Solitaire

Solitaire Alice Oseman

Resenhas - Solitaire

anast91_ 06/01/2024

Um ano solitário
Entrando na mesma linha de raciocínio dos primeiros três livros da Alice Oseman, um ano solitário é um livro que exala muitas emoções e que me prendeu com muita facilidade. Eu chorei, me cativei com a Tori e com seus pensamentos tão bem retratados e tive uma outra perspectiva dela em relação das hqs de heartstopper, amei muito.

Ju 09/10/2021

Muito sensível e tocante, mas enredo fraco.
Eu adoro tudo da Alice Oseman. Eu adoro como ela aborda temas pesados com responsabilidade, como os personagens são reais e conseguem capturar essa essência adolescente.
Solitaire me surpreendeu porque é um livro bem mais pesado do que os outros que li dela, mas ainda muito responsável. Fiquei assustada por me identificar com a Tori em diversos momentos, a crise depressiva foi abordada de forma muito sensível (e realista, a exemplo de como os pais e amigos dela reagem, achando que ela está mal por escolha, que ela só não QUER ser feliz).
É um livro muito sensível, mas falta enredo, falta um foco principal que prenda a narrativa. É um livros obre a Tori, sabemos disso, mas a questão do blog poderia ter sido mais explorada - ou até retirada do livro para um foco maior nos dilemas dos personagens, como As vantagens de ser invisível ou Cartas de amor aos mortos.
Não é meu livro favorito da Alice, mas é um livro que tem todas as características que amo nas histórias dela: sensibilidade, temática relevante, boa representatividade e construção de personagens adolescentes. A Alice tem um dom INCRÍVEL para se comunicar com pessoas mais jovens e eu amo isso. Só desejava que a história tivesse uma trama mais relevante.

Cecília 28/03/2022

Nunca posso falar mal de nenhum livro da Alice Oseman, não dá, eles são perfeitos.
Me identifiquei tanto com a Tori que fiquei preocupada.
"Só sei que estou aqui. E estou viva. E não estou sozinha"

Pedro.Henrique 24/05/2022

Eu amo os livros da Alice por conta da escrita e linguagem clara, e como ela transmite os sentimentos e os pensamentos dos personagens de uma forma tão simples e ao mesmo tão complexa, como foi o caso da Tori,por exemplo. Nesse livro, foi muito lindo ver essa personagem de outro ângulo,nao apenas em segundo plano, foi incrível acompanhar o desenvolvimento dela como pessoa em relação ao seu comportamento com outras pessoas(especialmente o Michael).
Enfim, é um livro que traz muitas emoções pra fora, momentos em que há uma mistura de sentimentos, trouxe certos questionamentos e acredito que seja um livro pra ler naqueles momentos finais do dia, pegar um café( ou qualquer coisa kkkk) e ler até cansar.

clara 25/05/2022

não sei muito bem o que pensar sobre esse livro. a tori é uma personagem extremamente complexa, mas me identifiquei com ela em muitos momentos. a alice escreveu de tal forma que a história é um mergulho de cabeça nos sentimentos dela. achei o ?plot twist? do final meio previsível, mas também teve um desfecho meio ???. amei muito o romance, esquentou o coração.

trizmind0 09/12/2022

tori as me
tori sou eu, eu sou tori, tenho um kinnie f*d1do nessa garota viu (terapia? preciso)

michael e tori mto fofos juntos, fofo eles entendendo que podiam confiar um no outro e eu acho eles totalmente malucos MDS aquela cena no final do livro, meus amores, tem hora pra isso e não era aquela viu, vcs riem da cara do perigo

Witchie 04/01/2023

Em choque
Eu estava muito animada com essa leitura, mas eu me decepcionei bastante:/. Temos a protagonista TORI, que logo no começo o leitor percebe que ela está passando por problemas, que a saúde mental dela não está boa por ver o irmão dela lutando contra problemas alimentares, por ter passado por muitas coisas pela sexualidade dele, além dos problemas com os amigos e com os pais. E isso faz com que ela se feche e se proteja do mundo, viva dentro da bolha dela procurando não sentir nada e não se importar com nada.
Eu gostei que a autora faz com que o leitor veja o estado mental da tori, e que faz imaginar como deve ser horrível se sentir daquela forma. Além disso, gostei de como a autora demonstrou que uma amizade verdadeira, uma que mostre que realmente se importa faz com que o outro tenha esperança; a criação do Michael foi maravilhosa e essencial pra tori, ele fez com que ela vislumbrasse alguns momentos bons no meio do caos que ela estava vivendo.
Mas como nada e perfeito, eu me decepcionei por não haver uma conscientização maior na terapia, por não ter ninguém pra incentivar a victoria a fazer terapia, procurar uma ajuda psicológica. Achei que isso faltou no livro, pq foi o livro inteiro a menina sofrendo, odiando tudo, se culpando, se diminuindo e eu me senti ali no lugar dela.
Witchie 04/01/2023minha estante
Eu realmente esperei mais do final também, até pq o livro não girava em torno do romance e sim da tori

Moony 15/02/2023

Tenho um problema ou outro com algumas falas do livro, e com o final, mas em geral eu simplesmente amei o livro, e a Tori é simplesmente a minha personagem favorita no Osemanverse

regbIack 01/03/2023

Tori simplesmente a maior contribuinte para a comunidade de glass children!!!

eu achei essa leitura muito maçante, é um livro que parece que te atropela, talvez seja pela quantidade de tópicos pesados sendo retratados de uma forma muito rápida. tudo vai acontecendo de um jeito meio acelerado, parece que não tem uma pausa pra processar os eventos direito.

essa foi a segunda vez que tentei ler esse livro, ja tinha tentado no ano passado mas acabei desistindo bem no começo. acho que eu prefiro a escrita da alice oseman em quadrinhos, algumas coisas que ela descreve em solitaire eu achei muito difíceis de entender e de imaginar, por exemplo as cenas do show e do incendio.

o livro é bastante caótico, um ponto forte é que eu acredito que demonstrou bem a experiência de ser uma adolescente com problemas de saúde mental, vários pensamentos da tori eu consegui associar com pensamentos que eu mesma tive durante a época da escola e acho que é facil de se identificar com a personagem, mesmo ela sendo meio chata. outros personagens como o michael, becky, lucas e até mesmo o charlie e o nick, que aparecem mais em heartstopper, são muito bons e você se apega com eles. o maior ponto negativo, na minha opinião, é todo o plot do blog de solitaire e esse suspense todo que fazem sobre quem está por trás de tudo, foi a parte mais desinteressante do livro e ate o momento de revelação é bem decepcionante, o livro seria melhor se focasse mais na relação da tori com os outros personagens ao invés da indignação dela com o blog.

é um livro bom e vale a pena ler, ainda mais pra quem gosta de heartstopper, mas poderia ser melhor.

Arthus 03/03/2023

Vergonhoso o tanto que demorei pra ler esse
Mas além da ressaca literária de sempre, eu também achei um livro difícil de ler..... Não me prendia muito e, honestamente, só continuei por ser canon da história de Heartstopper.
Não é horrível, continuo achando que ela trata bem os problemas do Charlie, mas isso se torna mais interessante que a história principal. Talvez por eu já ter apego com o personagem. Mas quando se trata do problema da Tori, acho que é tratado de uma forma bem banal.

tomate cereja 18/03/2023

I don't want people to be worried about me.
é incrivelmente lindo ver como a tori pensa e age. conheci o livro por meio de "heartstopper" (mesmo sabendo que solitaire vem antes) e posso dizer que são os melhores livros da alice oseman. adorei ver essa mistura do michael, que até então é um garoto "estranho" e extrovertido, com a tori, que é uma garota bem na dela e introvertida.

Fernanda 24/03/2023

O apanhador no campo de centeio só que bom
É irônico porque eles falam desse livro no final, mas o jeito que solitaire é escrito realmente se assemelha ao apanhador no campo de centeio (que eu odeio). Acho que o importante do livro é a tori e não o que acontece na história, ver o seu desenvolvimento. Apesar de eu não ser fã de personagens absurdamente pessimistas, alguns pensamentos dela realmente me representam. É um livro que demonstra muito bem como é entrar em um episódio depressivo. Enfim, o livro é lindo pra ca****