O que é Comunismo

O que é Comunismo Arnaldo Spindel

Resenhas - O que é comunismo

Samuel788 26/12/2023

Mais histórico do que teórico
Por se tratar de um livro da coleção primeiros passos, pensei que seria um livro introdutório às teorias comunistas, mas é mais um apanhado histórico do comunismo no mundo e no Brasil. Como é uma edição dos anos 80, bem desatualizado, visto que muitas coisas mudaram de lá pra cá. Mas é um bom livro para introdução da história do comunismo.

fehskoob 23/05/2023

Livro bem informativo, aprendi bastante com ele. mas senti falta de referências no meio brasileiro, que por sinal tem muitos representantes ótimos, entao acho que o autor faltou nessa parte.

Pão 10/10/2022

Sucinto.
Neste breve estudo do Spindel, é apresentado o conceito de comunismo a partir de perspectivas marxistas-leninista, stalinista, assim como o comunismo no Brasil, inaugurado pelo PCB, bem como a importância de Prestes para o cenário brasileiro.

É uma obra introdutória, lançada em plena ditadura militar, portanto, nao tão recente, mas, que apresenta em sua estrutura as ideias principais sobre o tema, levando o leitor a buscar se aprofundar, se assim o desejar (algumas obras são dispostas no final do livro caso o leitor tenha esse desejo).

ryryca 17/10/2021

Esclarecedor
Uma leitura extremamente esclarecedora, assim como o primeiro "O que é o Socialismo". Uma ótima forma de se introduzir ao assunto e ler outros livros da temática.

Rodrigo.Pumar 13/10/2021

Comunismo eh ruim e causa morte e violencia
Comunismo eh ruim. Casou milhares de mortes. Nao valorize essa desgraça. Devemos falar mal do comunismo para nao causar outro holodomor ou grande forme chinesa.

Lucas 20/08/2021

Breve apresentação acerca do tema.
Trata-se de uma abordagem resumida, porém objetiva, das principais ideias e movimentos do comunismo, focando a partir dos eventos da Revolução Russa até o surgimento de União Soviética sob a liderança de Stalin. Como introdução ao tema, o livro cumpre bem esse papel.

Kell 26/03/2021

Bem acessível
Eu sempre procuro livros de política em que a linguagem seja bem descomplicada e esse foi um deles.
Apesar de ser bem resumido, ele é claro e objetivo.
As questões sobre Marx e o comunismo é muito extensa e ampla, mas esse livro se mostra uma ótima forma de começar.
Excelente!

Michel 16/03/2021

Sucinto

Keila 26/11/2020

Livro básico que traz um panorama geral do comunismo enquanto teoria e a tentativa de sua prática. Bom início para futuros estudos mais aprofundados.

Leandro 28/06/2020

O livro trata acerca do desenvolvimento das ideias do movimento comunista, e a historia do mesmo nos planos internacional e nacional.
Acerca do desenvolvimento das ideias comunistas o livro é bem sucinto, tratando apenas de Marx e Lenin.
O principal mérito é a análise da história do PCB, enfatizando as mudanças de linha e principais nomes.

Beatriz3345 24/10/2018

Essa coleção "PRIMEIROS PASSOS" é a melhor coleção do mundo aah

07/07/2014

um livro feito para esclarecer a sintese comunista:
1- total distorção feita sob as relações de trocas e
do mundo em sí. a mais-valia por exemplo, não explica
a Usura e o risco moral o capital variável e o fixo
embutidos em toda relação de troca, como variáveis adversas
ao tido lucro por lucro, só aqui rechaçando qualquer refutação.

2- um jogo bem arquitetado da Jovem Rússia unificada em 5 fases de
COMO CONTROLAR O MUNDO:

1- quem deveria fazer a revolução: o povo
2- porque: o fruto do seu trabalho "mais-valia" era roubado
3- quem roubava: o capitalista
4- como agir: criação de um primeiro estado socialista para realizar ou melhor doutrinar a transição de um estado de caos: anarquista ou ainda melhor sem "estado" (comunista) rs.
4- aqui se infiltra circulos de grupos secretos comunistas
para tomar a frente das diretrizes partido (ou até antes)
5- um desposta(fantoche) controla tudo a partir de moscou

em sumo: promessas, intrigas e mentiras
são legados da máquina de propaganda comunista até hoje.

Inlectus 06/09/2010

Interessante.
Leitura agradavel e esclarecedora, algo que todos deveiram ler, não para concorodar necessáriamente, mas para conhecer.