As Traquínias Sófocles

Resenhas - As Traquínias

Aline Parreira 14/04/2024

De volta a literatura grega, depois de muitos anos do término da Escola de Teatro tem sido um prazer.

Reler, ler o que ainda não tinha lido, como 'As Traquínias'.

A história do herói Héracles, no retorno à sua casa, depois de passar pelos doze árduos trabalhos à que foi posto a prova.

Apesar da peça curta, a leitura não foi tão rápida. A tradução de Trajano, mais próxima do estilo poético grego, me fez ter uma leitura mais atenta, e com algumas paradas para pesquisar, o que só engrandeceu a leitura.

evf684 16/03/2024

As Traquínias
Mais uma peça de Sófocles que eu resolvi ler, dessa vez que conta a morte de Héracles, grande herói da mitologia grega.

É uma peça rápida de ler, a tradução também é boa. Héracles não é um herói que chama minha atenção na mitologia, mas essa peça voltada para o fim trágico dele é interessante.

Enfim, é uma boa leitura, mas comparada com outras peças de Sófocles talvez seja a que eu achei mais fraca.

pirocadeperuca 06/02/2024

Perfeito, a tradução é muito boa - seria melhor se houvessem notas de rodapé identificando certos elementos da mitologia, assim o texto ficaria mais rico, mas pelo contexto e pra quem já tem o básico na mente, não faz muita falta -, a leitura é rápida, o diálogo não é extenuante, apesar da linguagem e grande quantidade de adjetivos poéticos, a história é super interessante, instigante

Cintia295 14/01/2024

Adorei, rápido de ler, a tradução foi boa para pegar, apesar de ter algumas palavras complicadas, mas dá pra entender no contexto da frase.
Não conhecia essa parte da história de Hércules (Héracles) e foi tudo uma surpresa. Sim, já sabia que era uma tragédia, mas não sabia como seria.
Super recomendo.
Carine 16/01/2024minha estante
Passou tanta coisa na minha cabeça com essa leitura

Cintia295 16/01/2024minha estante
Pensei tanta coisa, menos o que realmente aconteceu kkkk

Carine 09/01/2024

Ciúme, medo e consequências
"As Traquinianas" de Sófocles é uma tragédia grega que se concentra no retorno de Heracles após seu tempo como cativo nas mãos de Onfale.

A peça explora o conflito entre Dejanira, esposa de Heracles, e Iole, princesa capturada por ele durante suas conquistas.

Dejanira, temendo perder o amor de Heracles, usa um presente que acaba causando sua desgraça.

A tragédia aborda temas como o ciúme, a culpa e as consequências inevitáveis das ações humanas, mostrando o trágico destino de um herói e os dilemas morais enfrentados por aqueles que o rodeiam.

?O medo é um motivador perigoso?
Quando Dejanira percebe que foi usada, era tarde demais!

Emocionante!

Ana Paula Avila 07/01/2024

Perfeição de tragédia
Uma frase dessa tragédia descreve-a perfeitamente:
?É tolo quem calcula o dia de amanhã ou da manhã seguinte, pois que o amanhã não há antes que se conclua o dia em curso.?

Gabrielli 06/01/2024

Tragédia com T maiúsculo
Embora a leitura tenha sido um pouquinho dificultada pela tradução com a qual ainda preciso me acostumar, a leitura foi rápida. Trata da morte de um dos heróis mais fascinantes da mitologia, pelo menos para mim. A carga trágica é digna de Sófocles!

Cristina 28/12/2023

Livrinho difícil hein! Mas muito bom, algumas frases e palavras fui deduzindo o que significavam. Ainda prefiro a tragédia de Édipo e Antígona. História de amor e tristeza, um pouco mais sensível, e o coro feminino é incrível.

Arthur 31/03/2023

As traquinias
Tragédia que conta sobre o derradeiro fim de um dos maiores heróis gregos, Héracles, conta sobre o seu retorno ao lar e o posterior presente que ele recebe, uma roupa feita por um centauro, acontece que essa roupa estava envenenada e observamos, assim, os momentos finais desse herói, ao ser tomado pela dor

Carlos 17/12/2022

As Traquínias
Na versão de Sófocles do mito hercúleo, os personagens humanos e suas ações influenciam mais na trama do que os deuses em si, o que o diferencia de Eurípedes.

Ótimo posfácio e tradução de Trajano Vieira, como de costume.

Tatá 03/07/2022

"É tolo quem calcula o dia de amanhã ou da manhã seguinte, pois que o amanhã não há antes que se conclua o dia em curso"
Héracles retorna para a sua terra com mulheres escravizadas e uma delas, sua mais nova consorte: Iole. Dejanira percebe que há algo ali de diferente, que aquela mulher se destaca das outras e acaba descobrindo que não se trata de uma escravizada, mas da amante do herói. Há o mito que Héracles, num outro tempo, salvou Dejanira do centauro Nesso, com uma flechada. Antes de morrer, Nesso fala para Dejanira guardar seu sangue e quando fosse necessário, dar a Héracles para que o coração dele sempre fosse dela.
Dito isto, ficamos a imaginar: teria sido Dejanira ingênua o suficiente para acreditar num inimigo de Héracles? Como abre margem para interpretações, acredito que o sentido da frase "o amor é cego" se faz presente aqui. Quando se ama, no desespero, acredita-se em qualquer migalha que apareça, ainda que seja uma ilusão. Parece ter sido o caso de Dejanira, que manda de presente uma túnica com o sangue do centauro para Héracles, que ao vestir, será morto. Antes mesmo do fato acontecer, é como se a ficha de Dejanira caísse e ela suspeitasse que tivesse caído numa cilada. Acerta que caiu nessa cilada quando seu filho Hilo aparece, ofendendo-a pelo que fez. Dejanira é peculiar, pois é submissa, incapaz de questionar o marido pessoalmente pela a amante que surge. Demonstra fragilidade e vulnerabilidade. Quando toma uma atitude, que é preparar a túnica para dar ao Héracles, ela acaba matando-o e na sequência, ao não suportar a morte de Héracles e as humilhações de seu próprio filho, se mata.

Um clássico!

nemlanency 20/01/2021

Pluricomovente
Um exercício vocabular fantástico. É muito interessante visitar no original os primeiros relatos de histórias que são recontadas tantas vezes antes de chegar até nós.

Mario Miranda 18/11/2019

Ao contrário dos comentários abaixo - que têm todo o meu respeito - porém não possuo conhecimento de Grego Clássico para julgar plenamente o trabalho do tradutor Trajano Vieira.

As Traquínias é uma leitura de Héracles, utilizando-se de mitos distintos ao que Ésquilo usa em sua Tragédia "Héracles". Em Sófocles temos o retorno de Héracles após longos meses a sua morada, onde sua esposa, Dejanira, o aguarda. Héracles retorna a sua cidade com um Butim: um séquito de escravas. Destas, uma logo chama a atenção de sua esposa, pela sua beleza e porte distintos. Após ouvir os boatos de um informante, descobre que o seu marido apaixonou-se por esta que, na verdade, é uma princesa.

Dejanira envia ao marido um manto embevecido no sangue do Centauro Nesso, que prometeu a ela que esta seria a única maneira de manter o coração de Héracles para si. Ao contrário da Promessa, o Manto esvai as forças de Héracles, levando-o a morte. Sabendo do ocorrido, sem que este tenha ainda se consumado, e repudiada pelo seu filho, Lico, Dejanira acaba atentando contra a sua própria vida. Dejanira é uma personagem movida pelo ciúme; entretanto, o que não fica claro, é se ela tem certeza do ato que realiza ao enviar o Manto a Héracles. A dúbia resposta sem dúvida eleva a qualidade da própria Tragédia.

A Leitura de Héracles e de As Traquínias se mostra uma das raras oportunidades de relermos um dos grandes Mitos da Grécia Antiga sob a ótica de dois grandes autores, Sófocles e Eurípedes.

site: https://www.instagram.com/marioacmiranda/?hl=pt-br

Deborah 04/01/2017

Sófocles e o destino
A peça encerra a história de Herácles e Dejanira.

Com várias alusões à tradição mitológica, a história mostra o entrelaçamento de várias atitudes que culminam na tragédia.
Como é típico de Sófocles, a peça gira em torno de profecias que somente são entendidas em suas conclusões.

Apesar da linguagem rebuscada, é uma boa leitura para os interessados em antiguidade grega.