Ela prefere as uvas verdes

Ela prefere as uvas verdes Jader Pires

Resenhas - Ela prefere as uvas verdes

Mano Beto 16/04/2024

Contos com muito a dizer.
Fiquei feliz em saber que o livro do querido Jader Pires estava aqui também. Tenho a honra de ter o meu autografado, e foi maravilhoso este dia. Para quem gosta de contos, o livro é bem legal, com histórias abordando vários temas. O primeiro conto abre o livro perfeitamente.
Vale a pena conferir.

Karen.Franca 28/12/2018

O cotidiano esmiuçado
Jader é dessas pessoas capazes de se escrever de maneira despretensiosa e brilhante. A reunião de contos contém personagens que poderiam ser seus vizinhos de porta, traz relatos de suas angústias e vidas.

Os recortes de cotidiano trazem em sua maioria, finais surpreendentes - afinal, olhando de perto ninguém e tão normal quanto parece. Ótima e rápida leitura, devorei em apenas um dia. Deixa um gostinho de quero mais ao final.

Joyce 06/08/2014

Resenha do blog Entre Páginas e Sonhos
Eu não tenho o costume de ler livros de contos e não sei o por que, pois a leitura é bem rápida e gratificante. Esse gênero é perfeito quando se quer ler algo curto, com conteúdo e não se quer passar dias e dias na mesma história. "Ela prefere as uvas verdes" cumpriu muito bem seu objetivo que é entreter rapidamente e com qualidade. Além disso, pude conhecer mais a escrita do autor que é famoso pelo seus textos no site PapodeHomem.

O livro é composto por 13 contos dos mais variados assuntos como amor, morte, fidelidade, sofrimento, perdas, traumas, esperança, dúvidas, entre outros. As histórias são bem diversificadas e são cheias de sentimentos e dramas palpáveis porque podemos entrar na vida dos personagens de forma bem direta e até mesmo cruel.

O mais interessante nos contos é que suas tramas são nuas e cruas como na vida real e cada um traz uma mensagem forte na conclusão. São eles:

1) Filho do carnaval que fala sobre a perda;

2)"O grande Henrique Pedroso está de volta!" que fala sobre ver o mundo com outros olhos;

3) Tô chegando, amor que fala sobre um casal de idosos;

9) Fortuna que fala sobre a triste realidade das drogas;

10) A única verdade que fala sobre o relacionamento entre um casal;

11) Geraldo que fala sobre o incômodo;

12) Amores à distância que fala sobre a cruel realidade do amor;

13) O último conto que fala sobre a persistência.

Os meus contos preferidos foram os números: 3, 4, 5, 7, 8, 9, 10, 12 e 13. Adorei a forma com o autor usou as palavras, conseguindo transmitir tantas emoções fortes para os leitores. A narrativa está em terceira pessoa e o autor trabalhou para que ela ficasse direta e sem enrolação porque as histórias são carregadas de dores e perdas de um jeito ou de outro.

O título ficou sugestivo, assim como a capa. As páginas são amareladas e a diagramação está bem feita. Gostei muito do livro e com certeza lerei outros texto do autor.

site: http://www.entrepaginasesonhos.com.br/

gleicepcouto 11/06/2014

Jader Pires estreia na literatura com o livro de contos Ela Prefere as Uvas Verdes (Editora Empíreo). Também publicitário, é mais conhecido pelo trabalho que desenvolve no Portal Homem.

Para mim, escrever conto é uma arte. Desenvolver uma história em um número reduzido de páginas requer muito talento. Não basta fazer um recorte no tempo e espaço para que o conto fique coeso e coerente. A capacidade de síntese, a escolha das palavras, o delinear da faceta das personagens são apenas alguns itens importantes. E isso tudo dentro de um texto fluido, sem estar picotado.

Pires faz isso tudo que citei no parágrafo anterior. Seus contos possuem início, meio e fim; não vemos uma pressa desenfreada para contar a história. Utilizando uma linguagem direta e simples, em uma narrativa aderente, consegue passar o recado de modo preciso.

"Naquele momento, o que mais odiava era a inerente condição humana de sofrer por antecipação, de como os seres humanos premeditam toda e qualquer situação para tentar obter a melhor resposta, a melhor ação para todos os momentos. Antecipam as conversas, os encontros, a vida, imaginam o final perfeito que, claro, nunca acontece do jeito esperado."

Grande parte do mérito vem dos assuntos que ele aborda. Os temas são os mais variados: amor, morte, falta, decepção, alegria. Com o devido cuidado, não se aprofunda, mas também não fica à margem dos sentimentos do ser humano. Destaque para: Tô Chegando Amor, que conta a tocante história de amor de Serafim Campano; Não Dava Para Olhar, mostrando um pouco da realidade dura de um homem que vê a tristeza espelhada nos olhos de outra pessoa; e a complexa relação de um casal em Chafurdando na Lama.

O trabalho editorial é muito competente. No miolo, espaçamento adequado, papel pólen e diagramação clean. A ilustração da capa é interessante e nos traz diversas opções de interpretação. Aparência classuda, no geral.

Ela Prefere as Uvas Verdes se mostrou um bom início de carreira literária para Jader. Confesso que, ao terminar de ler, fiquei com vontade de conferir um romance do autor e assim passar mais tempo com seus personagens e suas histórias.

site: http://murmuriospessoais.com/resenha-ela-prefere-uvas-verdes-jader-pires-editoraempireo/

Elis 03/05/2014

Jader Pires nos apresenta 13 histórias, cada uma com sua carga emocional, não há dúvida que fiquei apaixonada pela primeira intitulada "Filho do Carnaval", pois além de bela é triste, sendo ela que me fez querer conhecer o restante da obra.

O escritor tem uma escrita bem elaborada, de fácil entendimento e que prende o leitor, queremos sempre saber qual é o desfecho e o motivo do título. Há histórias que chocam tamanha a realidade, outras que complementam uma a outra, e os personagens nem tem ideia disso. E até aquela que nós faz admirar a quantidade de tempo que as pessoas podem passar juntas. Uma segue a linha do aqui se faz, aqui se paga. Como outra que nos deixam chocados como alguns homens tratam as mulheres ou jovens.

O ser humano pode ser nobre e leal, mas também pode chegar ao nível mais baixo possível. Enquanto lia as histórias sentimentais sobre perda, amor, tristeza pensava em como o mundo de cada pessoa é único, só nós mesmos temos ciência do que somos capazes de aguentar e viver, ninguém sabe o que levamos na alma. Lendo os contos mais chocantes, eu tinha sentimentos de raiva por saber que existem pessoas assim, afinal quando temos uma vida estável, onde nada de mal é constante no dia a dia, parece que quando ouvimos notícias semelhantes ou lemos algo assim, se passa em outro mundo. É como se fosse um filme, uma ilusão, somente caímos na "vida real" quando acontece algo com alguém que conhecemos ou gostamos. Eu espero jamais passar por algo ruim.

Sei que o escritor quer nos apresentar a realidade nas mais diversas formas, que cada um tem a sua, mas ler e imaginar esses possíveis fatos, faz com que "nós", queiramos viver somente no nosso mundinho, onde a maldade não existe e temos um trabalho, uma família e um dia a dia que seria o sonho de muitas pessoas. Realista e enriquecedor conhecer contos que podem ser parte da vida de muitas pessoas nesse mundo.

Quando comecei a escrever essa análise, pensei no que eu poderia dizer, já que a leitura aflorou diversos sentimentos, acreditei que não conseguiria expressar o que eu desejava, mas chegando até aqui, penso que é isso que quero que saibam, lendo Jader Pires vocês se depararão com a realidade, tanto boa, quanto a ruim. E eu desejo que a de vocês leitores, sempre seja boa.

site: http://amagiareal.blogspot.com.br/

@cheiade9h 02/05/2014

Hoje é um dia importante a todos os leitores, dia 23 de Abril é o lindo dia Internacional do Livro! E pra comemorar esse dia, nada mais justo que ter a resenha do mais novo lançamento da Editora Empíreo - que terá o evento de lançamento hoje na Livraria Cultura do Shopping Bourbon.

Fico mais uma vez feliz com o trabalho da Empíreo junto com o autor Jader Pires. Não só o capricho da Editora em fazer um belo e confortável livro mas também pela obra do Jader Pires em analisar o ser humano - em situações de perdas e encontros - em seus contos.

Em Ela Prefere as Uvas Verdes teremos diferentes contos no decorrer do livro, com as mais variáveis histórias sobre perdas e encontros que o indivíduo pode enfrentar em sua vida.

O primeiro conto do livro tem o título "Filho do Carnaval". Conta a história de uma criança que nasceu fora da bolsa da mãe, ou seja, puro milagre divino essa criança ter nascido bem - fisicamente e mental. Então essa criança cresceu sendo sempre o assunto de "sou pai/mãe de um milagre". E agora já na adolescência, ele sofre um acidente e morre. Enquanto o médico da maternidade falou que o garoto era o milagre em pessoa, o médico que o atendeu nesse acidente diz: "Nem um milagre conseguiria salvar o seu filho, senhor". Olha só a contradição em um conto só, a forma do "deboche" do milagre. Isso só foi uma palinha do que vocês vão encontrar nesse livro.

Cada conto no livro tem um molde para atingir o leitor, seja de forma mais curta e direta; seja da forma mais reflexiva para que o final seja mais chocante; de forma mais dura ou mais humorística. Mas em todos os casos, os contos nos mostra as devidas perdas e encontros que o homem tem durante a vida, seja ela da área amorosa, familiar, financeira, etc. Tudo foi escrito e pensado em ser o mais real possível para impactar ainda mais o leitor.

"NINGUÉM QUERIA VER O FINAL FELIZ DOS OUTROS ENQUANTO O SEU ESTIVESSE TÃO DISTANTE."
Página 55

Durante a leitura percebi também que o autor fazia algo de propósito, ele direcionava a narrativa sobre alguma coisa do nosso personagem do conto - para o leitor imaginar que a conclusão do conto seja sobre essa direção - mas na verdade não era o verdadeiro caminho ou o verdadeiro ponto que o leitor deveria se preocupar ou ficar atento. Não sei se o autor fez isso com um propósito - e se por acaso viu que fez isso - mas certos contos eu estava preocupada em descobrir "tal coisa" que na verdade não era nada importante para a finalização do mesmo. Se isso foi sem querer ou não, achei isso muito sensacional!

E desafio a qualquer futuro leitor de Ela Prefere as Uvas Verdes de me dizer com todas as letras que não se achou em nenhum conto de todo o livro. O bom do livro é a pluralidade de fatos, são tantos contos com as mais diversas histórias mas que sempre tem algo que te chama atenção porque VOCÊ pensa assim, já falou algo parecido ou já fez.

"(...) O QUE MAIS ODIAVA ERA A INERENTE CONDIÇÃO HUMANA DE SOFRER POR ANTECIPAÇÃO, DE COMO OS SERES HUMANOS PREMEDITAM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO PARA TENTAR OBTER A MELHOR RESPOSTA, A MELHOR AÇÃO PARA TODOS OS MOMENTOS."
Página 84

site: http://www.livroterapias.com/2014/04/resenha-ela-prefere-as-uvas-verdes.html