O Animal Social

O Animal Social David Brooks

Resenhas - O Animal Social

Kamyyyy 19/02/2024

Achei interessante a abordagem do autor de colocar personagens para ilustrar as situações e explicar a ciência por trás disso, mas tinha cada coisa que pqp hein.
as vezes eu só queria ler a parte científica e não me importava com o drama dos personagens.
A vida deles eram uma questão que se prolongava muito, e as vezes nem ia pra lugar algum.
eu juro, no final do livro eu já não aguentava mais, que lenga-lenga do crlh.
podia ser bem mais curto.

Eu sinto que no relacionamento de Harold e Erica, o autor transformou a mulher na vilã do relacionamento. "ah mas ela não quis ter filhos, e o homem ficou infeliz com isso", "ah a vida do marido foi moldada pelo sucesso da esposa", "ah a mulher que traiu", cacete hein.
o harold é um coitado cagão e a erika uma escrota, pronto.

as pesquisas são realmente interessantes, e foram apresentadas de uma forma dinâmica.

é isso ?

Camila 27/11/2023

Maravilhoso Mundo Novo
O 'Animal Social' apresenta o Maravilhoso Mundo Novo de ? como nos tornamos o que somos. Começa com uma empreitada: como compilar as maiores descobertas sobre a mente dos últimos 30 anos? E uma ótima resposta: criando personagens vividos, para sentirmos em sua pele, no decorrer de sua vida, o que significam essas descobertas. Uma jornada divertida e instigante do início ao fim (para desde os curiosos da ciência até os curiosos sobre si mesmos). Desconheço um ser humano que não tenha nenhuma curiosidade sobre como pensa, sente, aprende e age, e por que fazemos o que fazemos? É preciso ter muitas ressalvas sobre as informações apresentadas, apesar da pesquisa minuciosa, o livro "Humanidade" me ensinou como é possível encontrar erros crassos inclusive nos estudos mais consagrados da psicologia, entretanto, isso não é motivo para se privar desse maravilhoso mundo novo.

garotodaruaquinze 06/06/2023

O livro onde fiz mais destaques
A razão é aninhada na emoção e depende dela. A emoção atribui valor as coisas, e a razão só pode fazer escolhas com base nessas avaliações. A mente humana pode ser pragmática porque no fundo é romântica.

Marisbl 25/10/2022

Uma boa reflexão...
... reflete bem o que é ser humano na nossa sociedade atual... Mostra as formas de ser inserido nessa sociedade, discute valores e ética... Desmistifica o dual e põe em causa as relações sociais de uma forma ímpar. De certa forma o livro contribuiu para o meu crescimento... No momento atual.

Danyllo 07/05/2022

Nuances interessantes, mas arrastado
Traz informações muito relevantes acerca do tema tratado, mas quem lê chega a um ponto que perde a empolgação. Poderia ser menor e melhor. Vale a leitura se não ligar para isso.

Afonso74 01/12/2021

Não é perfeito... mas ficam 5 estrelas pelo grande desafio do autor
Inserir estudos psicológicos, filosóficos e científicos sobre relações humanas enquanto se conta a história de vida de dois personagens fictícios não é uma tarefa fácil.

Esse livro poderia ser escrito apenas enumerando os estudos científicos que tratam sobre cada fase de nossas vidas mas o autor foi além e nos presenteou com personagens que "deram vida" aos estudos citados.

O lado ficção da obra está à serviço do lado científico, logo não seria esperado que os personagens sejam tão ricos quanto em um bom romance.

Os personagens, no entanto, são cativantes e a mensagem sobre como nosso ambiente e relações nos moldam é passada de forma muito competente. A vida adulta do casal tem alguns “turning points” fora de contexto e escolhas ruins ao meu ver (por exemplo, pouco foco na decisão sobre ter ou não filhos) . No entanto, a descrição da infância e da velhice (começo e fim do livro) são os pontos fortes da obra nos quais a sintonia entre a ciência e a vida dos personagens é quase perfeita.

Enquanto um livro sobre relações humanas, são citados estudos de diversos ramos das ciências sociais e até biológicas. Esses vão desde a influência da cultura e origem de nossas famílias até como os hormônios podem influenciar nosso comportamento de acordo com a fase da vida. Diria que pelo menos 80% deles são realmente enriquecedores e os demais 20% apenas razoáveis, o que mostra a competência do trabalho do autor.

Júlia 11/08/2021

Extremamente interessante, é aquele tipo de livro que te faz querer fazer as coisas. As vezes cansa, mas no geral é incrível.

Felipe.Camargo 22/03/2021

Conhece-te a ti mesmo?
A famosa frase que estava escrita encima do oráculo de Delfos não faz tanto sentido após a leitura deste livro. O autor nos mostra quanto de nossas vidas é regida por mecanismos inconscientes que nem fazemos ideia que existem, desde a escolha de um parceiro até a sua orientação política. O livro inova bastante, pois não despeja um conjunto de teorias, mas assim como Rousseau ao escrever seu Emílio, busca ilustrar diversos avanços na área da psicologia cognitiva e evolucionista, através da história de Harold e Érica, desde a suas respectivas gêneses até os seus fins.
A leitura é um pouco cansativa, principalmente quando fala do mundo corporativista, entretanto traz uma base de dados riquíssima, que pode ser muito útil para quem quer saber mais sobre o que rege nossos comportamentos.

Sandro 26/01/2017

Como escrever sobre ciência de forma simples
O autor tornou a leitura de um extenso livro sobre comportamento humano algo agradável dentro de uma atmosfera romântica do cotidiano. O livro apresenta uma série de estatísticas e estudos sociais e psicológicos sobre o comportamento humano desde a tenra idade até o suspiro final. Uma obra de arte que nos ajuda a pensar em quanto somos desconhecidos e o quanto que a inconsciência é responsável pelas nossas atitudes.

liciahora 03/11/2016

Emoção X Razão
Gostei de início porque adoro histórias de pessoas, e porque focou na formação do bebê e a troca de afetividade com a mãe - isso foi certeiro. Depois meio que abandonei quando ficou mais técnico, mas logo vi a necessidade de ser para entender a diversidade do pensar em relação ao mesmo ponto - no pessoal, no trabaho. Parece óbvio dizer que por trás das nossas atitudes e pensamentos sempre estão nossas emoções, que podem nos levar à alegria ou à tristeza, definindo nosso comportamento, até nossa vida,. Aprendi sobre a importância de ser companheiro, maleável, amar, ter afeto e não exigir do outro o que ele não pode te dar ou ser.