Ronda Noturna

Ronda Noturna Sarah Waters

Resenhas - Ronda Noturna

Pedro Ivo 04/08/2011

Três retratos em tempos de guerra
Sarah Waters se especializou em escrever romances de temática lésbica e ambientação histórica. O que talvez a reduzisse a um nicho e limitasse a sua obra, não fosse ela tão brilhante e habilidosa.
Em Ronda Noturna, a autora abandona a ambientação vitoriana dos seus livros anteriores e coloca o seus personagens no período imediato do pós-guerra, numa Londres em reconstrução, em que se juntam os cacos de uma cidade e de todas as vidas depois do absurdo.
O quarteto de personagens centrais é extremamente bem construído. A estrutura narrativa - que começa em 1947, e depois apresenta dois arcos anteriores em 1944 e 1941 - não é gratuita; e pelo contrário, enriquece e estrutura os protagonistas.
É um romance vívido, de rica pesquisa histórica, mas extremamente humano e comovente. Vale a pena ser lido.

Myladanger 21/08/2010

O livro não é um dos melhores que eu li. Apresenta uma narrativa muito interessante em algumas partes. Ele conta a história de quatro personagens principais. Kay,Duncan, Helen e Vivien. Eles vivem em Londres no tempo da guerra. Suas histórias se tornam peculiares justamente pelo periódo em que se passam. Kay e Helen são homossexuais. Em parte da história elas vivem um romance escondido. Kay trabalha em um ambulância e Helen trabalha em um departamento do governo. Vivien é irmã de Duncan. Duncan é apenas um garoto que é preso por que seu amigo Alec se suicidou. Não fica claro se é somente seu amigo ou representa algo mais para ele do ponto de vista amoroso. Vivien é datilografa e conhece Regiee um cara casado que mantém um relacionamento.
Quase todos os personagens do livro em alguma parte da história participam um da vida do outro. O livro é contado do "presente" para o passado. É um artificio interessante quanto bem empregado, o que ao meu ver, não foi exatamente o caso nesse livro. Ficaram muitas perguntas não respondidas e várias lacunas na história.
No geral é um livro bom de se ler mas que se torna monotóno as vezes.

Livinha 07/04/2021

Melancólico, triste, lento, acho que esse foi o objetivo da autora mas, no geral, o livro não me agradou tanto.

Gii Sardi 28/10/2022

Os personagens foram bem construídos e a maneira como eles se conectam também. A autoria tem um poder de descrição incrível, mas achei que ficaram algumas pontas soltas no final da história

Sibele Brito 09/07/2020

Um livro terno e trágico. Vidas e segredos que por vezes se relacionam de modo surpreendente, afinal, a guerra leva a alianças inusitadas.