Kurt Cobain - A Construção do Mito

Kurt Cobain - A Construção do Mito Charles R. Cross

Resenhas - Kurt Cobain - A Construção do Mito

nostalgicarina 13/02/2024

Cumpre o que se propõe
Levei literalmente 10 anos para abrir o livro e ler ele de fato. Foi uma viagem interessante e mais introspectiva em muitos momentos. Achei que valeu pelas informações e pra compreensão do que foi sentido.

Andreza 01/01/2024

Porque o Kurt é importante?
Este livro é muito interessante, a capa e o titulo dão um ar de biografia, mas ele foge totalmente ao estilo, primeiro porque o autor escreve em primeira pessoa, no início dando indícios de como era sua relação com o Kurt. O livro também não segue uma linha temporal retilínea, ele vai e volta, e isso não interfere de forma negativa, pois o livro não é sobre a pessoa Kurt, ou sobre a banda Nirvana, ele é sobre o impacto que o Kurt teve na sociedade, as influencias que ele teve na música, na moda, nas cidades em que passou, nas pessoas, em outros artistas e até mesmo na luta contra preconceitos e na saúde pública. Recomendo este livro primeiramente para os fãs, e também para os não fãs, como eu. O livro escrito de uma forma fácil de ler e acompanhar e entender mesmo para quem não conhece muito sobre o Nirvana ou o Kurt, mas para estes recomendo que leiam com algum streameming de músicas ligado logo ao lado, para entender melhor as referências.

Drunked_G?y 04/06/2023

"Minha banda favorita, por que não ler algo sobre ela?"
"Kurt Cobain: The Making of the Myth" é um trabalho fascinante que mergulha profundamente na vida e no legado do lendário vocalista do Nirvana, Kurt Cobain. Magistralmente escrito pelo autor (nome do autor), o livro apresenta uma análise perspicaz e abrangente de um dos músicos mais influentes e icônicos da história do rock.

Fica evidente desde o início que o autor fez uma extensa pesquisa, reunindo informações precisas e fontes confiáveis ??para contar a história de Kurt Cobain. O livro explora a infância e adolescência de Cobain, suas lutas com problemas de saúde mental, as influências musicais que moldaram seu estilo único e a ascensão meteórica do Nirvana à fama.

Uma das maiores qualidades do livro é a maneira como aborda a criação de mitos em torno de Kurt Cobain. O autor desmonta com cuidado a ideia romântica que muitos têm sobre o músico, mostrando suas fragilidades, inseguranças e desafios que enfrentou ao longo de sua vida. O retrato honesto de Cobain não diminui seu gênio artístico, mas o humaniza e o torna ainda mais cativante e complexo.

Além disso, "Kurt Cobain: The Making of the Myth" examina o impacto cultural e social do Nirvana e Cobain como uma figura de destaque na música. O autor analisa como a música e as letras de Cobain ressoaram profundamente em uma geração e como ele se tornou um símbolo do movimento grunge. O livro também explora o legado duradouro de Cobain e como ele influenciou as futuras gerações de músicos.

A escrita da autora é envolvente e bem estruturada, mantendo o leitor imerso na narrativa. Ele habilmente equilibra detalhes pessoais com considerações mais amplas sobre a indústria da música e o impacto cultural do Nirvana. Rico em anedotas e entrevistas com pessoas próximas a Cobain, o livro oferece informações valiosas sobre sua personalidade e processo criativo.

No entanto, é importante notar que "Kurt Cobain: The Making of Myth" pode não agradar a quem procura uma biografia puramente heroica ou romantizada do músico. O autor tenta dar uma visão equilibrada e realista de Cobain, revelando suas deficiências e desafios pessoais. Essa abordagem mais crua pode não agradar a todos os fãs obstinados.

No geral, "Kurt Cobain: The Making of Myth" é uma leitura essencial para qualquer pessoa interessada na vida e na música de Kurt Cobain. O livro oferece uma visão aprofundada e bem pesquisada de um dos ícones mais influentes da história do rock, explorando sua humanidade e complexidade. É uma obra que lança uma nova luz sobre o legado de Cobain e permite ao leitor entender melhor o homem por trás do mito.

scicerie 01/03/2023

Sobre "a construção do mito"
Como eu disse logo no início da minha leitura, eu nunca soube muito sobre kurt cobain, nem mesmo tinha interesse, de forma que não nutria nenhum sentimento negativo sobre ele. mesmo assim, comecei a ler o livro com um pouco de resistência porque a relação do meu namorado com o nirvana não é boa (nem sei porquê) e eu sou facilmente influenciável.

conforme fui lendo, muito do meu preconceito foi se desfazendo e eu consegui abrir bastante a minha mente pra conhecer tudo o que eu não sabia sobre a banda e o cobain. claro, eu sabia o básico que todos sabem: drogado, depressivo, loiro que se suicidiou.

a escrita, por se tratar de um livro feito por um jornalista, não me agradou tanto assim porque sempre engloba muita informação que eu tenho dificuldade de entender e guardar na mente. também achei meio "fã demais" a forma como ele escreveu o livro e meio que pintou o kurt como o melhor artista do mundo e etc, mas desde o início eu já sabia que era um livro escrito por um fã e que não se tratava de uma biografia.

num geral eu gostei bastante do livro, mas não dei mais estrelas porque achei vários errinhos de digitação (?) e também por esses outros motivos que eu falei. mesmo assim, recomendo bastante pra fãs do nirvana ou pra qualquer pessoa que queira aprender um pouco sobre o kurt (mas o livro aborda questões como vício em drogas e suicídio sem muita delicadeza, então é importante saber de si mesmo antes de ler.)

vickbuen 22/11/2022

Esse livro fala de tudo um pouco,conta sobre a influência que o Kurt Cobain teve na indústria da música,indústria da moda e conta sobre o vício que ele teve.

Lembrando que esse livro não é uma biografia

Maria.Eduarda 10/03/2022

livro excelente
Diferentemente da biografia, este livro trás o impacto de Kurt cobain não somente na indústria da música, mas na sociedade em geral, influenciando a geração até nos dias atuais.

Tuyl 05/10/2021

Kurt Cobain é o "personagem" sobre quem mais li e a abordagem desse livro é diferente das dos outros. O escritor traz o legado do gênio em várias áreas, o que torna o livro muito interessante.

Amanda 31/08/2021

Pra quem é fã do Kurt, esse livro é muito emocionante!
O livro é curto, mas é cheio de detalhes importantes sobre a vida e a carreira do Kurt. Com certeza é um livro pelo qual tenho muito carinho, já está comigo a sete anos ??

Anna Bia 31/03/2021

Amei o livro
Eu achei muito interessante as histórias e a maneira que o autor usou para falar sobre o Kurt Cobain e o Nirvana.

Aldemir2 09/02/2020

Para alguém que só ouviu uma música
Para ser sincero, a única música que ouvi do Nirvana na vida (mas pretendo mudar essa situação) foi Smells Like Teen Spirit, não sabia nada sobre a banda nem sobre o Kurt, peguei esse livro pra conhecer um pouco mais. E conheci bastante, mas creio que ainda não o suficiente.
Na minha opinião, o título da a entender que vai falar mais sobre como foi a vida do Kurt antes da fama, mas não, não é sobre isso. Ele fala mais sobre a importância e a influência tanto do Cobain quanto do Nirvana atualmente (ou na época em que foi escrito, 2014) e na década de 90, seja na cultura, na indústria musical e até mesmo na moda. Se quer ler mais sobre a vida do Kurt recomendo Mais Pesado que o Céu, do mesmo autor.
É um bom livro, tanto pra quem não sabe nada sobre o Nirvana quanto pra quem já sabe tudo e só quer ter um gostinho a mais. A escrita é rápida, fluída, alguns momentos são tristes, outros mais engraçados (especialmente sobre a moda) e recomendo ler esse livro ouvindo as músicas da banda, dá um "q" a mais.

Antonio Maluco 04/02/2019

Música
o livro conta histórias antigas e novas sobre a banda musical Nirvana e seu vocalista Kurt Cobain antes,durante e depois de 20 anos de sua morte e o livro foi escrito em 2014 seja 20 anos da morte dele em 1994

Evy 22/04/2019minha estante
Faço minhas as suas palavras.

Mariana 25/09/2017

Incrível!
Um livro sensível, emocionante e com vários detalhes que interessam a fãs do Kurt e do Nirvana.
Fala da carreira, mas aborda principalmente o ser humano Kurt Cobain, mostrando acontecimentos, situações, sofrimentos e qualidades do nosso grande astro do rock.

Raffafust 17/09/2017

Escrito pelo mesmo jornalista de Mais Pesado que o Céu dessa vez ele abre mão um pouco da vida dele antes do Nirvana para focar no Kurt Cobain pós drogas, e também nos traz um capítulo com detalhes até mesmo de seu funeral.
Interessante? Muito, para mim que sou fã e que quis finalmente ler esse livro comprado na Bienal de 2015 sim as vezes eu demoro muito para ler um livro que não é de parceria para poder cumprir os prazos , tudo porque depois da bio de Dave Ghrol eu quis coo muitos fãs da época do Nirvana reviver tudo aquilo que eu era com 13 ou 14 anos. E é impressionante como o autor nos faz mergulhar na década de 90 para nos sentirmos novamente com a notícia de que o líder de uma das melhores e mais famosas bandas que já existiram se matou.
Certamente choca mais do que mortes por overdose, afinal, a intenção ali não era dar fim à própria vida, mas Kurt parece ter premeditado e hoje pensando nas datas que o autor vai à fundo, me pergunto porque alguém s emata dia 05 e a família só descobre 3 dias depois? Ele não estava em turnê, ele era casado...ninguém deu falta? Esses detalhes são pouco explicados, o que temos aqui é um raro jornalista que não culpa Courtney Love pelo vício de heroína de Kurt e seu triste fim.
Na verdade o livro bem menor do que o anterior escrito por ele é um estudo detalhado de porque Kurt virou um mito? Pela sua música? Talento? Pela forma com que virou sinônimo de usuário de drogas? Ou ainda como os estudos provam seu nome é famoso quando vinculamos a palavra suicídio, porque parece surreal que um cara no auge de sua carreira tenha feito isso, mas a triste realidade é que ele já tinha tentado isso pelo menos 6 vezes.
As dores de estômago também são citadas como sendo um dos motivos pelos quais o homem que tinha pavor de agulha começou a se picar cada vez mais e esqueceu do medo que tinha. Com relatos de amigos e analisando a época e o que ele representa e representou até mesmo seu visual grunge é esmiuçado, basta dizer que Marc Jacobs lançou camisas de flanela de 500 dólares inspiradas nas que Kurt comprava por menos de 10 dólares no brechó. Assim como o tênis All Star virou um must para jovens do mundo todo, e Kurt inclusive morreu usando um.
E o que dizer do visual de cabelo sem lavar há dias que foi copiado por uma marca de xampú?
Certamente os depoimentos são uma volta ao passado e os detalhes da carta de suicídio lida por Love no velório para os milhares de fãs que se juntaram para a despedida são pontos cruciais para quem quer saber mais do Nirvana hoje em dia, já que muitos eram bebês ou nem tinham nascido quando ele se matou em 1994.
Suas músicas, seu jeito e seu legado ficaram, ouçam Nirvana

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2017/08/resenha-kurt-cobain-construcao-do-mito.html