A máquina de contar histórias

A máquina de contar histórias Maurício Gomyde

Resenhas - A Máquina de Contar Histórias

ArthurAlves 29/09/2021

Uma surpresa incrível
O que o Maurício Gomyde fez aqui? O livro é uma história maravilhosa, cheia de risadas e muitas, muitas lágrimas.

É um dos livros que te prendem desde a primeira página, isso é. É cheio de referências, é sim. E te transporta para vários cenários e cenas diferentes.

Leitura tranquila e gostosa.
Recomendo muito.

Belly 04/09/2021

A máquina de contar clichês...
Vinicius Becker é um escritor famoso mundialmente, tem diversos best sellers emplacados e fãs no mundo inteiro. Ele só não é famoso no lugar que mais precisava, dentro de sua própria família. Consumido pelos compromissos e com a interminável agenda de eventos e lançamentos, Vinicius se afasta totalmente de suas duas filhas, Vida e Valentina e de sua esposa Viviana, que sofre com um câncer em estágio terminal.
Para piorar mais ainda sua relação com a família, ele não está ao lado delas quando a esposa falece, levando a família totalmente à ruína com mais essa falta imperdoável. Valentina, que é a filha mais velha e a que mais sentiu a falta de Vinicius ao longo dos anos, se revolta totalmente contra o pai, deixando vir à tona anos de angústia, raiva, frustrações e a marca da ausência de Vinicius, que ela sequer consegue chamar de pai.
Após a perda da esposa, ele decide dar um novo rumo à sua vida e sua família, reconhecendo o quanto errou e o quanto poderia ter feito de diferente na vida delas e parte para uma jornada de descobertas e tentativa de reaproximação das filhas.
Eu preciso dizer que eu gostei muito da escrita do Maurício Gomide, ele sabe como prender um leitor, mas a história em si me incomodou demais! Primeiro, as conversas dos personagens é cheia de frases clichês, frases de efeito e em alguns momentos, cheias de palavrão. Segundo, o pai quer conquistar o amor das filhas e sai numa jornada rumo à Europa (fica fácil assim, né!). Essa viagem deles foi o que mais me incomodou pois foi mostrando o quanto o pai achou que seria fácil se aproximar das filhas fazendo todas as suas vontades nos melhores lugares do mundo.
Ele se esforçou muito mas anos de ausência e falta de amor não podem ser apagados em poucos dias de uma Eurotour, distribuindo notas de 50 reais e fazendo os passeios mais incríveis. Tudo isso me incomodou muito e acabou deixando o livro com uma nota 3, bem razoável...
GiSB 04/09/2021minha estante
??

Lia 25/05/2021

Eu amei esse livro,é uma livro que recomendo que qualquer pessoa ,só tem que saber q vai chorar q nem um bebê

Estante da Hellen 19/05/2021

A máquina de contar histórias
"Escrever é muito mais do que uma profissão. É uma atitude de amor, de entrega ao que se quer contar"

Que livro lindo, sem palavras... só leiam!!

Gabriela.Theis 14/05/2021

Um bom livro
Gostei de fazer a leitura desse livro, ele é bem curto, achei ele direto ao ponto, é muito bem escrito. Gosto do autor, comprei esse livro porque havia lido surpreendente e amado e então, quis comprar outro livro do autor.

MarcusASBarr 09/03/2021

As demandas da vida...
Uma obra que inicialmente me pareceu um tanto formatada e cheia de padrões, mas que ao correr da história se mostrou com grande dramaticidade e sensibilidade, claro, chegando a emocionar.
Este livro é como uma homenagem aos leitores e escritores, também. Além de mostrar o despertar do talento, superação de dificuldades no início de carreira, o fundamental apoio recebido, drama familiar, a fuga no trabalho e o impacto que causa a ausência, mostra a ideia e o processo criativo adotado pelos que nos brindam com belas histórias.
Uma obra para os amantes da literatura e para refletir sobre o nosso tempo e o que fazemos com ele, tentando dosá-lo para que possamos viver nossos momentos e e conseguir condições para poder vivê-los. Conciliar as demandas é o grande desafio: estudo, interesses pessoais, trabalho, família, amigos, e tudo o que faz parte de nossa vida e nos faz bem e dá sentido a ela.

Dayse.Carla 18/01/2021

Primeiro contato com o autor
Outro livro que tenho há séculos e só li agora! Afff... livro lindo, cheio de amor e superação. Recomendo com certeza!

Bell 20/07/2020

Gostosinho de ler
O @mauriciogomyde é meu escritor nacional favorito!!
A família V de verdadeira é composta por Vinícius (O escritor), Viviana (A mãe), a Valentina ( A filha adolescente) e Vida (A fadinha, a caçula).
Vinícius perde o amor da sua vida na noite que ele julgava ser a mais importante de todas na realização do seu sonho de ser um grande escritor. Ele já tinha conquistado muitas coisas, e já tinha vendido incontáveis livros, dado entrevistas e autógrafos, mas ele só percebe que tudo isso é considerado um nada quando Viviana lhe é arrancada numa noite que ele se quer atendeu o telefonema da filha.
Vinícius não desiste da sua família, e prova que por mais frágil que esteja a relação familiar ela é para sempre.
Um escrita muito gostosinha de ler, que nos leva intimamente para uma viagem com a Família V de verdadeira ?
????4/5

Fabricio 02/07/2020

Um livro marcante
Sendo direto, o livro é marcante. Sou o tipo de pessoa que tem uma péssima memória, mas lembro perfeita mente da história e já faz bastante tempo que o lí, por isso categorizo-o como marcante.

Logo de inicio o livro apresenta um acontecimento que deixa em pó até o coração mais rígido. E durante uma viagem o pai que sempre foi dedicado a carreira, por consequente ausente, tenta se reaproximar de suas filhas.

larissinha 18/04/2020

A Máquina de Contar Histórias, por Maurício Gomyde, é um livro intrigante, avassalador, simples e que carrega em sua essência o grande amor que os escritores têm pela escrita. Publicado pela editora Novas Páginas, o livro nos leva a diversos cenários e desenvolve a trama tão perfeitamente que faria inveja a muitos escritores.

Maurício é um contador de histórias de mão cheia. Com apenas esta trama, pôde desenvolvê-la em diálogos, reflexões, cenários e trilha sonora a tal ponto que tomamos as dores das personagens e torcemos para a reconciliação de uma família que perdeu seu principal elo e coluna, Viviana. A família V, tão bem estruturada e ambientada pelo autor, torna a ser nosso objetivo para concluir a leitura. Os personagens fortemente criados e apresentados nos fazem refletir sobre as diferentes personalidades que uma família agrega. Há, ainda, o toque da jornada de um escritor que há muito perdeu sua essência e a reencontra em sua filha, uma escritora muito melhor que seu mestre. É incrível como quem é escritor se identifica e encontra na história tudo aquilo que passou ao enfrentar o grande desafio que é escrever.

Este livro é altamente recomendado para aqueles que querem uma leitura leve, complexa em sua simplicidade e apaixonante a cada diálogo e reflexão. Que mais livros como este surjam em nossa literatura nacional. Que mais máquinas de contar histórias surjam em nosso país.

Janaina Bessoni 07/04/2020

Gostei e recomendo!
Um escritor famoso que, num momento difícil pra família, quando sua esposa sofre em estágio terminal do câncer, ele se distancia e mergulha no trabalho. Agora ele precisa recuperar o amor e o respeito da filha adolescente.

Priscila.Pieper 25/02/2020

A MÁQUINA DE CONTAR HISTÓRIAS
“Eu já errei demais, e você não vai me dar uma chance de consertar? Todas as pessoas do mundo merecem uma chance. Até as piores, como eu” (P. 86)

Se envolver no trabalho para se esconder dos problemas, ou enfrentar a dura realidade, é daqueles dilemas bem conhecidos, que se transforma em temática neste livro do Nicholas Sparks brasileiro. Em A Máquina De Contar Histórias, Gomye nos apresenta a vida da família V, um pai insensível e ocupado, uma mãe despedindo-se deste mundo, uma filha rebelde e a filha inocente. .

Apesar da temática clichê, a obra de Gomye parece mais com uma pegadinha. No início, o autor nos engana com o estilo meloso, enquanto que as personagens se desenvolvem de forma bem inusitada, nos levando à um final já bem conhecido. Todo o percurso é tratado com delicadeza pelo o autor, que nos faz passear pela mente de cada personagem, nos fazendo entender o conflito interno de cada uma delas.

Vinícius, é um autor consagrado que está prestes a lançar mais uma de suas obras que se tornará um best-seller em poucos meses. Afundado em sua fama e escrita, não se dá conta que em um quarto de hospital, a pessoa que ele mais amou se despede deste mundo. .

Enquanto isso, sua filha mais velha Valentina, de 16 anos, acaba alimentando um ódio por ele. Até que com certa razão, já que a responsabilidade de Vinícius, de acompanhar Viviana, sua esposa, durante a luta contra o câncer, fora transferida para a filha. Depois de muito pensar e analisar uma forma de recuperar o amor das filhas e resgatar o tempo perdido, Vinícius propõe uma viagem. .

Do início ao fim do livro, somos cercados
por um estilo de narrativa ja batido. Nada contra, afinal, esse tipo de história faz o leitor empatizar. O diferente da obra é deixado para o clímax, quando Vinícius descobre mensagens de sua filha trocadas com uma estranha. Finalmente os clichês são jogado de lado e o ponto mais interessante da obra nos é apresentado. Mas infelizmente logo seguida, voltamos ao roteiro sessão da tarde e o livro se encerra com final feliz.

site: https://www.instagram.com/vestidadeletras/

Tata 11/05/2019

Pai e filha velha não são fácil.
O pai perdeu a esposa porque ela ficou muito doente como leucemia. O pai cuidou duas filhas dele pois não acostumou .
Amei por exemplos .

Adriana1161 10/12/2018

Renascimento de uma família
Que livro bom!!! Gostoso de ler, muito bem escrito!
Amei a escrita e já quero ler todos os outros livros do autor!
É uma história envolvente, cheia de sensibilidade e algumas reviravoltas na medida certa. Parece que estamos assistindo a uma novela, um seriado.
Escrita cativante, daquelas que não dá pra largar!
Recomendo!
Ótimo conhecer novos autores nacionais talentosos!
Essa máquina podia nunca parar de contar histórias!
Personagens: Vinícius, Viviana, Valentina, Vida, Lourdes, Arnaldo