Resenhas - Bernice Corta o Cabelo

nini.francini 16/01/2024

Bernice e marjorie
Eu amei! apesar de ser um conto, foi super bem desenvolvido. fica muito claro a dualidade das personagens e a discrepância entre elas, a bernice enxerga a feminilidade de forma completamente diferente da marjorie que é uma grande manipuladora. gostei muito da frase do Oscar Wilde: "tudo que podemos fazer pelas pessoas é alimenta-las, diverti-las ou chocá-las" e como ela foi aplicada nos três momentos do conto. maravilhoso!

Cristiane.Cardoso 25/12/2023

Vale a pena se transformar para ser aceita pela sociedade?
Duas primas com personalidades diferentes disputando status prestígio, poder e pertencimento social.
Uma, Bernice, romântica e pouco interessada em atrair a atenção e o desejo masculino, mas que se importava em criar laços com outras mulheres. Acreditava que sendo rica e bonita, enfim, teria um bom casamento.
A outra, Marjorie, dependente da atenção e do desejo dos homens, não se importa com a opinião de outras mulheres sobre ela, nem em criar vínculos, ter amigas ou ser aprovada por outras. A mulher precisa ser sedutora e agradável, "uma grande fonte de entretenimento masculino", de aparência delicada, mas com sentimentos firmes.
De forma grossa e direta, Marjorie tenta fazer com que a prima seja menos "chata" e mais popular e a manipula a cometer uma loucura para se tornar uma pessoa mais moderna e descolada e ao contrário do que esperava, Bernice terá que enfrentar uma sociedade de 1920 que tem no cabelo um símbolo de feminilidade.
Ao longo do conto, Bernice faz justamente o que cita em dado momento sobre Oscar Wilde: "tudo que se pode fazer pelas pessoas é alimentá-las, diverti-las ou chocá-las. Ao final, ela choca e se torna uma pessoa vingativa.

Um livro bem curtinho e que lê-se em uma sentada; um formato diferente e bem ilustrado, sem contar que o ritmo da história nos mantêm envolvidos, o que faz com que a leitura seja bem rápida.
Margô 01/01/2024minha estante
?????????

Nati Sampaio 08/09/2023

Conto muito bem ambientado, nos conta a história de Bernice e sua prima Marjorie, competindo por popularidade na sociedade da qual estavam inseridas. O final é ótimo! Fitzgerald escreve divinamente. Recomendo!
Michela Wakami 08/09/2023minha estante
Mais um dele que eu não conhecia.?

Annya_ 19/11/2022

Tenho que dizer que gosto de como a Marjorie vê as coisas e na maioria das vezes ela tava certa, mesmo assim amei que ela tenha ganhado um novo corte de cabelo também ?

Vi 16/11/2022

eu amei!!! o fitzgerald, pra mim, é melhor contista do que romancista. recomendo demais essa obra pra quem quer começar a ler clássicos

Aelita Lear 02/11/2020

Para pensar
Embora seja um conto, que normalmente não desenvolve a história, Bernice Corta o Cabelo consegue desenvolver super bem o enredo! Em poucas páginas, conhecemos a história da protagonista e dos outros personagens, e diversos temas importantes são levantados. O final é sensacional, fechou de uma forma incrível a história. Senti na pele tudo o que acometeu a Bernice e sua prima.
Além da história cativante, mais uma vez a editora Lote 42 deixa os leitores apaixonados com o designer único dos seus livros. Este, além de ser super comprido e estreito, vem cheio de ilustrações no seu miolo. Mas não é só. No meio dele, encontramos "cabelinhos", que nada mais é do que as costuras dos cadernos colocadas dessa forma. Eu achei mais do que sensacional!
Recomento muito a leitura!!

Leyd 27/02/2020

Uma dança de sábado à noite no verão é o cenário. A história começa no tumulto social de um salão de baile. O narrador logo explica que o leitor precisa estar na multidão da ocasião para apreciar “o drama do mundo implacável da adolescência”, então somos levados através do salão.

''Uma mistura de rostos e vozes”, e entre eles está Bernice, uma jovem que é descrita como sendo bonita, porém muito tímida, monótona e antiquada, que está passando o verão na casa de sua prima Marjorie, que é bastante popular nas festas e que possui vários pretendentes devido ao seu comportamento entusiasmado e elegante.

Bernice, é o oposto polar de sua prima Marjorie e sempre que a acompanha nas festas ela se sente deslocada. Ela não fazia ideia de que a sociedade da cidade a considerava tão lamentável até uma noite em que tropeçou em uma conversa que não deveria ouvir e após uma meditação sobre seu status, ela começou a se questionar se ela realmente não deveria mudar. .

Com um senso de determinação e raiva, Bernice solicita a ajuda de sua prima e logo se transforma na jovem mais desejável dos bailes, no entanto o assunto que mais atraia a atenção dos rapazes era sobre seus cabelos negros incrivelmente longos, que despretensiosamente Bernice dizia que em breve cortaria, se transformando em um alvo fácil para a vingança de sua prima.

Publicado em 1920, o conto de Ftzgerald lida com um tema favorito do autor: o desejo de popularidade no clima social raso e obcecado pela aparência do famoso "Roaring Twenties". Seu interesse no que é genuíno e no que é apenas fingido é constante em seu trabalho, mas nessa história em particular, isso se torna muito aparente e ainda sim muito sutil. O conflito entre as duas primas demonstra as condições sociais tumultuadas da época, com uma essência x aparência que ainda impressionam os leitores, mesmo cem anos depois.

site: https://www.instagram.com/p/B7jA9eMj9Bi/

Rafael Mussolini 27/10/2019

Bernice corta o cabelo
"Bernice corta o cabelo" é um conto do aclamado escritor americano F. Scott Fitzgerald que ganhou uma edição muito bem produzida pela editora Lote 42. O projeto gráfico é super divertido e as ilustrações que ficaram a cargo da Mika Takahashi, artista que possui experiência com quadrinhos congelou momentos interessantes da história e ampliou seu pertencimento temporal.

Essa edição conseguiu fazer algo muito interessante, que foi pegar uma história clássica, de um escritor clássico, encaixar em um projeto gráfico moderno e diferente. Transformaram um conto dos anos 20 em uma história que prende qualquer adolescente e jovem adulto leitor de 2019. Tiveram a sacada de inserir um marcador de páginas todo desfiado e que remete aos cabelos do título da obra.

Todas essas estratégias contribuem com sucesso para imersão em uma história sobre mulheres, sociedade, juventude, relacionamentos, aparência, entre outros. A partir da frase de Oscar Wilde "Tudo que podemos fazer pelas pessoas é alimentá-las, diverti-las ou chocá-las." e que inclusive é dita por uma das personagens, vamos acompanhando a evolução de Bernice que decide embarcar na aventura de experimentar outros códigos sociais que desafiam inclusive sua criação.

Inicia-se uma discussão sutil sobre os diversos tipos de feminilidades, sobre o que é ser mulher e quais são os jogos que se tem que seguir para ser reconhecida como. Nesse quesito os cabelos longos se tornam uma ótima metáfora para falar sobre mulheres, em uma época que cortar o cabelo era ato de rebeldia (tem gente que ainda se assusta).

Toda essa trama é construída em cima de um período de férias e da convivência entre duas primas de personalidades totalmente diferentes e com visões de mundo destoantes. A conclusão da história é incrível e me deu aquilo que eu esperava que acontecesse para respeitar Bernice.

Rafaela B 26/05/2017

Bernice Corta o Cabelo
Quem nunca ouviu falar do livro O Grande Gatsby ou mesmo viu uma de suas adaptações para o cinema (a versão de 1974 estrelada por Robert Redford é maravilhosa, ainda não vi a que o Leo DiCaprio estrelou)? Esse é o livro mais famoso de F. Scott Fitzgerald, um dos autores da Geração Perdida, mas ele tem muitos outros livros, alguns tratando da classe rica da década de 20. Histórias banhadas com muita intriga, bebida (ilegal) e Jazz.

Em Bernice Corta o Cabelo temos duas primas, Marjorie, a popular e bonita garota rica que derrete o coração de muitos garotos com seu jeito confiante e atrevido para a época e sua prima, Bernice, que apesar de bonita é quieta, não sabe se relacionar com os garotos e é careta, achando os modos de sua prima vulgares e impróprios.
Porém, um dia, cansada de ser considerada um fardo para sua prima nas festas e do desprezo dos rapazes, ela aceita que Marjorie a ajude a se tornar popular e confiante e aí começa a desavença entre as duas, pois Bernice se torna o centro das atenções até mesmo do rapaz apaixonado por Marjorie se encanta por Bernice e a prima não aceita isso.
Uma das maiores rebeldias da época era cortar o cabelo e Bernice vive dizendo que vai cortar curtinho as suas madeixas castanhas, mas ela fala isso da boca para fora e sua prima sabe disso, então ela usará isso para acabar com a popularidade da prima e voltar a ser o centro das atenções. Isso afetará a vida das duas e suas visões de mundo nunca mais serão as mesmas.

É um conto curto, dá para ler de uma vez só, parece uma história superficial mas, com certeza, irá fazer com que a pessoa reflita após ler. O autor mostra de uma forma simples e gostosa a juventude da época (e podemos dizer a atual), com sua superficialidade e o desejo de chamar a atenção, sacrificando até mesmo quem é somente por um pouco de fama ou no caso de Bernice, por aparência e respeito, pois tanto a prima popular como a prima reservada representam papéis e deixam de ser elas mesmas somente para que as pessoas reparem nelas.

A edição da editora Lote 42 é linda, com ilustrações belíssimas de Mika Takahashi e tradução de Juliana Cunha com um pequeno posfácio imperdível desta.