Elogio da Vaidade

Elogio da Vaidade Machado de Assis

Resenhas - Elogio da Vaidade

Jon 09/09/2022

Uma boa reflexão
Assis apresenta a vaidade na descrição de si mesma feita por ela mesma em detrimento da sua irmã, a modéstia. Ela apresenta-se como uma serva que acompanha o humano do nascimento a morte e é a responsável pela sua felicidade.

Lívia 06/05/2022

Machado de Assis
"E tu, que nada tens, por que aplicas o salário de uma semana ao jantar de uma hora, senão porque eu te possuo e te digo que alguma coisa deves parecer melhor do que és na realidade?"

Carol 09/04/2022

É bem legalzinho, pra quem gosta de ler e tá sem coragem de começar a ler um livro de tipo, 200 páginas, esse é uma opção boa ( pra quem gosta de livros intrigantes e filosóficos)

LPR 16/03/2022

Esse conto de Assis deu um nó na minha mente, e depois de algumas horas, fui reler com mais calma e sem muito foco, consegui compreender tanto o pano de fundo e a história principal, demonstra como podemos ser enganados pela nossa própria mente, achando que estamos a procura da verdade, mas estamos na mentira, se elogiando e sendo apenas um escravo da mentira.

Michaely1 09/12/2021

Como a vaidade se defende
?Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.? -Eclesiastes 1:2

Machado de Assis poderia muito bem colocar esse verso bíblico de Salomão como sua epígrafe e o sentido não seria comprometido.

Trata-se de um livro curto onde temos a vaidade em seu sermão sobre como ela é inocente de tantas coisas que a culpamos.

Em poucas páginas, percebe-se que nada que venha do ser humano pode ser instintivamente modesto, mas sim fruto de vaidade, pois até a nossa modéstia tem um pouco de vaidade. A vaidade, na realidade, não pode ser culpada de tudo, pois a modéstia a culpa por existir quando até a própria irmã é vaidosa.

Mostrando detalhes de simplicidade, a vaidade conduz um pensamento em que deveríamos aceitar nossa própria vaidade, pois nosso amor próprio pode até mesmo superar o amor de uma mãe por seu filho. Isso devido ao fato de que, provavelmente, a partir do momento em que encaramos o problema, passamos a solucionar ele de uma forma melhor.

Aprendi muito, mas confesso que senti falta da ironia do Machado, mesmo que houvesse muitos trechos humorados (inclusive quando ele se dirige ao próprio leitor).

Aliás, nem tente refutar esse ilustre homem, pois, ao final, ele deixa um recado para você que é ousado o suficiente para discordar dele.

Deéh 20/11/2021

Bem interessante!
O texto elogio da vaidade de Machado de Assis é um tanto interessante.
Para uma melhor explicação do que esse texto me pareceu irei usar um exemplo jurídico.
Quando se tem uma audiência, no final desta, antes da sentença há uma coisa chamada de alegações e/ou razões finais.
Essas razões finais é um ato jurídico unilateral e facultativo onde a parte ou seu advogado tem a oportunidade de falar sobre os fatos jurídicos que levaram há audiência.
É o momento onde a parte reforça suas teses.
Bom, para mim foi basicamente isso que ocorreu na narrativa do texto. No caso, estão em discussão a vaidade e a modéstia, e no texto a Vaidade, na minha opinião, está tentado mostrar como ela é melhor que a modéstia, e assim dá suas razões finais.

Liedsonrm 18/09/2021

Tem muita referência a personagens antigos, mas mesmo assim é uma leitura boa. Traz reflexões que devemos ter.

"Vede como ele se inclina e bamboleia! Riu-se? Não vos iludais com aquele riso familiar, amplo, doméstico; ela disse apenas que o calor é grande. Mas é tão bom rir para os outros! é tão bom fazer supor uma intimidade elegante!"

Nat 02/09/2021

Um espelho
Esse livro nos faz realizar de que temos sim muita vaidade em nossas personalidades e isso é inevitável! Recomendo.

Núria 08/08/2021

É Machado...
Não tem como decepcionar, ou talvez eu seja suspeita para falar... mas Machado é Machado né? Uma escrita divertida e reflexiva, rápida e interessante, nosso querido escritor me conquistou ainda mais. Recomendo.

luke - among the living. 05/07/2021

Convenhamos: se houvesse uma luta de boxe marcada entre Modéstia e Vaidade, Vaidade ganharia por W.O. pois Modéstia não veria necessidade alguma de comparecer.

Conto regular do Machado de Assis, cujo ponto alto são as palavras utilizadas.

Gláucia 07/06/2021

Conto Maravilhoso
Expõe de maneira poética que a vaidade habita no coração de todos. Que ela nos preenche de maneira sutil e que vai nos consumindo aos poucos porque nos da satisfações que a modéstia "oculta".

bzrrab 29/05/2021

Interessante essa discussão entre a vaidade e a modéstia, mas não me prendeu muito.