectei com esse.

Achei triste o fato do personagem estar em um lugar que não gostaria desde o começo e mesmo assim não ir embora.

Land Souza 26/09/2023

Minha experiência com 'O Deserto dos Tártaros', de Dino Buzzati, foi profundamente marcante. A obra me impressionou pela maneira incrivelmente sutil com que aborda a analogia entre a brevidade da vida humana e a espera incessante por algo melhor no horizonte.

O autor habilmente ilustra como nossas ações, ou a falta delas, podem transformar nossa existência em algo penoso, ou até mesmo inútil. O protagonista, Giovanni Drogo, representa aqueles que passam a vida em uma espera ansiosa, sempre acreditando que o ápice está prestes a chegar, e nesse processo, esquecem de viver o presente com a intensidade que ele merece.

A fortaleza distante e fria, onde se desenrola a história torna-se uma metáfora poderosa para as armadilhas da procrastinação e da espera. O local é um símbolo da espera interminável e, ao mesmo tempo, da prisão que criamos para nós mesmos quando adiamos ações significativas.

A narrativa me fez refletir profundamente sobre a importância de equilibrar sonhos e realidade. Às vezes, é vital abandonar um ideal ilusório e abraçar a realidade, enxergando-a em toda a sua complexidade. Isso me levou a pensar que devemos viver o momento presente com a atenção que ele merece, ao invés de ficar presos à ilusão do amanhã perfeito.

Por fim, 'O Deserto dos Tártaros' é uma obra incrível que nos convida a questionar nossas próprias esperas intermináveis e nos lembra da importância de viver plenamente o hoje, encontrando significado e propósito em nossa realidade presente. Está entre os meus top 10 livros mais incríveis que já li, estou impressionada, não consigo parar de pensar na profundidade dessa história.

Hallisson 18/09/2023

Minha opinião como leitor
Esse livro é um clássico da literatura italiana, então o mérito do livro não está em julgamento, apenas minha opinião de leitor. Se for resumir o livro em uma frase seria "Desperdiçar a vida inteira a espera de algo" e sabe qual o problema do livro? Você ler ele inteiro, ou ler só essa frase vai dar a mesma coisa. Eu acho que o autor se beneficiária de um conto com 20 páginas em vez de um livro com quase 200. Ou não, sei se o autor quer fazer com que a gente tenha a mesma experiência do protagonista e nos fazer sentir que estamos desperdiçando nossas vidas por páginas e páginas por uma "lição" que a gente já sacou na página 10.

Brunofds 17/09/2023

O deserto que atravessei, ninguém me viu passar?
Bastante interessante a análise do tempo relatada pelo autor. Inevitável também sentir todas as impressões de vida passadas por Drogo. Livro fantástico!

Mariana.Moreira 15/09/2023

O deserto dos tartaros
Amei o livro.
História me fez refletir e identificar o que posso mudar no meu cotidiano.
O tempo um bem tão precioso que muitas vezes deixamos escapar por entre os dedos.

Sara - @um_livro_por_ai 11/09/2023

O deserto dos tártaros
?Entretanto, justamente aquela noite ? oh, se o soubesse, talvez não tivesse vontade de dormir ?, justamente aquela noite iria começar para ele a irreparável fuga do tempo.?

Luiz Miranda 09/09/2023

"and then one day you find, ten years have got behind you.."
Publicado no início da 2 guerra mundial (1940), mas devidamente distribuído após o fim dela, este romance do italiano Dino Buzzati acabou por atingir o status de clássico da literatura mundial ao longo dos anos, aparecendo em listas do Le Monde, El Pais, Bravo Magazine, etc.

A fama é merecida, trata-se de uma bela reflexão sobre tédio, obsessão e passagem do tempo, sentido do vida, de um modo geral. O cerne da questão é onipresente: que diabos estamos fazendo nesse mundo?

Narrado em terceira pessoa, conta a história de um jovem militar destacado para assumir um posto num forte de fronteira. Passada a rejeição inicial, o protagonista começa a desenvolver um angustiante elo com o local. Escrito com brilho e firmeza, além de um sóbrio asceno poético, é daqueles livros que você não esquece fácil, uma alegoria sobre os objetivos que nos movem e o quanto de ilusão eles carregam.

Com certeza figurará no meu top 10 deste ano. Experimente.

4 estrelas

Mi_ 08/09/2023

O deserto dos tártaros, Dino Buzzati.

O livro que me fez refletir sobre a vida e a fugacidade do tempo.
A vida é cíclica, constante; é impossível ficar inerte a ela.
Como diz Clarice Lispector: ?Agora é um instante. Já é outro agora?.
O instante é já.

?Até então ele passara pela despreocupada idade da primeira juventude, uma estrada que na meninice parece infinita, onde os anos escoam lentos e com passo leve, tanto que ninguém nota a sua passagem. Caminha-se placidamente, olhando com curiosidade ao redor, não há necessidade de se apressar, ninguém empurra por trás e ninguém espera, também os companheiros procedem sem preocupações, detendo-se frequentemente para brincar.?

Beto 07/09/2023

Apesar de receber inúmeras recomendações, nao esperava que fosse gostar tanto. Custei engatar a leitura. No início me foi pouco interessante, mas com o passar das páginas só foi me surpreendendo cada vez mais. Um dos melhores do ano!

?Assim uma página lentamente é virada, passada para o outro lado, acrescenta-se a outras já findas, por hora é apenas uma leve camada; as que falta ler são, em comparação, um monte inesgotável. Mas é sempre uma outra página gasta, senhor tenente, uma porção de vida que se foi.?

Claudia.Lopes 02/09/2023

Uma reflexão a existência
Giovanni Drogo, um rapaz cheio de sonhos, grandes expectativas,
Um militar no início da sua carreira, um forte com comandos e regras, uma obediência total
Mas, em tudo isso o tempo passa e com ele a crueldade de sonhos que não se realizam, de regras tão rígidas e a pergunta:
"Porque esperar, porque esperar tanto tempo, sendo que ele é igual pra mim e pra vc"
Será que vale a pena, se a vida é agora
Sem spoiler
Só digo vale a pena.
Leia

Mariana Rodrigues 02/09/2023

O Deserto dos Tártaros
O deserto dos tártaros é a obra-prima de Dino Buzzati. Publicado originalmente em 1940, o livro marcou a consagração do autor entre os grandes nomes da literatura italiana e foi eleito pela crítica especializada um dos melhores livros do século XX. A obra narra a história do jovem tenente Giovanni Drogo, que recebe com alegria uma missão no forte Bastiani ? para ele, a primeira etapa de uma carreira gloriosa. Embora não pretendesse ficar por muito tempo, o oficial de repente se dá conta de que os anos se passaram enquanto, quase sem perceber, ele e seus companheiros alimentavam a expectativa de uma invasão estrangeira que nunca acontece. A espera pelo inimigo transforma-se na espera por uma razão de viver, na renúncia da juventude e na mistura de fantasia e realidade.

Tiago 01/09/2023

Mais um ótimo livro pra reflexão sobre a vida
Neste livro vemos a vida de um jovem sonhador escorrer pelos dedos, e todas suas expectativas se dissiparem ao longo do tempo. Mas pra todos o tempo passa igualmente, para os felizes, os tristes, os realizados, os frustrados... Então vale a pena esperar algo? Ou o melhor é não esperar nada? Eis formas diferentes de enxergar.

Matheus 29/08/2023

Ah, o tempo?
Uma leitura magnífica, que desencadeia profundas reflexões sobre vida, tempo e morte. Giovanni Drogo nos convida a questionar como temos moldado o tempo que nos foi concedido. Será que contemplamos a vida, seus momentos e seres queridos, ou permitimos que ele escorra como água por entre nossos dedos?

"O Deserto dos Tártaros" a obra-prima de Dino Buzzati, mergulha nas complexidades da espera, da monotonia e das aspirações humanas. Através da jornada do protagonista Giovanni Drogo, o autor explora temas como a passagem do tempo, a busca por um propósito e a confrontação com a própria mortalidade.

A história se desenrola em uma fortaleza remota e desolada, onde Drogo é designado para servir e aguardar uma possível invasão dos nômades tártaros. Essa espera interminável e monótona torna-se uma metáfora poderosa para a natureza efêmera da vida humana. O desejo de Drogo de encontrar um significado em sua existência é o cerne da narrativa, refletindo a busca universal por um propósito diante do inevitável passar do tempo.

A ambientação desolada do deserto e a atmosfera opressiva da fortaleza contribuem para a sensação de isolamento e impotência que permeia a obra. As descrições vívidas e detalhadas criam uma simbiose entre o ambiente e os estados emocionais dos personagens, aprofundando a compreensão do leitor sobre as complexidades psicológicas deles.

A metáfora do inimigo invisível, os tártaros, simboliza as preocupações que muitas vezes nos aprisionam, impedindo-nos de viver plenamente o presente. Drogo, ao fixar sua atenção em uma ameaça que pode nunca chegar, negligencia oportunidades, relacionamentos e experiências que poderiam preencher sua vida.

"O Deserto dos Tártaros" nos convida a refletir sobre a importância de viver o momento presente, encontrar significado nas pequenas coisas e enfrentar os próprios medos e inseguranças. A obra ressoa como um lembrete atemporal sobre a fragilidade da vida e a necessidade de abraçar cada instante com gratidão e coragem.

PatyLendo2023 29/08/2023

O passar do tempo
Confesso que esse livro não foi fácil pra mim. Tanto escrita e o ponto que ele quer demonstrar. Mas a cada página eu já sentia o que o autor queria me contar nessa leitura. Me senti bem burrinha e fui atrás de resenhas e me surpreendi que por mais que a narrativa tenha sido difícil, eu tinha pego o ponto do livro.

A gente fica esperando algo grande acontecer para ter "algo bom" na vida. Que algo mágico vai acontecer para dar uma guinada. Mas infelizmente a gente se acomoda mesmo não gostando do ponto que estamos.

Drogo é um pouco de nós do século 21.

Nayane46 28/08/2023

Um dos livros mais perfeitos que já li na vida
O tenente Giovanni Drogo chega ainda jovem ao forte Bastiani. Inicialmente deseja sair de lá e retornar a sua cidade com urgência, contudo com o passar do tempo a espera de uma guerra torna-se a razão da sua existência.
O tempo vai então passando com rapidez e o envelhecer vai chegando...
Quero evitar contar mais do que isso, pois alguns podem achar ser um spoiler.

Esse livro fala de solidão, de sonhos e desejos frustrados, velhice, abandono e tantas coisas mais.
Mais do que uma mera leitura, esta obra é um aviso. Todos merecem ler esse livro, será um presente em sua vida.
O que aprendi com esta leitura é que não devemos ficar esperando as coisas acontecerem, vendo oportunidades e o tempo passar, pois talvez o que tanto esperamos jamais acontecerá.
Devemos ter coragem de sair do lugar que ocupamos e buscar tentar algo que faça sentido, de modo que ao chegarmos na velhice e olharmos para trás, possamos dizer com orgulho que a vida valeu a pena.
Esse livro me levou as lágrimas e trouxe um aperto no peito. Dói pensar que a vida nem sempre termina bem e que para alguns, os momentos de felicidade são raros. Dói pensar que o bem nem sempre vence e que diferente dos finais de contos de fadas, nem sempre há um "felizes para sempre".
Essa é a vida real, afinal.

? Me siga: @lar.da.leitura