Guerra nas Estrelas

Guerra nas Estrelas George Lucas
Alan Dean Foster

Resenhas - Guerra nas Estrelas

Alfredo Porto 18/11/2009

A história de "Guerra nas Estrelas" é muito criativa. Lembro que na ocasião do lançamento nos cinemas em 77 os críticos no assunto demarcou o filme como o "antes e depois" na ficção científica. Acredite, um momento igual aquele ... Até hoje ele continua sendo a base de outros.

Mi 05/01/2018

"- A sorte não existe, meu amigo - disse Kenobi. - Apenas uma combinação de circunstâncias favoráveis, conseguida à custa de nosso esforço."
Antes...

No passado, a República vinha numa crescente de prosperidade, com a ajuda do governo do sábio Senado e a proteção dos Cavaleiros Jedi.
Mas quando a riqueza e o poder passaram os limites do admirável e chegam às raias do espantoso,
sempre aparecem os ambiciosos,que desejavam a glória e poder só para sí.
Foi dessa maneira, que pouco a pouco a República começou a decair e o ambicioso Senador Palpatine conseguiu eleger-se Presidente da República. Ele fez várias promessas vazias, prometeu que a República voltaria aos tempos áureos, que iria restabelecer sua glória. Assim que viu que nada ameaçava seu cargo, ele se declarou Imperador, isolando-se do povo.
Ele era movido e só satisfazia seus próprios desejos e interesses.
A voz do povo não era mais ouvida
Depois do golpe, os próximos a sofrerem com a traição, foram a ordem dos Cavaleiros Jedi ( guardiões da Justiça na galáxia ) , que foram exterminados, reduzidos a cinza
Sem nada que os impedisse, os burocratas do Imperador se prepararam para instituir um reinado de terror para os mundos da galáxia.
Alguns poucos sistemas se rebelaram contra o Império. Declarando-se inimigos da Nova Ordem, e iniciaram a grande batalha para restaurar a Velha República. Mas eram visíveis a diferença de força. Era esmagadora. Nos primeiros dias, não havia quem não achasse que a resistência não duraria por muito tempo. Que antes que conseguisse resultados significativos, eles seriam estintos. Mas estavam errados. Toda vez que acreditavam que ela estivesse morta, como a fênix, ela ressurgia, renascendo e trazendo nem que fosse um resquício de esperança.

*************************************

O livro ja se inicia, mostrando a força do Império. Lorde Darth vader, cujo a presença era imponente o bastante, para que os seus próprios comandados o temessem da mesma maneira que os seus inimigos, acabou de provar mais uma vez a força do Império ao que serve, ao interceptar e invadir com sucesso uma nave com insígnia do sistema de Alderaan, que trazia consigo informações preciosas.

"- Comecem a desmontar esta nave peça por peça, componente por componente, até encontrarem as fitas. Quanto aos passageiros, se houver, quero-os vivos. - Fez uma pausa, e
depois acrescentou: - E depressa!
Oficiais e soldados se afastaram apressadamente, tropeçando uns nos outros ? não necessariamente para executar as ordens de Vader, mas simplesmente ansiosos para se afastarem de sua presença malévola "

Ao mesmo tempo que os tripulantes da nave sofriam nas mãos dos soldados do império, em outro local da mesma nave, uma humana gravava uma mensagem em um doid.

"Ao longe, podia ouvir os gritos dos últimos rebeldes que ainda resistiam ao assalto esmagador das tropas do Império (...) A fumaça clareou um pouco e C-3PO pôde ver a outra extremidade do corredor. Lá se encontrava R2-D2 ( ... )
Permanecia imóvel, em posição de sentido. E a seu lado havia ? mesmo para os fotos-receptores eletrônicos de C-3PO, era difícil ver alguma coisa com nitidez no meio de tanta fumaça uma figura humana. Uma pequena mão parecia estar mexendo no peito
de R2-D2. "

E durante o momento que o último foco da resistência rebelde havia sido sufocado, uma nave de salvamento, com dois droid a bordo, iam em direção ao um planeta hostil.

"- Não precisa fazer nada, Tenente Hija. Os instrumentos mostram que não há ninguém vivo a bordo. O mecanismo de ejeção da nave deve ter sido acionado acidentalmente durante
o combate. Não vamos gastar energia à toa. - E continuou a ouvir com satisfação as notícias que estavam chegando da nave rebelde."

Em Tatooine, o planeta desértico ,que tem dois sóis girando em torno do centro do sistema, muitos de seus residentes, precisam drenar água da atmosfera através de fazendas de umidade, para consegui-la.
E é nesse cenário, que vamos conhecer o nosso próximo personagem.
Enquanto Luke Skywalker consertava o seu condensador, ao fitar o céu em busca de nuvens , um ponto brilhante no céu lhe atrai a atenção.
Ele só vem descobrir o " que era aquilo", quando ele e o seu tio vê os dois droid (C-3PO e R2-D2) à venda, e acabam os comprando.
Em sua casa, conforme Luke vai conversando com o C-3PO, assim recebendo mais informações do que passa fora de Tatooine, ele começa a trabalhar nos reparos de R2-D2, e acaba achando uma mensagem.

" Ajude-me, Obi-Wan Kenobi ? você é minha única esperança.
Ajude-me! O senhor é a única esperança que me resta! ? Um surto de estática fez desaparecer temporariamente a imagem. Então ela se firmou de novo e a voz repetiu:
- Ajude-me, Obi-Wan Kenobi, o senhor é a única esperança que me resta."

Luke crê que o "Kenobi " da mensagem, é o mesmo que reside na região.
Além da mensagem deixa-lo curioso, pois percebe-se que a mesma não está completa, a mensagem também o deixou de certa forma preocupado e um pouco xonadinho pela a moça ( porque a princesa Léia é linda de bonita né gente? ) da mensagem, então ele não consegue ficar de mãos cruzadas, quando ele sabe que uma bela dama está em perigo precisando de ajuda. ( uuuuooooohhh ...eu sei..arrasei nessa última frase kkk ).
Seu tio de certa forma o desanima a procurar o Velho Ben , mas durante a noite, R2-D2 vai à procura do Kenobi, pois ele não pode ficar sem cumprir sua missão. Então não resta muita alternativa ao Luke, a não ser ir atrás do droid.

Luke acaba encontro o Kenobi da mensagem, e também acaba descobrindo um pouco sobre seu passado, família.
E por fim, todos acabam ouvindo a mensagem completa, e pra ser de grande valia, o Obi-Wan Kenobi, deveria ir para Alderaan, pois há certos assuntos a se trata lá.
O Kenobi convida o jovem Luke à acompanha -lo nessa missão, de início ele responde negativamente, mas há tempos ele está querendo sair de Tatooine de alguma forma, e algumas circunstâncias acabam o levando aceitar a oferta.

Do outro lado da história..
Enquanto os droid posavam em Tatooine, enquanto Luke via a mensagem, depois ia ao encontro de Obi-Wan, enfim, durante todo esses tempo, a jovem dama de branco da mensagem foi encontrada ( escondida dentro da nave que foi interceptada pelo o Império ) e feita prisioneira.
Conforme ela resistia ao interrogatório, e se recusava a passar as informações , a qual Darth Vader queria, mas perigosa ficava toda a situação. E as primeiras consequências desse ato de bravura, não se demoraram a aparecer.
Só restaria a bela dama torcer que mensagem tenha sido entregue ao seu destinatário, pois o conteúdo da mesma , e o que ele contém dentro do droid, é importante o suficiente, para a jovem arriscar sua própria vida.

Voltando a Luke e Obi-Wan

Depois de aceitar ir com Obi-Wan à Alderaan, os dois vão em busca de um piloto de carga disposto a alugar sua nave. E é aí que entra em cena o meu personagem favorito : Han solo.
Como o famoso contrabandista anda com uma dívida enorme para pagar, ele acaba aceitando levar a dupla problema e os droid, sem fazer nenhum tipo de pergunta, até o sistema de Alderaan.
Porém acontecimentos levaram eles a fazerem mudanças , e a mudar o curso do seu destino.
Enfim, muita coisa acontece ( realmente muita coisa ) e só lendo pra saber o resto ( ou assistindo os filmes, pesquisando e etc ).
Por fim, emoção é o que não falta, e sim, é um excelente livro, e indico para todos que ja assistiu os filmes, mas não tiveram ainda a oportunidade de ler os livros, ou até mesmo aqueles que nunca viram ou leram nada relacionado à Star Wars.

Ps: Ao fãs fanáticos, sorry se a minha resenha não estiver a altura de Star Wars, porque mano...a responsa é grande. kkkkkkk

Beijão e até a próxima meu povo lindo :*

anaelin 30/12/2022

luke izi
muito bom, esqueci de botar aqui antes. feliz de conhecer mais desse universo q aparentemente todos conhecem mt bem e eu não