Fracasso do ensino de português

Fracasso do ensino de português Eurico Back

Resenhas - Fracasso do ensino de português

Lahlavrac 22/01/2024

Fracasso do Ensino de Português: uma avaliação ainda atual
"Fracasso do ensino de Português: proposta de solução", se destaca como uma análise crítica dos problemas enfrentados no ensino da língua portuguesa, oferecendo propostas inovadoras para a superação dessas dificuldades.

O livro é estruturado em nove capítulos, nos quais o autor aborda as causas fundamentais do fracasso no ensino de língua portuguesa e, simultaneamente, apresenta soluções pertinentes. O percurso argumentativo perpassa pelos desafios e razões do insucesso educacional, reflexões centradas na comunicação, nos fundamentos, conceitos e objetivos do ensino da língua portuguesa, abrangendo ainda procedimentos didáticos e culminando em medidas que visam solucionar os problemas discutidos a curto, médio e longo prazos.

A fundamentação do autor se baseia em suas reflexões sobre educação e em uma extensa revisão bibliográfica, referenciando o Projeto Giessen (PG), do qual é participante, como uma fonte importante para suas argumentações.

Back introduz conceitos essenciais ao debate, como a visão da língua como um hábito adquirido na infância e, ao mesmo tempo, como instrumento de comunicação de todas as atividades culturais. A importância do estudo da comunicação, entendida como intercâmbio por meio de um código, é destacada como fundamental para a prática docente.

O autor ressalta a necessidade de os professores compreenderem as características da língua portuguesa, aplicando as leis gerais da comunicação. Além disso, enfatiza a importância de levar os alunos à compreensão da natureza da linguagem, promovendo uma abordagem realista das manifestações linguísticas.

A centralidade do texto como objeto de estudo na aula de língua portuguesa é enfatizada, abrangendo diferentes formas de mensagem, como o texto impresso, visual, gravado e falado. Essa abordagem ampla destaca a necessidade de adaptar a metodologia de ensino às demandas da ciência da comunicação.

O autor conclui que o papel do professor não se limita à transmissão de conhecimento, mas sim à criação das condições para o desenvolvimento do processo de aprendizagem pelos alunos. A aula de gramática é entendida como gramática aplicada, primeiro na linguagem oral e depois na escrita. A avaliação dos alunos deve ocorrer com base em seu trabalho diário, visando educá-los para a perseverança e o trabalho contínuo.

A relevância do trabalho de Back vai além da denúncia dos problemas no ensino de língua portuguesa, destacando-se pela abordagem reflexiva e pelas propostas inovadoras apresentadas. Os conceitos e soluções propostos pelo autor permanecem atuais e necessários, mesmo após mais de duas décadas, indicando uma contribuição significativa para a compreensão e melhoria do ensino da língua materna. Sua abordagem sobre a necessidade de renovar o ensino, subordinando-o aos princípios da ciência da comunicação, destaca-se como uma perspectiva valiosa para a superação dos desafios educacionais.

Nota: 6,5.