Las traquinias

Las traquinias Sófocles

Resenhas - As Traquínias

Onassis Nóbrega 06/05/2024

Héracles (Hercules) e sua derradeira tragédia.
Primeira tragédia grega lida por mim. E fica fácil entender o pq este teatro grego tem esta denominação. Acompanhamos aqui o evento final da vida terrena de Heracles (Hercules), envolto numa verdadeira trama rodeada por oráculos, mal entendidos, e desgraças. A leitura começou muito travada, mas talvez por minha conta mesmo, do quê pela peça em si. Retomada no outro dia fluiu muito bem até o final. Temos a peça dividida em episódios intercalados por partes em que o ?coro? conta algo dos bastidores. Meu único contato anterior com leitura de teatro foi com as várias peças de Ariano Suassuna. O que notei de diferença aqui é a falta de detalhes técnicos da montagem da peça. Nas de Ariano, há toda um descrição do cenário, da trilha sonora, dos movimentos no palco (entrada, saída, mudança de cenário). Como se fosse o passo a passo para se montar e peça mesmo. Mas nada que mude o foco. Gostei demais da leitura e já tenho outras aqui na fila.
Quanto a edição, muito primorosa. Capa dura e uma Diagramação clássica, limpa. Vai ficar muito bonita quando a coleção estiver completa na estante. Temos um primeiro artigo técnico sobre a tradução que me confundiu um pouco. Os dois próximos artigos contam praticamente toda história, comentada. Sugiro fortemente que deixe para lê-los ao final, como fiz.
Recomendo demais.

Aline Parreira 14/04/2024

De volta a literatura grega, depois de muitos anos do término da Escola de Teatro tem sido um prazer.

Reler, ler o que ainda não tinha lido, como 'As Traquínias'.

A história do herói Héracles, no retorno à sua casa, depois de passar pelos doze árduos trabalhos à que foi posto a prova.

Apesar da peça curta, a leitura não foi tão rápida. A tradução de Trajano, mais próxima do estilo poético grego, me fez ter uma leitura mais atenta, e com algumas paradas para pesquisar, o que só engrandeceu a leitura.

evf684 16/03/2024

As Traquínias
Mais uma peça de Sófocles que eu resolvi ler, dessa vez que conta a morte de Héracles, grande herói da mitologia grega.

É uma peça rápida de ler, a tradução também é boa. Héracles não é um herói que chama minha atenção na mitologia, mas essa peça voltada para o fim trágico dele é interessante.

Enfim, é uma boa leitura, mas comparada com outras peças de Sófocles talvez seja a que eu achei mais fraca.

pirocadeperuca 06/02/2024

Perfeito, a tradução é muito boa - seria melhor se houvessem notas de rodapé identificando certos elementos da mitologia, assim o texto ficaria mais rico, mas pelo contexto e pra quem já tem o básico na mente, não faz muita falta -, a leitura é rápida, o diálogo não é extenuante, apesar da linguagem e grande quantidade de adjetivos poéticos, a história é super interessante, instigante

Cintia295 14/01/2024

Adorei, rápido de ler, a tradução foi boa para pegar, apesar de ter algumas palavras complicadas, mas dá pra entender no contexto da frase.
Não conhecia essa parte da história de Hércules (Héracles) e foi tudo uma surpresa. Sim, já sabia que era uma tragédia, mas não sabia como seria.
Super recomendo.
Carine 16/01/2024minha estante
Passou tanta coisa na minha cabeça com essa leitura

Cintia295 16/01/2024minha estante
Pensei tanta coisa, menos o que realmente aconteceu kkkk

Carine 09/01/2024

Ciúme, medo e consequências
"As Traquinianas" de Sófocles é uma tragédia grega que se concentra no retorno de Heracles após seu tempo como cativo nas mãos de Onfale.

A peça explora o conflito entre Dejanira, esposa de Heracles, e Iole, princesa capturada por ele durante suas conquistas.

Dejanira, temendo perder o amor de Heracles, usa um presente que acaba causando sua desgraça.

A tragédia aborda temas como o ciúme, a culpa e as consequências inevitáveis das ações humanas, mostrando o trágico destino de um herói e os dilemas morais enfrentados por aqueles que o rodeiam.

?O medo é um motivador perigoso?
Quando Dejanira percebe que foi usada, era tarde demais!

Emocionante!

Ana Paula Avila 07/01/2024

Perfeição de tragédia
Uma frase dessa tragédia descreve-a perfeitamente:
?É tolo quem calcula o dia de amanhã ou da manhã seguinte, pois que o amanhã não há antes que se conclua o dia em curso.?

Gabrielli 06/01/2024

Tragédia com T maiúsculo
Embora a leitura tenha sido um pouquinho dificultada pela tradução com a qual ainda preciso me acostumar, a leitura foi rápida. Trata da morte de um dos heróis mais fascinantes da mitologia, pelo menos para mim. A carga trágica é digna de Sófocles!

Cristina 28/12/2023

Livrinho difícil hein! Mas muito bom, algumas frases e palavras fui deduzindo o que significavam. Ainda prefiro a tragédia de Édipo e Antígona. História de amor e tristeza, um pouco mais sensível, e o coro feminino é incrível.

Arthur 31/03/2023

As traquinias
Tragédia que conta sobre o derradeiro fim de um dos maiores heróis gregos, Héracles, conta sobre o seu retorno ao lar e o posterior presente que ele recebe, uma roupa feita por um centauro, acontece que essa roupa estava envenenada e observamos, assim, os momentos finais desse herói, ao ser tomado pela dor

Carlos 17/12/2022

As Traquínias
Na versão de Sófocles do mito hercúleo, os personagens humanos e suas ações influenciam mais na trama do que os deuses em si, o que o diferencia de Eurípedes.

Ótimo posfácio e tradução de Trajano Vieira, como de costume.

Tatá 03/07/2022

"É tolo quem calcula o dia de amanhã ou da manhã seguinte, pois que o amanhã não há antes que se conclua o dia em curso"
Héracles retorna para a sua terra com mulheres escravizadas e uma delas, sua mais nova consorte: Iole. Dejanira percebe que há algo ali de diferente, que aquela mulher se destaca das outras e acaba descobrindo que não se trata de uma escravizada, mas da amante do herói. Há o mito que Héracles, num outro tempo, salvou Dejanira do centauro Nesso, com uma flechada. Antes de morrer, Nesso fala para Dejanira guardar seu sangue e quando fosse necessário, dar a Héracles para que o coração dele sempre fosse dela.
Dito isto, ficamos a imaginar: teria sido Dejanira ingênua o suficiente para acreditar num inimigo de Héracles? Como abre margem para interpretações, acredito que o sentido da frase "o amor é cego" se faz presente aqui. Quando se ama, no desespero, acredita-se em qualquer migalha que apareça, ainda que seja uma ilusão. Parece ter sido o caso de Dejanira, que manda de presente uma túnica com o sangue do centauro para Héracles, que ao vestir, será morto. Antes mesmo do fato acontecer, é como se a ficha de Dejanira caísse e ela suspeitasse que tivesse caído numa cilada. Acerta que caiu nessa cilada quando seu filho Hilo aparece, ofendendo-a pelo que fez. Dejanira é peculiar, pois é submissa, incapaz de questionar o marido pessoalmente pela a amante que surge. Demonstra fragilidade e vulnerabilidade. Quando toma uma atitude, que é preparar a túnica para dar ao Héracles, ela acaba matando-o e na sequência, ao não suportar a morte de Héracles e as humilhações de seu próprio filho, se mata.

Um clássico!

nemlanency 20/01/2021

Pluricomovente
Um exercício vocabular fantástico. É muito interessante visitar no original os primeiros relatos de histórias que são recontadas tantas vezes antes de chegar até nós.

Mario Miranda 18/11/2019

Ao contrário dos comentários abaixo - que têm todo o meu respeito - porém não possuo conhecimento de Grego Clássico para julgar plenamente o trabalho do tradutor Trajano Vieira.

As Traquínias é uma leitura de Héracles, utilizando-se de mitos distintos ao que Ésquilo usa em sua Tragédia "Héracles". Em Sófocles temos o retorno de Héracles após longos meses a sua morada, onde sua esposa, Dejanira, o aguarda. Héracles retorna a sua cidade com um Butim: um séquito de escravas. Destas, uma logo chama a atenção de sua esposa, pela sua beleza e porte distintos. Após ouvir os boatos de um informante, descobre que o seu marido apaixonou-se por esta que, na verdade, é uma princesa.

Dejanira envia ao marido um manto embevecido no sangue do Centauro Nesso, que prometeu a ela que esta seria a única maneira de manter o coração de Héracles para si. Ao contrário da Promessa, o Manto esvai as forças de Héracles, levando-o a morte. Sabendo do ocorrido, sem que este tenha ainda se consumado, e repudiada pelo seu filho, Lico, Dejanira acaba atentando contra a sua própria vida. Dejanira é uma personagem movida pelo ciúme; entretanto, o que não fica claro, é se ela tem certeza do ato que realiza ao enviar o Manto a Héracles. A dúbia resposta sem dúvida eleva a qualidade da própria Tragédia.

A Leitura de Héracles e de As Traquínias se mostra uma das raras oportunidades de relermos um dos grandes Mitos da Grécia Antiga sob a ótica de dois grandes autores, Sófocles e Eurípedes.

site: https://www.instagram.com/marioacmiranda/?hl=pt-br