A Abominação

A Abominação Jonathan Holt

Resenhas - A Abominação

Natalia.Eiras 20/12/2014

Resenha publicada no blog Perdidas na Biblioteca
Vocês gostam de livros sobre espiões e conspirações internacionais? Então, esse livro é perfeito para você. E você vai entender por quê.

Kat Tapo é uma carabinieri - polícia militar italiana - que acaba de ser designada para seu primeiro caso de homicídio, ao lado do coronello Aldo Piola. Porém, ao chegar ao local do crime, ela se depara com uma mulher, vestida de padre que teve seu corpo levado até a escadaria de uma igreja em Veneza pela acqua alta (inundação corriqueira que acontece em Veneza quando os canais transbordam e carregam tudo de podre do mar pra dentro da cidade literalmente), ou seja, apesar do corpo ser encontrado naquele local, a vítima não morreu ali.

De outro lado, nós temos a segunda tenente do exército dos Estados Unidos, Holly Boland, que foi transferida recentemente para uma "base avançada" na Itália, onde ela assumiria um cargo burocrático cuidando da comunicação e estreitamento de laços da comunidade local com os soldados da base.
Porém, ela recebe a solicitação de uma organização de mulheres que estão investigando crimes de guerra contra mulheres, cometidos por um general croata e que podem ter sido cometidos com o conhecimento do governo americano. O general em questão, esta aguardando julgamento no tribunal de Haia, e os documentos solicitados a Holly podem ajudar a comprovar os crimes e condena-lo definitivamente.

E ainda temos Danielle Barbo (Danielle é um nome masculino italiano), um dos maiores hackers que existem, criador de um site chamado Carnivia (tipo um The Sims/ Second Life) que recria com perfeição Veneza e onde seus participantes podem viver uma vida completamente diferente da que levam no mundo real. A principal diferença entre o Carnivia é que é impossível rastrear a conversa dos integrantes, ou seja, o que você fala em Carnivia, fica em Carnivia.
É claro que o governo não gosta nada disso, pois se você, por exemplo, quiser organizar uma ataque terrorista, a melhor maneira de se comunicar com as células da sua organização sem correr o risco de ter sua mensagem interceptada pelo governo é através do site.

Aparentemente eles não tem nenhuma ligação em comum, certo? Errado.
Pois o site de Barbo vem sendo usado por mulheres que se consideram sacerdotisas (assim como a vítima de Kat) para se comunicarem sem serem descobertas pela Igreja. E a vítima de Kat estava hospedada em um hotel com a mesma mulher que solicitou a Holly os documentos sobre o crime de guerra praticados na guerra da Bósnia. Ah! E essa mulher também foi morta.
Mas por que elas morreram? Por causa do que poderia estar escondido nos documentos? Ou seria um ato de represália por elas se considerarem sacerdotisas, o que é uma sacrilégio pelos olhos da Igreja e seus seguidores?

Apesar de ter um assassinato, uma rede de conspirações e vários detetives, esse não é um livro com grandes cenas de ação. Na verdade, trata-se de um livro com histórias intrincadas e com muito jogo de espionagem, a ponto de você não saber se deve ou não confiar nos próprios personagens principais. Quanto mais nas testemunhas e outros personagens que aparecem para tentar elucidar o caso. Na verdade, nada é o que parece...principalmente as pessoas. A leitura começou bem lenta, mas depois foi melhorando com o desenvolver da história.

Aqui não existe aquele cara que é certinho, o clássico mocinho, sabe? Mesmo os mocinhos tem desvios de conduta como qualquer ser humano. Além disso, você se sente como se fosse o investigador, pois vai descobrindo as pistas e participando das discussões como se fosse parte da equipe de Kat Tapo e Aldo Piola.
A narração é feita pelos três personagens alternadamente, o que faz você ter uma visão bem ampla do caso e seguir as três linhas de investigação que são estabelecidas para este caso.

O livro até termina deixando uma deixa para um próximo volume, mas ele conclui a história, ou melhor, o caso. Se eu não descobrisse através dos agradecimentos da autora (e depois confirmado pelo skoob), eu não sentiria a menor falta de uma continuação.
Resumindo é assim: Você descobre quem é o responsável por todos os acontecimentos, mas ainda tem muita sujeira embaixo desse tapete e tudo leva a crer que eles não vão parar de procurar por mais...
Por isso, se você curte juntar as peças de um quebra cabeça e de jogos de espionagem, eis o seu livro!

site: http://www.perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br/2014/07/a-abominacao-por-jonathan-holt.html