A Educação Estética do Homem

A Educação Estética do Homem Friedrich Schiller

Resenhas - A educação estética do homem

Cesinha 16/04/2017

Esses escritos de Schiller dão forma à nascente disciplina da estética (ciência da sensualidade, das funções sensoriais) que é irmã da lógica (ciência da razão, das funções cognitivas conscientes).
Apesar dessa palavra, estética, ter sido sucateada popularmente, filosoficamente ela tem um grande poder: na rabeira da obra kantiana, a estética se põe como a intermediadora entre a lógica (mundo das ideias perfeitas e demonstráveis) e da natureza (mundo físico com sua subliminar lógica ainda pouco explicável), onde a estética, por meio dos nossos sentidos, busca paralelos entre nossa função racional e a realidade da natureza.
Partindo dessa formulação de estética, esses escritos expõem as feridas causadas pela tirania da razão, que colocou-se culturalmente acima das sensações, reprimindo-as, e tirou do homem a capacidade de uma vida plena, ao tirar-lhe o ferramental sensorial.
Schiller propõe novas bases para a civilização humana, fundadas na estética (diferindo, do que pode parecer a princípio um esteticismo a la Wilde, que confunde o sublime belo como conexão perfeita entre corpo e alma com o belo socialmente valorizado).
A base dessa nova civilização é a troca, do princípio do desempenho (ou seja, só presta aquilo que é útil, tendendo à coisificação das funções humanas, é necessário transformar nossas ideias em coisas, e só a partir daí tal ideia presta) para um princípio lúdico (não hedonista, necessariamente) que privilegie a imaginação como motor das ações humanas, e quando dizemos imaginação, não se trata de fantasias (nem um misticismo estilo New Age) mas da utilização da força do espírito do homem, e quando dizemos espírito, não se trata necessariamente do conceito espiritualista, mas sim do espírito que forma o juízo, o julgamento estético do homem, ou seja, a intermediação entre realidade física e realidade lógica e racional do ser humano.
Para Schiller, somente com uma educação estética, uma educação que permita ao homem criar e imaginar sobre sua vida, que tenha liberdade de pensamento e realização, somente com esse tipo de educação não tecnicista/autoritária, o homem pode alcançar a liberdade.