A máquina de contar histórias

A máquina de contar histórias Maurício Gomyde

Resenhas - A Máquina de Contar Histórias

Nathy 18/07/2014

A Máquina de Contar Histórias – Maurício Gomyde – #Resenha | O Blog da Mari
Quando peguei esse livro já tinha visto muitas pessoas dizendo que era ótimo e que nossa era mesmo uma superação. Então comecei com uma expectativa de que seria uma boa leitura e acabou sendo, mas tiveram alguns pontos que me incomodaram um pouco. Também imaginei que seria um pouco no estilo do livro O Presente, ou seja, um homem que tem problemas para lidar com seu trabalho e dar todo o apoio para sua família até que aos poucos consegue reconquistá-los. Apesar de uma temática parecida tem elementos muito diferentes e gostei da forma como foi desenvolvida nesse livro. Ainda que nada pareça fazer sentido ou se encaixar com o período de sofrimento que a família está vivendo depois tudo se resolve de um jeito que sinceramente não estava esperando.

Tive um pouco de dificuldade em me conectar com os personagens. O Vinicius é um autor famoso e com o mundo inteiro aos seus pés, porém nada disso serve quando sua esposa falece e sua filha mais velha o culpa por tudo. Por mais que ele se esforçasse em conseguir esse perdão eu sentia raiva porque deveria mesmo assumir uma culpa. Não consegui perdoá-lo facilmente mesmo que ele explicasse suas ações. Achei um personagem um tanto egoísta que teve que passar por uma situação realmente complicada para abrir os olhos e perceber todos os erros que cometeu. Queria que tivesse sido um pouco mais desenvolvida essa parte do amadurecimento dele, porque senti que muitas vezes ele parecia um menino mimado que não estava conseguindo atingir seus objetivos.

'Lê para mim a última página do seu livro? Só falta ela.'

Eu achava que ao decorrer da leitura ia me acabar de chorar quando mostrasse cenas de sua mulher ou quando a Valentina jogasse todas as suas dores em cima do Vinicius, mas isso não aconteceu porque somente conseguia sentir raiva por ele. Tudo bem que ele fez uma jogada genial com a viagem e se importou o suficiente com as filhas para fazer tal coisa, mas não consegui me aproximar. Ao contrário dos meus sentimentos pela Valentina. A menina passou por poucas e boas, situações que nenhuma menina na idade dela deveria passar e ainda assim aguentou tudo com uma força incrível. Sua atitude em não querer perdoar o pai foi honesta e muito próxima da realidade, algumas pessoas podem achar que ela ficou chata e que deveria ter perdoado logo, mas acho que tudo aconteceu no devido tempo para ela e tomou decisões certas.

site: http://www.oblogdamari.com/2014/07/a-maquina-de-contar-historias-mauricio-gomyde-resenha.html

Kelly 22/07/2014

Maurício Gomyde meu amigo acho que des do Mundo de vidro eu já queria ser amiga do escritor, não é atoa que tenho todos os seus livros e acompanho sua carreira desde então. Como sempre me surpreende, Vale muito a pena ser lida. Queria estar dentro do livro em alguns momentos. A máquina de Contar histórias Construiu um romance forte, emocionante, singelo, não é uma história de amor, entre um homem e uma mulher. Mas sim de um pai arrependido, para com suas filhas. É interessante ver uma história assim numa época em que tudo ocorre de maneira oposta. É bonito ver o valor dado à família numa época em que as pessoas estão mais preocupadas em ganhar muito dinheiro, do que em dar carinho, dar colo, amparo e ser alguém melhor. As personagens me conquistaram. Vida e Valentina e até Viviana que não participa diretamente da história teve momentos que tive vontade de abraçar a família V. O livro acaba e queria ler mais e mais dele.

Dani Landim 24/07/2014

Só tenho a dizer que é lindo, doce e de uma singeleza tocante. No meio de um turbilhão de emoções minhas, por conta de coisas pessoais, enxerguei muita coisa que gostaria de ter lido. Depois de algumas leituras mais "pesadas", ter tido a oportunidade de ler A Máquina de Contar Histórias foi relaxante e muito gostoso.
Podem ler, sem medo de serem felizes.

Daiane Vieira 08/08/2014

Eu amo taaaaaaanto este livro que li duas vezes. Impressionante como é possível tanta coisa linda, tanta frase gostosa, em tão poucas páginas.
Recomendo para todas as pessoas que desejam um livro daqueles inesquecíveis.

Cassandra Sette 08/08/2014

Vinícius Becker, o chefe da Família V, é um homem focado 100% no trabalho, na fama e no desejo de escrever o chamado Parágrafo Perfeito. Para isso, deixa de lado a coisa mais importante, o amor da família. Só que a descoberta desta falta é tardia, e só resta a ele, agora, tentar recuperar o amor das filhas.
O jeito que o autor utilizou para contar a viagem dos três (sáo duas filhas) é delicioso, cheio de magia e questões, principalmente entre o pai e a filha mais velha, que se chama Valentina.
O final é emocionante e me peguei chorando diversas vezes ao longo da história. Muuuuito bom!

Leandra 10/08/2014

Demorei a fazer a resenha desta obra-prima porque fiquei com medo de não conseguir organizar as ideias e, no calor do final da leitura, escrever alguma coisa muito sem noção. Acho que livros assim, que nos arrebatam e deixam aquela vontade "absurda de ficar amiga do autor" (citação do Salinger que o autor colocou de forma precisa no texto), são os que realmente guardaremos para sempre. Pelo menos comigo é assim, e em A Máquina de contar Histórias não foi diferente. Um livro recheado de ensinamentos gostosos, em uma viagem doce, cheia de surpresas. A forma como o autor amarra tudo e a certeza de que não tem nada escrito que não seja absolutamente necessário para a trama tornam o livro perfeito. Nota 10, se tivesse 10 estrelas. Vou ler os outros dele.

Carolina.Inthurn 11/08/2014

Comovente e apaixonante!
"Escrever é muito mais do que uma profissão. É uma atitude de amor, de entrega ao que se quer contar."

Em um mundo de sucesso e riquezas materiais, quanto vale o amor? Em momento nenhum, durante a leitura desse livro, imaginei que o mesmo poderia causar tantas emoções. Maurício Gomyde de longe se tornou um dos meus autores favoritos, com uma narrativa simples e envolvente, conseguiu construir um livro que tem a proposta de atingir até os corações mais frios.

O escritor best-seller Vinícius Becker tem tudo o que sua carreira profissional precisa: Dinheiro, fama, leitores e lançamentos. Na noite do lançamento de A Máquina de Contar Histórias (seu novo livro), sua esposa e confidente Viviana falece vencida pela leucemia. Quando chega em casa de viagem, percebe que sua vida está um caos.

Sua filha mais velha, Valentina, o odeia por ser tão ausente e principalmente por não estar cuidando da sua esposa. Sua filha mais nova, Vida, não entende o que está acontecendo e acha que mamãe está dormindo dentro de uma caixa. Agora, mais do que nunca, Vinícius precisa reconquistar o amor das filhas e voltar a ser uma família feliz. A família V que esteve unida por tantos anos.

É uma história de reflexão. Nenhuma fama, nem sucesso, é capaz de reconquistar uma pessoa. É preciso amor, cuidado e dedicação. Nesse livro Maurício nos apresenta também ao mundo da literatura, quase nunca exposto. Durante a leitura nos deparamos com dicas de Vinícius para Valentina, pois a filha pretende seguir a mesma carreira que o pai. Não há palavras suficientes que possam, sei lá, introduzir você ao que está prestes a ler quando abrir esse livro. Eu indico de coração que leiam essa obra prima... Nada é mais importante do que ter quem você ama por perto.

"No fundo, as pessoas não compram autores, não compram livros. Compram a emoção que a história promete proporcionar. O que cada leitor quer é, durante a imersão no mundo criado pelo escritor, esquecer-se dos problemas, angústias e tragédias do dia a dia. Ou, ainda que por alguns instantes, experimentar uma vida diferente da sua realidade."

site: http://www.estantedasfadas.com.br/

Helen Santana 11/08/2014

Chorei litros!

Marina Nina 11/08/2014

O que mais me encantou neste livro foi a quantidade de interpretações que podem ser dadas pela leitura. Quando li à última página, precisei reler e então "epa!". O autor plantou tantas dúvidas que eu acabei relendo o livro inteiro. O fato de o livro principal ter o mesmo nome do livro que Vinícius Becker está escrevendo torna tudo fascinante, porque tudo poderia ser interpretado, a meu ver, como um sonho, ou apenas um livro que alguém que nem se chama Vinícius Becker poderia ter escrito. Será que as filhas nunca existiram? Será que foi tudo mesmo um sonho? O livro ser tão cheio de "técnicas", será que é uma indicação do autor de que aquele poderia ser um livro dentro do livro?
Amei demais ter ficado com estas possibilidades à mão, ainda mais porque a história, se for interpretada da forma mais simples, é linda.
Favoritíssimo!!!!!!

Marcela Pitiman 16/08/2014

Que delícia de texto!
Que história fascinante!
Que vontade de não acabar o livro!
Perfeito em todos os sentidos.
Não deixem de ler.

Way to Happines 21/08/2014

[Resenha] A máquina de contar histórias - Maurício Gomyde (7/10) (por Lígia Colares)
Existe uma receita para o sucesso? Talvez não necessariamente para o sucesso, mas parece que para um livro de sucesso sim, e Vinícius Becker a utiliza. Seguindo muitas regras, Vinícius se torna o escritor do momento, seus livros são traduzidos para várias línguas, se tornam best-seller, e o retorno do público é ótimo! Eventos, lançamentos, viagens, isso tudo enquanto tem todo o apoio de sua esposa, a mulher de sua vida. A vida perfeita que todo escritor deseja não?

Eu comecei a leitura com altas expectativas, não li sinopse para não saber de nada da história, e fui surpreendida! Vinícius, ao descobrir a falta que fez a suas filhas e a sua esposa, decide não repetir os mesmos erros. E então acompanhamos a história não de um homem de sucesso, mas de um pai de família que tenta alcançar suas duas filhas, e com isso rever suas formas de ver o mundo e de escrever seus livros. E a viagem que ele decide fazer, além de apresentar cenários maravilhosos, envolve o leitor na situação, ao mesmo tempo consciente das falhas dele, mas torcendo para que as coisas deem certo ao final!

A história é linda, cheia de leveza mesmo nos momentos críticos... A dor da perda é palpável em todos os personagens, e a abordagem do verdadeiro amor de uma família é muito bonita! Mesmo essa dor não apaga o humor dos personagens, até de Vinícius, que se mostra um ótimo marujo hahaha! E temos de pano de fundo as reflexões de um escritor que escreve sem viver... Que cria receitas tão firmes para seus livros, que deixa de aproveitar a inspiração que a própria vida pode ser!

E, claro, o final... Surpreendente ao sabermos de detalhes, ao entendermos as entrelinhas... E tocante! O livro me tocou de verdade, daqueles que você indica pela leveza e pela simplicidade! E como dizem no próprio livro, não foi preciso terminar para que eu tivesse uma "vontade imensa de ser amiga do escritor"!

site: http://www.way-2happiness.com.br/2014/07/resenha-maquina-de-contar-historias.html

Jessica Oliveira 22/08/2014

Resenha para o blog Books and Movies
"A Máquina de Contar Histórias" foi a minha primeira leitura do Maurício Gomyde. Sempre tive uma enorme curiosidade em ler algo dele, mas a oportunidade nunca chegava. Eis que em junho recebi a caixa da Novo Conceito e esse era um dos lançamentos. De cara me apaixonei por essa capa, que vamos combinar, está linda. Logo em seguida leio a sinopse e então, o que começou como uma paixão se torna amor à primeira vista.

Como podemos perceber na sinopse, o livro retrata a vida de Vinícius Becker, um autor best-seller que apesar de aparentemente ter uma vida perfeita não é bem isso que acontece na realidade. Vinícius escreve sobre amor e seus fãs o admiram muito por isso. A cada novo lançamento a mídia literária exalta o talento de Vinícius, mas nem todos concordam com esse fato.

Valentina Becker é a filha mais velha de Vinícius, quando a garota era mais nova era a fã número um de seus pai. Hoje, Valentina é uma adolescente que enfrenta um grande problema. Sua mãe, Viviana, já a algum enfrenta uma doença terminal. Aos poucos Valentina vai vendo a mãe definhar e se tornar apenas a sombra do que outrora havia sido. Se essa questão já não fosse suficiente para abalar uma jovem, eis que Vinícius se torna um pai e um marido ausente. Ele deixa todas as questões da doença da esposa nas mãos de sua filha mais velha.

É Valentina que passa os dias com a mãe, e também ela que fica encarregada de explicar toda essa reviravolta para sua irmã, Vida, uma garotinha de cinco anos que apesar das falhas idolatra o pai. Tudo fica mais complicado quando Viviana vem a falecer e Vinícius mais uma vez estava ausente. Isso revolta Valentina que a partir desse momento resolve que o pai é a pior pessoa do mundo e que, o que ele escreve em seus livros não passa de pura ficção, afinal Vinícius provou que é incapaz de amar.

É com essa premissa que Maurício Gomyde inicia a sua história, uma história que emociona do começo ao fim. Apesar de ter sua conclusão muito rápida, afinal não temos um desenrolar lento dos fatos onde o leitor possa observar os esforços de Vinícius para recuperar a afeição de suas filhas. O que quero dizer é que a trama traz consigo um elemento dramático muito forte, essa ligação quebrada entre pai e filha, e o autor resolve esse impasse de uma forma muito simplista. Sabemos que é uma obra de ficção, mas sempre é bom que a trama, quando trata de um assunto do cotidiano, traga consigo uma resolução e sentimentos que pessoas, como você e eu, teríamos.

Valentina é a personagem que ganhou meu coração, uma garota de atitude mas ao mesmo tempo frágil, características bem típicas da adolescência. Vida também é uma figurinha, uma garotinha que encanta o leitor a cada aparição na história. Já Vinícius é a minha decepção, não consegui aceitar suas atitudes e muito menos acreditar em suas desculpas para as mesmas. Mesmo o autor tendo tentado mostrar uma outra faceta do personagem, fazendo com que Vinícius corresse atrás do perdão das filhas, não fez com que eu simpatizasse com ele. Vinícius não conseguiu despertar nenhum tipo de sentimento, afora a raiva, em mim. Talvez se a trama não fosse tão curta e a forma com que o autor usou para mostrar a redenção de Vinícius fosse outra, eu até mudasse de opinião, mas na forma que está não tenho condições.

Para concluir, quero dizer que apesar das falhas citadas acima, Maurício Gomyde conseguiu criar uma história muito boa. A forma com que ele narra a história faz com que o leitor tenha uma imagem nítida do que está sendo contado e fique "preso" do início ao fim da leitura. Posso dizer com toda a certeza que Maurício Gomyde não fica devendo em nada para renomados autores internacionais. Para aquelas pessoas que ainda insistem em ter preconceito com autores tupiniquins, eis uma oportunidade de comprovar que a nossa terra também produz grandes obras literárias.

site: www.booksandmovies.com.br/

Mila F. @delivroemlivro_ 28/08/2014

Sensível, reflexivel, envolvente.
A Máquina de Contar Histórias foi escrito pelo brasileiro Maurício Gomyde, autor de O Mundo de Vidro, Ainda não te Disse Nada, O Rosto que Precede o Sonho e Dias Melhores para Sempre, que se popularizou através das redes sociais e com suas publicações independentes. A Máquina de Contar Histórias é o primeiro livro publicado por intermédio de uma editora reconhecida.
Esse livro conta a história de Vinícius Becker um famoso e elogiado escritor e best-seller brasileiro que tem fama e sucesso, vive viajando para eventos literários e basicamente tem uma inspiração inabalável, nunca teve um bloqueio de escrita o que o torna um verdadeiro campeão de vendas com vários livros publicados.
Não obstante, tanta fama, reconhecimento e sucesso, Vinícius negligenciou uma parte muito importante de sua vida: sua família. Sua mulher Viviana e suas duas filhas Valentina e a pequena Vida são deixadas de lado, há todo um conflito, porque Vinícius tem motivos de ter se distanciado da família. Quando descobre que Viviana – o amor de sua vida – está doente e existem pouquíssimas chances de cura Vinícios se entrega ao mundo da produção literária como uma forma de escapismo.
O que ele não esperava era que a distância seria algo que prejudicaria toda a sua família; sua filha mais velha, Valentina, praticamente ‘cospe’ em sua cara que o odeia e que nos momentos em que mais precisou ele nunca estava presente. Vinícius tem que lidar com estas verdades e outras que ele desconhecia num momento de muita dor e de sofrimento intenso. Vinícius precisa aprender a amar e ensinar suas filhas a amá-lo novamente.
A Máquina de Contar Histórias é uma história de amor familiar, paternal, filial e um novo recomeço. É preciso muita força para começar a cativar o coração de alguém que não gosta mais de você. Estranhamente podemos nos surpreender com essa história, pois quantas famílias não existem pelo mundo, mas que não vivem como uma família, que deixam o sentimento morrer? É algo a ser pensado e refletido.
Além desse tema extremamente comovente, Maurício Gomyde soube descrever a vida de um escritor: caixa de e-mails lotadas, milhares de telefonemas, propostas, projetos, lançamentos e viagens. Tudo com o lado positivo e o lado negativo. O processo de escrita e construção de um livro e personagens são muito abordados em A Máquina de Contar Histórias e o incentivo que alguém dá e recebe para ler e escrever.
Em resumo, trata-se de um livro belíssimo e com uma história comovente. O livro é breve e, portanto, em pouco tempo dá para lê-lo, ademais, a escrita de Maurício Gomyde é bastante cativante então o virar de páginas é bem constante durante a leitura. Outro detalhe – não menos importante – que não posso deixar de observar é a respeito da capa e diagramação impecáveis. Gostei de tudo!!!

Camila Márcia

Lily Freitas 06/09/2014

A Máquina de contar Hstória
Essa é a primeira vez que li um livro do Maurício Gomyde, mas já posso dizer que vou agora mesmo procurar seus outros livros, pois se esse servir como termômetro para os próximos não vou me arrepender. Mais vamos parar por aqui e começar a contar a história desse imperdível livro.
A Máquina de Contar História narra à jornada de Vinícius Becker um escritor de Best-seller que abandona sua família para viver o sonho da fama e sucesso que seus livros proporcionam. Só que ao viver esse sonho ele acaba por abandonar sua família tornando-se quase um estranho para aqueles que deveriam ser as pessoas mais próximas a ele.
Numa dessas viagens de negócios sua esposa Viviana morre e ele está longe de casa e perde a oportunidade de se despedir do seu grande amor. Com mais uma das suas ausências Vinícius ganha a antipatia da sua filha mais velha Valentina que despreza o pai por abandonar a mãe no leito de morte.
A partir desse momento Vinícius vai começar sua longa jornada para não só reconquistar o amor da sua filha mais velha como também unir sua pequena e destroçada família tentando assim recuperar o tempo perdido que suas más escolhas lhe tiraram.
O livro de Gomyde é de uma daquelas histórias que te fazem refletir, pois todos podemos em algum momento tomar o mesmo rumo do personagem. Na realidade boa parte das pessoas com um pouco mais de experiência de vida ao olhar para trás percebe que escolheu caminhos que de alguma maneira ou te afastou das pessoas que ama ou feriu os sentimentos delas.
Muitas das vezes tomamos atitudes estúpidas, mas que naquele momento nos parece ser a mais cabível, porém, só lá na frente é que enxergamos como pequenos fomos com essas escolhas. Esse vai ser o caso do Vinícius. Mais quando ele percebeu seu erro já era tarde demais o que vai levar não só ele mais as suas filhas a percorrer um caminho de muita dor e sofrimento.
Bem acho que posso escolher muitas palavras para resumir o livro do Gomyde tais com incrível, emocionante, fantástico, inesquecível e talvez a mais adequada imperdível. Não recomendo a leitura mais sim digo que é obrigatória ler a Máquina de Contar Histórias, pois, além de ser um autor nacional é um tremendo escritor que consegue desde a primeira página prender e emocionar seu leitor com sua narrativa simples e brilhante que só um bom autor pode proporcionar.
O que eu posso dizer ao Maurício é que ele conseguiu com sua emocionante escrita ganhar uma fã incondicional do seu trabalho, pois, eu amei o seu livro e me apaixonei perdidamente pelos personagens que ganharam meu coração com sua humanidade e vulnerabilidade é muito bom quando conseguimos encontrar nos livros personagens tão profundos e verdadeiros que nos fazem parar e refletir sobre muitas atitudes tomadas em nossa vida. Parabéns e que venha mais histórias desse inesquecível autor.
“Escrever é muito mais do que uma profissão. É uma atitude de amor, de entrega ao que se quer contar”. Pág.189

site: http://www.fernandameireles.com/2014/09/livros-da-lilian-freitas-maquina-de.html

Aione 10/09/2014

A Máquina de Contar Histórias é um livro que pode facilmente remeter a seu autor, Maurício Gomyde, tanto por seu título quanto por seu protagonista, o famoso autor best-seller Vinícius Becker, pelo menos no que diz respeito à habilidade de escrita de Gomyde.
Maurício me conquistou logo em suas primeiras palavras e, mesmo que eu já tenha lido praticamente todos os seus livros, exceto apenas Dias Melhores Para Sempre, seu último romance publicado de maneira independente, não pude deixar de me sentir surpresa e admirada com aquilo que lia. Sua narrativa em terceira pessoa é cativante ao extremo e construída com as palavras certas para causar o impacto exato no leitor. Assim como Vinícius domina diversas técnicas para construir suas histórias, fica claro que Maurício sabe precisamente o que está fazendo: o autor tem domínio total tanto do universo por ele criado quanto pela maneira de como ele o conta para o leitor.

“- Acho que cada pessoa, quando morre, chega ao céu e assume a forma que tinha na melhor fase de sua vida na terra. (…) No caso da sua mãe, ela está lá hoje… Me deixe pensar… Acho que com vinte e dois anos. Foi quando a luz que irradiava dela era a mais perfeita que uma mulher poderia emitir. Quando você nasceu.
– E quando você morrer, como vai chegar lá no céu?
– Eu? Não sei ainda, mas certamente nada parecido com os últimos quatro anos e meio.”

página 129

Além da escrita envolvente, a história é composta por capítulos curtos, o que imprime uma maior velocidade de leitura. Assim, é possível que páginas e mais páginas sejam viradas sem que sejam percebidas. Algo que muito chamou minha atenção foi o fato do livro ser relativamente curto, mas em momento algum ser corrido ou incompleto. Ao contrário, sua própria simplicidade, tão estimada por Vinícius, o torna completo. Ainda que eu tenha querido que o livro não acabasse tão cedo, não acrescentaria uma linha sequer ao seu final.
A arte de escrever, inclusive, é um importante elemento do livro, tornando-o um excelente exemplo de metalinguagem. A todo momento é falado sobre as técnicas de escrita de Vinícius Becker, que podem ser facilmente exemplificadas pela composição de A Máquina de Contar Histórias como um todo.
Talvez o que faça do livro tão completo seja a construção de seu enredo e a forma de como é composto por tantas emoções. A história não traz apenas um homem tentando se redimir de seus erros e reconquistar o afeto da filha mais velha; também, apresenta a trajétoria de uma adolescente descobrindo sobre seu poder de escrita, e a história de amor entre um homem e sua esposa, ao contar sobre o passado de Vinícius e Viviana. Mesmo que a personagem faleça logo nas primeiras páginas, é impossível não se afeiçoar a ela e à história deles conforme vai sendo contada através de flashbacks. Maurício temperou suas cenas com o amor de um homem para uma mulher e de um pai para suas filhas, e o resultado só poderia ser uma obra tocante e sincera.

“O movimento que ele não havia feito, o de segurar a mão da esposa no momento em que ela fosse embora, acontecia ali, de forma singela, separadas apenas pela fina tela do computador. Para ele, duas certezas: a de que, por mais doloridos que tivessem sido os instantes finais, Viviana partira serena e consciente de tudo o que significara sua breve caminhada ao lado da família; e a de que todo o amor depositado no coração dele e das filhas seria eterno.”

página 184

As personagens, também, me foram totalmente cativantes, bem como a interação entre elas. Vinícius, embora tenha errado na forma de como agiu nos últimos anos de vida da esposa, não me causou antipatia, mas sim compaixão. Em momento algum julguei suas atitudes como puramente egoístas ou ambiciosas; enxerguei um homem que buscou em seu talento uma fuga para o sofrimento de ver a esposa definhar. Por tanto amá-la, não suportou vê-la sofrer e, ao se ausentar, tentou negar o que seria inevitável. Não errou por pouco amá-la; ao contrário, errou por amá-la em excesso e por não saber lidar com a dor de perdê-la. Da mesma maneira, sofri com Valentina, tanto por perder a mãe, seu porto seguro, e por ter de conviver com a ausência do pai, sem ter tido a chance de compreendê-lo. Valentina não foi, aos poucos, perdendo apenas a mãe, mas também a imagem de herói que tinha de seu pai. Por fim, há Vida que, como o próprio nome sugere, é capaz de dar vida ao enredo com suas aparições. A “fadinha” tem o poder de dar leveza às cenas e consegue fazer a mágica de amenizar a tensão entre o pai e a irmã mais velha. É impossível não se deliciar com suas falas e com sua pureza e inocência infantis.
Mesmo que a história aparente ser extremamente dramática com sua premissa, ela não o é em momento algum. Ao contrário, é composta em medidas exatas para ser leve e reflexiva, divertida e emocionante, da maneira que apenas alguém hábil e sensível como Maurício Gomyde conseguiria fazer. Uma leitura que vale extremamente a pena aos amantes do gênero e que, além de me fazer admirar ainda mais o autor, certamente o consagrou, aos meus olhos, como um dos meus escritores favoritos da atualidade.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2014/07/01/resenha-a-maquina-de-contar-historias-mauricio-gomyde/