Poemas

Poemas Gregório de Matos

Resenhas - Poemas

Bruno.T 01/08/2023

"Nasce o sol e não dura mais que um dia,
Depois da luz se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristeza e alegria.

Porém se acaba o sol, por que nascia?
Se é tão formosa a luz, por que não dura?
Como a beleza assim se transfigura?
Como o gosto da pena assim se fia?

Mas no Sol e na Luz falte a firmeza,
Na formosura não se dê constância,
E na alegria sinta-se tristeza.

Começa o mundo enfim pela ignorância,
E tem qualquer dos bens por natureza
A firmeza somente na inconstância."

Gregório de Matos Guerra

Danielle665 03/08/2022

Razoável
O livro é literatura barroca brasileira do século 17, então para quem não gosta é bem maçante. Eu li por conta da escola e cada página, praticamente, é um poema.

anafbranco 13/12/2021

caras só li por causa da faculdade porem esse cara era bao

bonitinho demais os q tem q ser bonitinho e inteligente demais os q tem q ser inteligente

a linguagem q eh f*da ne mas faze oq

Bel 17/05/2021

Simplesmente perfeito
A forma com que ele escreve, sem barreiras entre suas ideias e sentidos é maravilhoso. Uma obra da época do barroco que consegue tocar até mesmo os que vivem no mundo contemporâneo. Gregório de Matos tem uma escrita impecável e com poemas memoráveis.

Anne Laufeyhive 12/04/2020

Gregorio de Matos não tinha papas na língua, então ce vai encontrar poema de todo tipo aqui (por isso o apelido dele era Boca do Inferno)

Miria80 26/09/2015

Difícil.
Já que ainda não tem nenhuma resenha para este livro, vou deixar aqui uma espécie de comentário.
O livro nada mais é do que uma seleção de poemas do escritor baiano barroco Gregório de Matos. Nele você encontrará também uma biografia do autor, comentários de estudiosos sobre a vida e a obra deste, um glossário com as palavras mais difíceis (que são muitas) e mais algumas informações sobre o período literário.
Na faculdade, estudei, assisti alguns vídeos e li vários poemas de Gregório, mas só agora tentei ler sozinha uma seleção de poemas. A linguagem utilizada é muito rebuscada (característica do barroco), há uma infinidade de hipérboles, paradoxos e antíteses. Em sua maioria, os poemas fazem críticas sociais a Bahia, a política da época, aos religiosos, aos negros e mulatos (achei de teor bastante preconceituoso) e mostra o próprio conflito do autor entre a religiosidade e a promiscuidade. Existem também alguns poemas eróticos, com palavrões que ainda são usados nos dias atuais.
Eu achei os poemas de difícil compreensão, além de falarem muito sobre os mesmos temas e achei cansativo o fato de alguns serem bastante longos. No entanto, é uma leitura que vale a pena, principalmente para vestibulandos. Mas não podemos esquecer que são poemas escritos em meados de 1600, por isso o teor racista. E quanto as palavras difíceis, a maioria dá para se entender pelo contexto; o fato de eu não ter gostado muito está mais relacionado a temática.