O Deserto dos Tártaros

O Deserto dos Tártaros Dino Buzzati

Resenhas - O Deserto dos Tártaros

Renata1004 03/12/2021

'Uma vida sem propósitos'

Uma verdade é certa: viver uma vida com escolhas que nos influam a prosseguir e frutificar, é um desejo comum. Entretanto, muitas vezes, nossos planos, mesquinhos e simplórios, nos permite viver uma vida estagnada, e de fato, em parte, assim é a vida humana, e desta forma ela é retratada, de maneira um tanto histriônica, pelo pobre personagem 'Giovanni Drogo'.

O mesmo, um jovem tenente, cheio de anseios da juventude, é designado para serivir em um forte, o qual é quase esquecido pelo tempo, e pouco lembrado pelas pessoas da cidade. O 'forte Bastiani', que muitas vezes, é visto como exílio pelos que lá habitam, também desperta um desejo familiar a todos os armíferos, que lá residem: o anseio pelo tão esperado combate aos tártaros, o desejo de glória e reconhecimento, e do fim a monotonia dos dias metódicos de suas atividades marciais. Desta forma, alguns vivem presos a esse sonho, isso inclui o próprio Giovanni Drogo.

Seu desejo de continuar no forte oscila, ele é trapaceado, e perde oportunidades de fazer uma simples escolha: a de deixar o forte e prosseguir com uma vida, possívelmente ativa e produtiva na cidade. No entanto, seu sentimento de hesitação, que o faz pensar que simplesmente deixar o forte o faria perder os tão sonhados dias gloriósos da possível guerra, o faz se resignar em sua obstinação de continuar vivendo no forte Bastiani, esperando o grande conflito contra os tártaros. Deste modo seus anseios, e aflições são passados para o leitor de forma parcimoniosa e reflexiva, narrados como um fluxo de pensamentos e sensações vivenciados por Giovanni, o qual revive suas memórias de afetos por seus camaradas da juventude, o distanciamento de laços familiares, e as ternuras e momentos de seu romance juvenil. A tudo isso, o leitor acompanha por uma escrita poética, e envolvente, dessas que nos acalenta antes de sermos deixados envolvidos pelo sono. A calma e a beleza dos dias plácidos, são exprimidos pela escrita deslubrante e suave de Dino Buzzati. Uma verdadeira obra, inspiradora e reflexiva, indispensável a qualquer leitor.

Em suma ' O deserto dos tártaros' deixa impressa duas sensações e sentimentos que resumem a vida humana, expostos pelo menos em dois versículos: " 3 Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol?

4 Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece.

5 Nasce o sol, e o sol se põe, e apressa-se e volta ao seu lugar de onde nasceu.

8 Todas as coisas são trabalhosas; o homem não o pode exprimir; os olhos não se fartam de ver, nem os ouvidos se enchem de ouvir.

9 O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol.

Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito."

Eclesiastes 3-9,14

O que de fato importa pode ser exprimido nestes versos de Paulo a Timóteo: " 7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 8 Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me habituou ao Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda."

2 Timóteo 4:7-8

Em vista do escrito ' O deserto dos tartáros', assegura-se: somos peregrinos!

Julia 05/12/2021

Princípio de realidade
Esse livro é um perfeito resumo do que é viver abandonando suas vontades e desejos a fim de adiar uma realização de libido. Drogo, o protagonista, percebe que sua entrega pela vida no forte foi bem mais custosa. A constante espera por um momento de provação tornam a vida de Drogo (e de todos que estão no forte) arrastada e tediante.

Ramon 08/12/2021

A vida
Giovani Drogo, um jovem tenente designado à missão no forte Bastiani, sente-se alegre com a perspectiva de iniciar ali sua gloriosa carreira militar. Embora pretende-se permanecer por um curto período de tempo no forte, por diversas situações seu tempo ali vai se prolongando e com ela aumenta cada vez mais a expectativa por uma invasão inimiga ao forte, tornando-se essa a razão para sua vida.

Uma grande reflexão sobre nossos anseios e a energia que nos carrega durante a juventude, vislumbrando um caminho longo e incerto onde esperamos atingir o ápice de nossa vida.

Somos o que somos ou aquilo que buscamos? Viver em função daquilo que pode ou não acontecer é mesmo viver ou apenas esperar?

Um excelente livro, rápido, porém cheio de reflexões e verdades.

Marina 20/12/2021

Me senti presa como o personagem
Demorei muito para fazer essa leitura, mesmo sendo um livro super curto. Achava agoniante aquela situação do personagem e me sentia presa na vida dele junto com ele.
É triste ver como Drogo vai aceitando sua solidão e coloca toda a esperança da sua vida em uma guerra que pode ou não acontecer.

Mari 03/01/2022

Aquele toque de surrealismo
Que delicia de leitura.
Adoro me surpreender quando não sei absolutamente nada do livro.
A passagem do tempo, no forte só mostra como o tempo é mais lógico do que cronológico.

Carol 14/01/2022

A narrativa é lenta, mas percebo que faz sentindo. O autor quer mostrar o perigo que é viver na rotina, uma vida repleta de monotonia. Achei bonito o jeito que o livro é concluído.

Cássia 16/01/2022

Um livro nada legal, mas necessário
A sensação é de que a qualquer momento o livro vai te sufocar, não é nem de longe uma leitura legal ou despretensiosa.
É angustiante do início ao fim, você fica esperando ansiosamente que algo grandioso aconteça, até perceber que esse não é o X da questão, a espera é o X da questão. Acho que todo mundo já esteve no lugar do protagonista em algum momento da vida, esperando que algo grandioso aconteça até que você percebe que esperou demais. Ou continua esperando. Quem sabe?

Marconi Moura 21/01/2022

9,0
Um clássico italiano. Bela metáfora sobre o tempo humano, a vida. Em uma fortaleza na fronteira, um oficial dedica toda sua vida à espera de uma guerra que não chega nunca. Daqueles trabalhos espetaculares de transformar uma premissa simples em um grande livro.

Rossana 24/01/2022

Um livro sobre a tal da zona de conforto.
Estaria você desperdiçando algo importante da sua vida, vendo o tempo passar, sem se importar muito?
Uma interessante metáfora sobre o tempo que achamos que tempo, sobre a vida.

Guilherme.Monteiro 29/01/2022

O tempo que passa e o tempo sem volta
A metáfora que o livro traz sobre o tempo e a vida é o que tem de mais interessante e o que é melhor trabalhado ao longo da história. Principalmente, no que fazemos naquele tempo em que você gasta para esperar algo, algo que você mesmo sente que nunca irá acontecer. E aos poucos, vai se tomando a melancolia na jornada do protagonista, o que faz o livro ter um ritmo mais lento mas que é proposital para gerar esse desconforto do "esperar algo inutilmente". E há capítulos que essa sensação melancólica são escritos de forma poética, e aí a escrita de Dino Buzzati alcança o ápice, são passagens belíssimas. Mas não me importei o suficiente com os personagens, apesar de serem bons personagens e serem bem escritos, acho que faltou mais empatia (pelo menos da minha parte) para se importar com o que poderia acontecer com cada um deles.
É um ótimo livro e que pretendo reler daqui um tempo, pois tem bastante coisa que dá pra tirar nessa leitura e uma leitura só não da conta.

Nayzinha 30/01/2022

?Havia também a esperança secreta pela qual Drogo dissipara a melhor parte da vida. Para alimentá-la, sacrificava levianamente meses e meses, e nunca era suficiente. O inverno, o longuíssimo inverno do forte, não foi senão uma espécie de adiamento. Terminado o inverno, Drogo ainda esperava.?.

que livro.