O Portão Dourado

O Portão Dourado Paullina Simons

Resenhas - O Cavaleiro de Bronze: O Portão Dourado

VickdeNariz 24/01/2024

Sofridamente intenso
Minha gerente me deu esse livro no meu aniversário, dizendo que esperava que eu gostasse do livro e eu lembro de ouvir isso, olhar a capa com o subtítulo de Livro II e pensar "vou ter que comprar o primeiro antes, mas acho que não vou gostar".

Conclusão: quebrei a cara.

Depois de todo sofrimento do primeiro livro, começamos esse sem a menor ideia do que aconteceu com Tatiana, isso depois de meses do nosso casal de protagonistas se separar sem trocar nenhuma carta com o outro. Ao mesmo tempo que Tatiana tem seus medos de rever o soldado por quem sua irmã era apaixonada, Alexander tem seus medos de, no fim, todo o esforço de tirar ela e sua irmã da devastada Leningrado ter sido em vão.

Isso não é spoiler, porque já sabemos o desfecho do primeiro livro, mas a sequência de acontecimentos depois disso, meus amigos... chorei, surtei e ri de um jeito que poucos livros fizeram. Eu não esperava continuar sofrendo tanto nesse livro, principalmente por praticamente metade dele mostrar Alexander e Tatiana aproveitando a vida juntos realmente, sem medo de uma Dasha egoísta ou um Dimitri escroto de cima, mas a gente sabe como sempre tem uma calmaria antes da tempestade ? principalmente em tempos de guerra.

Apesar do início chatinho, dos dois agirem igual dois coelhos no cio quando perto do outro, nesta continuação nós vemos a Tatiana muito mais madura e o Alexander mil vezes mais humano e fragilizado, atormentado tanto pela guerra ainda continuar, quanto pelo seu segredo perigoso. Enquanto Tatiana está disposta a não perder mais ninguém, Alexander está disposto a fazer o possível para continuar a manter sua Tatia a salvo, ainda que isso signifique fazer sacrifícios que nos faz odiá-lo e nos perguntar "Se eu estivesse lá, conseguiria fazer o mesmo ou seria como Dimitri?"

Particularmente, não lembro de ler um romance tão arrebatador quanto esse, tão informativo, dramático e cru. Uma coisa que me pegou muito nesse livro é o relacionamento dos dois, o jeito que eles, independentemente do que acontece, continuam de pé pelo outro, por mais problemáticas algumas coisas sejam; um amor adulto e genuíno, bem diferente do que estou acostumada a ler. Li algumas partes me sentindo como que assistindo um filme e torci, com o coração na mão, para dar tudo certo, e se isso dá realmente certo, bem... não darei spoiler, mas essa é uma trilogia e podemos esperar qualquer coisa, tanto da guerra quanto das personagens que conhecemos no meio do caminho deles.

Deixo no final minha última conclusão: esse livro se tornou um dos meus favoritos.
Ps: Alexander, eu te amo.

Sevilha 31/07/2022

Quanta morte
Nessa segunda parte vamos acompanhar a busca de Alexander por Tatiana.
Em outra cidade Tatiana reestrutura sua saúde e é acolhida pelos moradores e é assim que ele a encontra.
Eles se entregam ao amor mas em algum momento Alexander precisa voltar para a guerra.

Raquel 10/04/2022

Os horrores da 2°guerra, os horrores da União Soviética
Após, Tatiana sair da sitiada Leningrado e perder Dasha. Foi confinada em uma torturante viagem até Lazarevo, onde encontrou um novo lar, com pessoas queridas, mas exploradoras.

Por medo, deixou Alexandre sem saber se ela e Dasha tinham sobrevivido a dura viagem.
Seis meses depois, agoniado por não saber do paradeiro de Tatiana. Alexandre faz a travessia até Lazarevo, na esperança de encontrar Tatiana viva.

E lá estava ela, como sempre, pensando nos outros e se esquecendo dela própria. Mas Alexandre muda o curso das coisas após dois dias, arrastando Tatiana até uma igreja e se casando com ela.
Após o casamento, se confinam onde tinha sido a casa dos avós de Tatiana, e lá vivem 29 incríveis dias.

Como a guerra ainda continuava em curso, depois da lua de mel, Alexandre volta para suas responsabilidades. Porém, antes arranca a promessa de Tatiana, que ela permanecerá segura no vilarejo, longe da guerra.

Mas Tatiana só sabe fazer promessas, ainda não aprendeu a cumprir. E volta para Lenigrado, para estar mais perto de Alexandre.

A partir daí as coisas fluem mais rápido, mais doloroso, mais triste. O sonho americano chega muito perto, porém sangue sugas são difíceis de afastar.

GeL 18/01/2022

Resenha para o blog Garotas entre Livros
Oi meu povo, tudo bem por aí? Hoje é dia de contar as minhas impressões sobre a segunda parte do livro O Cavaleiro de Bronze. Já expliquei no instagram e no youtube, na resenha da parte 1 sobre a divisão do livro, mas não custa nada repetir aqui. A publicação do livro 1 da trilogia foi dividido em duas partes aqui no Brasil, então temos O Cavaleiro de Bronze, Leningrado – Parte 1 e O Cavaleiro de Bronze, Portão Dourado – Parte 2.

Com isso dito, vamos para a segunda parte. Aqui o livro começa 6 meses após os eventos que encerraram o livro 1. Vimos todo o drama da Tatiana para fugir de Leningrado e agora a história recomeça pela perspectiva de Alexander. Sem ter notícias de Tania ou de Dasha, Alex resolve que é o momento de descobrir o que aconteceu com as irmãs e após conseguir uma licença, ele decide ir em busca de respostas.

Ele parte para Molotov, mas é em Lazarevo, cidade mais distante e onde aparentemente a guerra não alcançou, que ele encontra respostas. Ele reencontra a Tania, viva e com a saúde restabelecida, bem diferente da jovem para quem ele tinha dito adeus em Leningrado. Ele também descobre sobre as mortes de Dasha e da avó de Tania, nossa mocinha é oficialmente uma órfã, mas que acabou sendo adotada pela cidade.

Esse reencontro é cercado de muita emoção, mas logo a emoção é substituída pela necessidade de colocar tudo em pratos limpos, nosso casal é bem complicado e precisam se entender antes que tudo acabe antes mesmo de começar. Na primeira parte do livro temos DRs intensas, momentos apaixonantes e idílicos, mas não esqueça, estamos em guerra e ela é cruel.

Como se a guerra já não fosse o suficiente, nosso Alexander ainda precisa lidar com a ameaça de ser denunciado por sua verdadeira identidade, seu amor por Tatiana e o medo de perde-la caso algo aconteça com ele. É 1942 e na Rússia comunista, com Hitler tão perto, sonhar com um final feliz é possível?

Essa sequencia é linda e angustiante, vamos de amor e felicidade intensa para incerteza e medo. Semelhante à primeira parte, a Paullina faz nossos sentimentos flutuarem de acordo com as estações, no verão é tudo muito brilhante e cheio de vida, mas conforme os meses passam e o inverno se aproxima, sentimos que as coisas vão piorar, e pioram.

Aqui também vemos o crescimento dos personagens e principalmente da Tatiana, aquela menina boba que no primeiro dia de guerra foi tomar um sorvete rsrs, está bem diferente, forte, segura em suas inseguranças e sem medo de enfrentar o que for necessário para proteger quem ela ama. O Shura ainda é o meu mocinho favorito, mas não se iludam, ele não é perfeito e ainda assim eu o amo kkk. Ele toma umas atitudes e fala algumas coisas que dá vontade de bater kkk, mas passo o pano.

O livro é muito mais do que romance, sim o romance é a força dessa história, o relacionamento Shura e Tatia nos angustia e emociona, mas o livro é muito mais que isso. Os diálogos são inteligentes, a construção da história é cuidadosa e feita com maestria além da narrativa que beira o poético. Paullina nos conduz a essa jornada pela sobrevivência e a busca por uma vida melhor.

O Cavaleiro de Bronze é um dos meus livros favoritos da vida, reler após 10 anos só confirmou o que eu já sentia a respeito dessa história e aumentou a minha admiração pela autora. Passar por essa experiencia em uma leitura coletiva com os meus amigos foi ainda melhor, pudemos trocar opiniões, concordar, discordar e comentar sobre as nossas interpretações da história. Foi especial.

Minha única crítica está destinada a edição da Novo Século, encontrei vários erros de digitação, um ou outro é perdoável, mas determinados erros podem mudar a interpretação do texto e isso é um problema. Já vou começar a ler a sequência “Tatiana e Alexander” e vou observar se esse é um padrão da editora ou se com o tempo melhorou.

Fica a minha indicação, O Cavaleiro de Bronze é um romance histórico épico maravilhoso e emocionante. É lindo e todos os meus elogios ainda seriam pouco para ele rsrs. Sim, é um dos meus livros favoritos da vida, então sou suspeita para falar kkkk. Leia, se amar, volte aqui e comente, se não… é melhor não vir, não tenho maturidade para ler críticas negativas sobre esse livro kkk.

Até breve!

site: https://www.garotasentrelivros.com/2022/01/resenha-394-o-cavaleiro-de-bronze-o-portao-dourado.html

insaniadora 13/08/2021

[releitura]
Ah, como eu amo esse livro, esse casal, essa história! Será se algum dia eu irei me cansar de ler?

Devo salientar que esse livro é a parte II do primeiro livro lançado aqui no Brasil. A editora decidiu dividir o livro em duas partes pois o original tinha 900 páginas. Então tecnicamente esse é o primeiro livro ainda.

Aqui finalmente Alexander e Tatia se reencontram. Depois de várias perdas no primeiro livro, eles finalmente conseguem ficar em paz. Pelo menos momentaneamente. As primeiras 200 páginas do livro são apenas para o leitor curtir o romance entre eles, que finalmente ganhou vida depois de tanto esperarmos. A escritora fez de tudo pra que ficássemos de coração quentinho com essas páginas, pois sabia que as seguintes seríamos derrotados pelas cenas de guerra de novo.

Quando li pela primeira vez em 2014 eu o considerava meu livro favorito em relação ao primeiro. Não sei se ainda considero, pois agora mais madura consigo ver muitas coisas que me irritam na personalidade dos personagens, principalmente na de Alexander. Mas esse fato de modo algum conseguiu anular o amor que tenho por essa trilogia e que sempre vou levar em meu coração.

Renata.Santos 03/05/2021

Conto de fadas com cenas picantes marcam o livro 2
Esta segunda parte da trilogia é como um conto de fadas, com cenas picantes a lá 50 tons de cinza. Parece que a narrativa se resume a isso, o que a transforma em extremamente maçante. Por sorte, novas reviravoltas acontecem (daquelas que você passa a ter raiva e querer xingar a personagem) e que prendem o leitor novamente ao enredo.
A parte final do livro é extremamente viciante e repleta de acontecimentos de tirar o fôlego, com um final surpreendente.

Ana SPV 21/12/2020

Perfeito
Lindo, maravilhoso, apaixonante
O livro nos mostra o que duas pessoas que se amam podem fazer para que possam estar juntas, mesmo que uma delas arrisquem a sua própria vida.

Verônica 16/07/2020

O livro é maravilhoso. Fiquei encantada com o primeiro e com o segundo. Esperava um final diferente. Ainda não sei se tem continuação.

Rose 07/07/2020

Um sopro de felicidade
Reencontros, romance, casamento, amor, separação, quase morte e traição. E assim se perdem no caminho

Gabis 04/07/2020

Sem fôlego
Quando eu penso que esse segundo livro não poderia ser arrasador como o primeiro... Foi simplesmente perfeito!

Milena 19/05/2020

Quebra de expectativa
As últimas 128 páginas desse livro foram as que me deram forças para avalia-lo com 3 estrelas por um todo, porque se fosse separar seria 1 estrela para as primeiras 304 páginas de melodrama sexual e 5 estrelas para o fim que me trouxe de volta para a história incrível que li no primeiro livro dessa trilogia. Sinto muito por dizer isso mas não foi uma leitura fácil, foi cansativa!

Ao meu ver, no início (até a pag 304), toda a inspiração da autora em contar uma história forte e arrebatora havia se perdido, porém uma luz no fim do túnel! E o livro tem salvação no fim, pelo menos para mim ...

Sob a minha perspectiva de leitora, sob meu gosto particular, esse livro poderia ter diminuído umas 150 páginas (no mínimo) ou a história final poderia ter sido contada de forma gradativa ao longo da trama. De toda forma terminou com gosto de quero mais, no entanto, quase abandonei a leitura até de fato chegar ao que interessava.

Não sei se indicaria, pois como eu disse no título foi uma quebra de expectativas. Vamos ao terceiro para ver se vale a pena a trilogia como um todo.
Milena 19/05/2020minha estante
Uma pena não poder editar, pois eu também queria dizer que achei o relacionamento excessivamente abusivo! Se é que existe isso, abusivo é abusivo, ora bolas! Alexander, muitas vezes, tem atitudes externamente repulsivas ao meu ver e ainda não me decidi se gosto dele ou não.

Milena 19/05/2020minha estante
Extremamente *

Brisa 26/05/2020minha estante
Acabei de ler o primeiro livro (tive essa mesma impressão sobre o casal) e vim ver as resenhas e me deparo com isso. Vou interpretar como um aviso ajsgwjshd

Geovanna Ferreira 18/07/2020minha estante
E piora, viu, meninas? O último livro, que não foi lançado no Brasil é um show de horrores. Os personagens se tornam totalmente mesquinhos, abusivos, só resta sexo, sexo, sexo e agressão.

Taynara @adamadolivro 11/05/2020

O Cavaleiro de Bronze – Livro II – O Portão Dourado – Paullina Simmons
Resenha: O Cavaleiro de Bronze – Livro II – O Portão Dourado – Paullina Simmons
O segundo livro da série continua em uma batalha intensa na Rússia. Tatiana, -agora em Lazarevo, vive pacificamente em uma cidade estável, onde há mais cidadãos idosos que jovens. Após uma perda lamentável, não consegue retribuir as cartas de Alexander, deixando-o atordoado por notícias das irmãs Metanova.
O único sentimento que pode faze-los superar essa guerra, é a esperança, e é nessa tentativa desesperada de sobreviver que Tatia e Alexander se unem mais do que nunca, mas Tatia já não é a mesma moleca de antes, dessa vez ela precisa se sentir útil, e ser abandonada em uma cabana no meio do nada não é exatamente o que ela esperava para a sua vida adulta.
Dimitri continua atrasando a vida de todos a sua volta, com suas mentiras e ameaças, mas já não é um perigo emocional para o casal central. O segredo de Alexander continua intacto, mas em perigo nas mãos do falso amigo.
Com um plano quase impossível, Tatia e Alexander seguem tentando ficar juntos em meio ao terror da Segunda Guerra Mundial e ao ambiente sórdido do comunismo.
Eu adorei esse livro, muito mais do que o primeiro, agora consegui estabelecer uma relação com os personagens principais, e estou em êxtase para ler o terceiro e último livro dessa trilogia. Espero do fundo do meu coração que esse casal fique junto, aliás, assim como no livro, só resta ao leitor, um pouco de esperança.