Gênesis no Espaço-Tempo

Gênesis no Espaço-Tempo Francis Schaeffer

Resenhas - Gênesis no Espaço-Tempo

alvsalmeida 31/12/2023

Como entender o presente século?
É basicamente isso do que o livro se trata. Basicamente ainda é uma palavra muito limitante para a riqueza de detalhes apresentada pelo autor, já que Schaeffer esmiuça esses primeiros capítulos de Gênesis e trazendo provas concretas com diversos outros livros e escritos por toda a Bíblia, inclusive dentro de Apocalipse. Em suas palavras podemos entender muito da divisão e da falta de sentido na vida do homem do dia de hoje. E por mais que somos frutos de uma Queda, também podemos ser frutos de um Deus que se fez como homem para esmagar a cabeça do causador da Queda. Esclarecedor e, para mim, inspirador.

Pri 16/04/2024

Um livro bom, com alguns poréns
Esse livro tenta explicar como Gênesis se encaixa no espaço tempo, mas sem correlacionar muitas coisas com a ciência. Eu esperava mais correlações, por exemplo, o fato dos registros dos primeiros homens serem encontrados na África e as histórias bíblicas também serem iniciadas por lá.
Ele também aborda como histórias como o dilúvio são contadas por diferentes culturas e coloca a história original como a correta.
Mas esperava mais essa correlação, mesmo que não dê pra encaixar o livro de Gênesis com a ciência, ele poderia explorar esses pontos.
Uma das coisas que me incomoda muito na narrativa bíblica é a centralização do homem como se ele fosse o ser mais especial em detrimento dos demais seres. Creio que a Bíblia fundamentou muitos dos discursos que temos hoje justamente por essa posição. E os teólogos, a exemplo desse, não retiram ou diminuem, mas seguem reafirmando.

Algumas colocações:

"É verdade que, ao criar o homem como fez, Deus criou a possibilidade do mal. Porém, a mera possibilidade do mal não é realização sua."

?Para a teologia, como tal, é uma questão de total indiferença há quanto tempo o homem existe na terra?.