Terror e Êxtase

Terror e Êxtase José Carlos Oliveira

Resenhas - Terror e Êxtase

Bia 16/07/2023

Parece com os capitães de areia só que melhor!!! apesar de ser escrito a muitos anos tudo q oliveira escreve aq sobre juventude e pobreza continua igual hj em dia (senao pior

(lidos só 2021 em diante) 25/08/2022

Em livro pode ter empatia por bandido assassino
Livro é ficção. Se eu achar errado o autor "romantizar" um criminoso que mata pedestres aleatórios, eu não assisto mais o filme do Jason (sempre que assisto torço pra ele matar o máximo possível).

Tem gente que fica nervosa quando alguma história retrata um bandido e consegue descrever até o lado humano dele. Em livro acho isso ótimo e criativo. Na vida real é outros 500, não defendo criminoso, só defendo vítimas (a velha andando na rua de boa e leva um tiro, coitada) que sofrem com eles. Na vida real jamais vou torcer pra um Jason. Oras bolas.

A escrita é muito gostosa e peculiar. História simples, mas com todos personagens sendo bem desenvolvidos e com as tramas sendo bem dinâmicas e entrelaçadas.

Parece muito cidade de Deus. O filme se parece, na verdade, já que veio décadas depois.

Não deixe de ler Sociedade Apocalíptica, são contos e crônicas com humor ácido e excelentes avaliações na Amazon.

Leticia.Vitoria 08/11/2020

Crime, mistério, violência.
De um lado Heleninha 17 anos rica, do outro lado 1001 bandido desdentado que vivem uma história de terror e êxtase, entre tapas e beijos.

Dan 14/07/2016

Decepcionante
Não foi o que eu esperava, achei que fosse um suspense policial ou algo assim, mas retrata a realidade do Séc XX no Rio de Janeiro, e sinceramente achei um livro violento e machista, mostra o tempo todo um homem agressivo assassino e estuprador e uma menor de idade conformada com a situação, que sempre fica roxa mas se conforma como se fosse normal, são coisas absurdas que parece que o autor também acha normal, pois não tem ninguém na história a que defenda uma causa justa.
(lidos só 2021 em diante) 25/08/2022minha estante
Mas o personagem é um bandido, assassino e estuprador. Tu acha que não é óbvio ele ser retratado machista? O machismo é o pior dos defeitos dele. ? E existem mulheres com a realidade igual a da mina retratada no livro. Só olhar quem namora com traficante que já foi preso por dezenas de delitos hediondos...

Dan 30/08/2022minha estante
Bem, esse (provavelmente) era o tema central do livro e eu não tinha estômago (ou não tenho) para esse tipo de livro. Isso fazem 6 anos e eu lembro que nem consegui terminar. Então sim, provavelmente é esse o ponto.

flavisouza 05/01/2016

Este foi uma grata surpresa. Tem uma narrativa duo, dois personagens narram e isso deixou o livro muito interessante porque você acompanha os dois lados da história.
De um lado a menina rica e linda de 17 que vive no mundo das drogas. Do outro um bandido carioca, feio, desdentado, conhecido por 1001.
O enredo baseia-se na trama de tapas e beijos dos protagonistas. Literalmente tapas e beijos. E o que me chamou atenção foi que a história conseguiu me fazer compreender o que passa na cabeça de um mulher que apanha do parceiro e continua com ele. O livro valeu por isso, a história em si não é tão empolgante assim. Mesmo assim eu recomendo.