An Abundance of Katherines

An Abundance of Katherines John Green

Resenhas - An Abundance of Katherines

Lazloandsarai 01/05/2023

An Abundance of Katherines
This book has got a whole energy of its own, I would say. It reminds my so much of my school life as a teenager. As a quite nerdy person myself, I can say that this time, John Green portrayed us rather accurately. I just really enjoyed the plot of this book. The idea of a couple of teenagers on a mission to prove if romance can be mathematically analysed absolutly blew me away somehow. I just can't explain it exactly, but this book will, for sure, stay with me for a while.

Glória Virgínia 17/02/2023

Ai ai João Verde
Foi divertido até não ser mais, começa bem a ideia parece boa mas quado vc vê já passaram mais de 100 paginas e o livro continua na mesma onda e se arrastando... O personagem principal é chato mas os outros são interessantes mesmo assim continua chato. Eu ri em algumas partes pq chega a ser um livro divertido onde falta sentido tem risadas por isso 3,5 estrelas

anasiviero 17/07/2022

an abundance of katerines
Me senti extremamente representada com esse personagem. Não sou uma criança prodígio mas em alguns momentos me considero nerd.
Amei os personagens e o desenrolar da história, a leitura foi muito viciante e fluiu muito!

LuAze.Gabrielle 28/03/2022

John Green e Katherines
Mais uma história do John Green em que leio, e fico encantada com a forma com que esse autor consegue repassar as emoções de um amor que teve seu fim.

Dessa vez, por incrível que pareça, John Green não me fez derramar lágrimas como em "A culpa é das estrelas", mas deixou com o coração quentinho em algumas partes. O livro em si, na verdade, possui partes bem complexas, principalmente na descrição dos cálculos do teorema. Mas que eu incrivelmente consegui entender mesmo estando em inglês.

Esse livro me ajudou bastante com o vocabulário em inglês e em algumas coisas de gramática, já que era bem fácil de compreender de acordo com o meu nível "avançado" de inglês.

John Green me deixou com uma pequena lição no final desse livro que apenas quero deixar pra mim mesma. O que me faz dizer que recomendo esse livro para aqueles que querem ler os outros livros do John Green, mas com a mente aberta, pois acredito que algumas atitudes do principal elas devem ser levadas em outras hipóteses. Fora isso, o livro é realmente muito bom.

Pedro 07/02/2022

Fofo
Os personagens são muito únicos e cativantes. Fiquei imaginando depois sendo o Tom Holland, a Zendaya e o amigo do homem-aranha fazendo esses papéis ?

lz.campos 27/01/2022

3.5/5
Particularmente, acho o enredo da história não tão interessante. Para mim, é mais uma leitura leve que distrai. Apesar disso, acho sim maneiro a forma como o Colin aceita sua vida e existência como são, principalmente após finalizar seu teorema. Acho um livro bom para quem está passando por um momento mais introspectivo e deseja ler algo leve.

Ana 24/05/2021

Um novo olhar.
É muito engraçado como as releituras funcionam comigo.
Geralmente se passam MUITOS anos antes que eu decida reler um livro ( No caso desse foram 8 longos anos) e eu costumo guardar sentimentos muito bons no meu coração apesar de não lembrar da estória em si.

Me lembro de amar esse livro no auge dos meus 16 anos e eu acredito que seja pelo fato de o John Green não matar ninguém.
Depois de uma sequência de:
"A culpa é das estrelas" ( favorito e destruidor de corações) e "Quem é você, Alasca?" (Não sei nem definir) eu estava feliz em ler e não sofrer.

Hoje em dia, com meu olhar mais crítico (ou chata coração de gelo como minhas amigas gostam de pontuar) eu vejo falhas, mas não consigo odiar.

A primeira coisa que me ocorreu foi:
Meu deus, esse menino teve 19 namoradas??????
E elas todas terminaram com ele???
QUAL O PROBLEMA DELE?

E é exatamente o que a gente vai descobrir.
O Colin é um tanto quanto inseguro, egocêntrico, sem muita percepção dos outros.
Ele muda?
Não exatamente. Porém dá o primeiro passo pra melhorar.

A Lindsey é uma personagem legal e que tem vários bons pensamentos, mas também vários pensamentos errados.

Por último, eu não me lembrava que o melhor amigo do Colin era libanês e muçulmano, isso é bem interessante. Apesar de as vezes me irritar com ele e algumas falas, era um cara legal.

Falando sobre o enredo:
Eu acho que faltou, faltou a versão dos fatos pelo lado das Katherine's, faltou protagonismo da Lindsey, faltou aquela pitada de maior profundidade que eu sei que o John sabe dar.

Minha parte predileta desse livro são as notas de rodapé.
Aquilo que é desinteressante pra outros, pra mim é extremamente divertido. Eu gosto demais.
Sobre o inglês:
Comecei a ler em inglês mas migrei pra versão português pois muitas coisas técnicas são ditas e isso dificulta o entendimento e aumenta o nível de inglês necessário.

Gostei de reler

É isso..
elyrix 25/05/2021minha estante
nossa que amigas péssimas essas suas viu...

Ana 25/05/2021minha estante
NÉ????
você é muito atriz mesmo viu Riely.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

elyrix 25/05/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKK APAGA N SEI DOQ VC TA FALANDO

SAVieira 27/05/2021minha estante
Mds kkkk

Manu 21/04/2021

Esperava mais...
Comecei a ler logo depois de terminar Looking for Alaska, que é realmente cativante, com personagens que te prendem, mas não senti o mesmo em An Abundance of Katherines. Achei o personagem principal muito auto-centrado, reclamão e o enredo meio parado, no geral. Quando eventos realmente interessantes começam a acontecer o livro acaba.

Isalembo 17/12/2020

O livro tem uma narrativa boa porém uma história fraca. É uma leitura rápida mas que não te prende. Não é uma história super interessante e o final é bem previsível!

estantedahyana 02/09/2020

Ótima leitura! Recomendo!
Essa é uma leitura essencial quando se quer refletir sobre amor, amizade e família. De forma leve e bem-humorada, o autor aborda diferentes religiões e religiosidades, fugindo do clichê e ainda aborda da forma mais simples possível a matemática!

nunesariane 08/08/2020

esperava mais
esse foi o quinto livro do john green que li, e sinceramente, achei a história meio fraca...

pedro 20/07/2020

An Abundance of Terrible Characters
Depois de terminar esse livro posso me considerar um guerreirinho, não só por ter conseguido chegar ao final me importante quase nada com a história e os personagens como também por ter conseguido superar a puta ressaca literária que ele me deixou ao longo da leitura. Mas como listar tudo que me incomodou no livro deixaria essa avaliação com quase o mesmo número de páginas do próprio, vamos direto aos principais pontos que me incomodaram:
? Hassam: de longe o personagem mais engraçado e carismático do livro inteiro, e o que mais me irritou foi que ele foi super resumido a "o melhor amigo", durante as 200 e poucas páginas do livro nenhum momento consegui de fato entender e conhecer mais dele além do superficial, ele poderia ser muito melhor explorado e apronfundado, mas ele fica apenas com o alívio cômico e o interesse de entrar mais na cabeça e saber mais sobre as motivações dele.
? Lindsey e o (TOC) The Other Colin: o velho clichê de "colocar o interesse romântico do protagonista pra ter um namorado e ter mais drama enquanto o romance vai desenvolvendo" bem, aí existem dois problemas principais 1) o romance é mau desenvolvido, especialmente porque eles dois agem mais como amigos do que romanticamente por pelo menos 80% do livro, chegamos assim ao segundo ponto que me incomodou 2) pra acelerar eles ficarem juntos ela teria que primeiramente terminar o relacionamento é claro, então vamos desde o começo colocar o namorado pra ser burro (dessa forma o Colin, que já é um prodígio diga-se de passagem, vai parece ainda mais inteligente) e um babaca assim o Colin vai poder salvar o dia fazendo a coisa certa e (por coincidência ou não) isso resulta em ficar com a garota.
? Todos os outros personagens: tirando a Hollis, a mãe da Lindsey, todos os outros personagens são completamente unidimensionais e esquecidos, se me perguntassem o nome de mais alguém o máximo que eu conseguiria lembrar seria de 3 e só os amigos da Lindsey porque eles aparecem pelo menos umas 5 vezes ao longo da história, mesmo assim eles em questão de personalidade tem a mesma quantidade que uma porta.
? 90% das "piadas" são totalmente sem graça e forçadas, e as outras 10% são em partes algumas feitas pelo Hassam e outras sarcasmou e/ou por um milagre algum anagrama que o Colin fez que até ficou engraçadinho.
? As Katherines: pra começar que das 19 katherines só 2 realmente são importantes e relevantes tanto pra história como pro Teorema que ele tá desenvolvendo, sendo elas a Primeira (que também é Décima Nona, ou seja são apenas 18 garotas chamadas Katherine não 19 mas enfim) e a Terceira, e eu só estou mencionando a 3 porque ela é parte crucial do problema no desenvolvimento do Teorema mesmo. Mas conhecendo agora o que eu conheço do Colin eu diria que a coisa mais surreal do livro é: 18 garotas diferentes (com mesmo nome ou não) terem aguentado ele.

Pra não parecer que eu só joguei pedras nesse livro, vamos para pontos que me agradaram (não foram muitos):
? A ideia que o Colin quer tanto ser um gênio, criar ou descobrir algo porque ele teme o esquecimento é legal, e poderia ter tornado o personagem bem mais fácil de empatizar, mas assim como o romance essa idéia é apenas pincelada e mau aprofundada, sendo abordada mais nos últimos capítulos.

_julianapinho_ 16/04/2020

Original, but not the best
Dos livros que li do autor até agora, este foi com certeza o mais difícil de terminar e o que eu menos gostei. O livro conta a história de Colin Singleton, um garoto de 17 anos que tem um QI acima da média (detectado desde a sua infância)., basicamente um prodígio, é fascinado por anagramas e palavras, ah e é claro, por Katherines (só as escritas exatamente com a grafia ao lado), Colin só namora Katherines e sim, acredite, com apenas 17 anos já namorou 19 delas, para mim aí está o primeiro problema, um fato um tanto quanto improvável que serve de base para todo o desenvolvimento da história.
O término com a última, entretanto foi pior, ao ponto de ele largar tudo e embarcar em uma road trip de última hora com seu melhor amigo, Hassan. Sob uma proposta de trabalho para o verão Colin e Hassan ficam na cidade de Gutshot, Tennessee e acabam por conhecer melhor a família que os abrigou, Lindsey (a personagem mais legal em minha opinião) e seus amigos. Colin começa a criar um teorema mirabolante e calculista envolvendo relacionamentos e seus términos e a história vai se desenvolvendo.
Antes mesmo de dizer isso tudo imagino que apenas lendo a sinopse você já consiga prever o desenrolar dessa história,odeio spoilers, mas o próprio livro me deu spoilers nas primeiras páginas por ser um tanto quanto previsível a maneira como Colin resolveria seu problema com Katherines, e esse foi outro dos principais problemas que me fizeram não gostar tanto desse livro como gosto dos outros.
Apesar de tudo, no geral o livro tem uma proposta de personagens interessante e original.

John 15/04/2020

Excelente
A principio não achei que seria tão bom, mas confesso que não estava ?levando a sério?. A história é muito bem escrita e evolui bem conforme a leitura avança. Confesso que dá metade do livro para frente, não consegui parar e tive que ler de uma vez só.