Conhecimentos Bancários em tópicos

Conhecimentos Bancários em tópicos Guilherme Cabral

Resenhas - Conhecimentos Bancários em tópicos

Lethycia Dias 11/09/2021

Material bastante detalhado, com informações complementares e questões comentadas
Comecei a ler este livro no fim de julho, com intenção de estudar me aprofundando mais na área em que estou trabalhando, mas também de me preparar para um concurso público. E como material de estudo, eu diria que foi uma boa escolha.
O título "Conhecimentos bancários em tópicos" é bem adequado, porque o livro é realmente estruturado em tópicos, separados por assunto entre os diferentes serviços ou produtos bancários e financeiros, que formam os capítulos do livro. Assim, dentro de cada capítulo, cada parágrafo é um "tópico" sobre o assunto tratado, apresentando informações de como se estrutura o sistema financeiro e bancário brasileiro, quais os produtos e serviços oferecidos, a quem são destinados, como funcionam, quais leis regem tal serviço e quais órgãos regulamentam os bancos, instituições financeiras, bolsas de valores, entre outros.
E cada "assunto" é complementado por algumas questões de concurso público a seu respeito, acompanhadas de gabarito e comentários do autor, o que ajuda muito a fixar o aprendizado e relembrar coisas nas quais não prestamos muita atenção. E conteúdo de questões de prova varia em qualidade ao longo do livro, porque enquanto algumas questões esmiúçam o assunto, nos colocando de verdade para pensar, outras são bem simples e chegam a se repetir. Eu diria que os comentários do autor são mais valiosos do que o gabarito das questões em si, porque em alguns casos, o autor aponta que a questão seria passível de anulação ou questionamento, por conter resposta errada ou dúbia no gabarito original. Em outros casos, o autor também aponta questões que, na época em que foram aplicadas, porém ter um resultado, mas hoje em dia, devido a mudanças de regulamento ou legislação, porém ter outro resultado, com a resposta do gabarito sendo considerada falsa ou incorreta.
O livro ainda contém algumas tabelas e gráficos com informações e conteúdos que complementam o texto principal, mas o formato e-book não favorece a leitura desses conteúdos, visto que os gráficos e tabelas não podem ser ampliados ao tocar na tela, como seria de se esperar da leitura de um livro digital bem-diagramado. Entretanto, o conteúdo visual é bem pouco em comparação ao texto de tópicos, então considero que não prejudica muito a compreensão da leitura ou a qualidade do material.
É um livro de conteúdo denso e extenso, e tanto pela densidade e nível de detalhes quanto pela quantidade de páginas, não se pode esperar uma leitura muito rápida. Até mesmo pela necessidade de leitura para estudo, acredito que o melhor seja fazer uma leitura mais atenta, e por isso, não tão rápida.
Apesar da qualidade do conteúdo, o livro pode estar já um tanto defasado. É publicado em 2014, já tem 7 anos de circulação, e logicamente, não compreende novas mudanças de legislação e regulamento relacionadas a bancos e instituições financeiras. Para quem deseja estudar, é necessário complementar com material mais recente e atualizado.

site: https://amzn.to/3lmp4Bc