As Ideias Conservadoras

As Ideias Conservadoras J.P. Coutinho

Resenhas - As Ideias Conservadoras

Auristela 25/01/2024

RESUMO DO RESUMO
O livro é bem curto, mas sempre vale a pena fazer um resumo. Fiz um resumo aqui: https://alegracatarina.wordpress.com/2024/01/24/as-ideias-conservadoras-explicadas-a-revolucionarios-e-reacionarios/

Marcella.Pimenta 27/09/2023

Olhar pra trás com respeito e pra frente com cuidado
Ensaio a respeito da perspectiva política do conservadorismo britânico. Com base em Samuel Huntington, Coutinho defende que o conservadorismo é uma ideologia (mesmo não sendo ideacional) reativa e posicional. Dessa parte eu discordo, mas não sou "entendedora" do termo ideologia. Talvez, na acepção de visão de mundo, caiba, mas não como utopia.

De uma forma bem simples, o texto conseguiu explicar que o conservador não é um revolucionário (que aspira a mudanças bruscas) nem um reacionário (que seria um revolucionário arrependido), mas alguém que valoriza as tradições que resistem ao tempo (não todas) e busca alterações graduais. "Conservar, transmitir e melhorar". É um erro acusar o conservador de rejeitar todas as mudanças. Se fosse assim, ele defenderia que vivêssemos como no tempo das cavernas.

O conservador reconhece a imperfeição da natureza humana, preserva o que deu certo e está disposto a mudar o que não deu, desde que seja uma opção melhor.

"Todos somos conservadores, pelo menos, em relação ao que estimamos", diz Coutinho. É por isso que até progressistas rejeitam transformações radicais na sua cultura. A tradição nos conecta aos nossos antepassados, nos traz pertencimenfo e familiaridade. Ela não vira tradição aleatoriamente, mas porque se mostrou forte e benéfica por várias gerações. Ser conservador é um comportamento universal.
Claudia.livros 27/09/2023minha estante
Esse livro é muito bom

Gualter 03/09/2023

Um exposição introdutória do conservadorismo político
Coutinho expõe de maneira clara e precisa as características de um tipo específico de conservadorismo, o britânico (p. 13). Cada capítulo busca expor uma característica básica do pensamento conservador, uma ideologia que afirma sua identidade apontando Para a falibilidade e limitação epistêmica do ser humano, para a prudência em face de uma natureza humana imperfeita, e para a importância de conservar o que passou pelo teste do tempo, sendo preferível conservar, transmitir e melhorar do que destruir e começar do zero.
O texto possui pelo menos 2 pontos fortes: o primeiro é apresentar a ideologia conservadora não apenas em termos positivos (o que ela é) como em termos negativos (o que ela não é). Dessa forma, distingui-se o conservadorismo como temperamento do conservadorismo político, bem como conservadorismo de reacionarismo. Embora alguns argumentem que o conservadorismo não é uma ideologia, Coutinho diz que ele é um tipo diferente de ideologia, sendo uma ideologia reativa em face de utopias que se colocam contra os fundamentos da sociedade.
Também é uma ideologia contextual, a medida que não é totalmente contraria a todo tipo de mudança, mas apenas aquelas que ameaçam os fundamentos do que se considera civilização. O segundo ponto positivo refere-se ao escolha da bibliografia, o autor traz não apenas a tríade básica do conservadorismo (Burke, Kirk, Scruton) como também varios autores menos conhecidos, o que ajuda aqueles que se interessarem em aprofundada seus estudos nesta vertente política.
"As ideias conservadoras" de João Pereira Coutinho em suma, é um bom livre de síntese do que significa ser conservador. A nota do Review não refere-se de modo algum a minha concordância total com os argumentos dos livros. Refere-se principalmente a habilidade do autor de sintetizar os argumentos desta tradição de maneira sólida e acessível. Ainda sim, alguns destes argumenfos não se mostram convincentes, isto ficará claro para o leitor tanto de fora quanto de dentro espectro de direita quando analisar os argumentos em favor dos testes do tempo ou a estranha relação entre conservadorismo e economia de mercado (ainda que haja nesta mesma tradição uma série de críticas a este modelo econômico). O livro deveria ser lido também por pessoas mais a esquerda para que mesmo criticando, consigam exercer uma crítica mais bem fundamentada para além de caricaturas.

Evelin 04/03/2023

Escrita simples e fácil de entender. Foi de acordo com minhas expectativas de tirar algumas dúvidas e compreender melhor sobre política!

Yan Pereira 18/11/2022

Um livro para começar a entender o conservadorismo moderno
Os conservadores são caricaturados de imobilistas, reacionários, autoritários, fascistas e dentre outros nomes. Diante disso, o autor se preocupa em desmitificar todas esses apelidos fazendo uma exposição do conservadorismo que ele defende, que é o burkeano ou moderno.
Além do mais, apesar do ensino burkeano ser a espinha dorsal do livro, traz diversos pensadores para dentro de seu ensaio, como Samuel Huntington, Michael Oakeshott, Roger Scruton e outros.

O autor aborda a forma como o pensamento conservador burkeano se estrutura, que é norteado por principios e valores sem ter uma sociedade utópica idealizada em sua mente.
Óbvio que sua obra não é um trabalho definitivo sobre o assunto, contudo é uma boa interpretação, ainda que venha a ter discordâncias com outros autores conservadores.

Rafael2239 15/10/2022

Conceito mais adequado de conservadorismo
O livro por mais que tenha algumas premissas estranhas e que divergem dentro da própria linha filosófica conservadora, é bastante esclarecedor.

O professor João Pereira Coutinho, apresenta o livro em si com o objetivo de diferenciar a imagem externa que tem o termo "conservador" da verdadeira imagem que deve-se ter.

Ele explica claramente a diferença do reacionário para o conservador, e no discorrer do livro vem apresentando autores conservadores e alguns conceitos.

Hoje, eu me baseio no estudo do conservadorismo com o Bruno Garschagen que é aluno do Pereira Coutinho, mas que diverge e eu concordo, com o próprio mestre. Coutinho defende que o consevadorismo acaba de certa maneira sendo uma ideologia, já o Bruno contrapõe essa ideia de conservadorismo como ideologia.

É um livro deveras interessante e bom para uma introdução no assunto.

- Viih O 18/06/2022

As ideias conservadoras
Já havia lido esse livro, mas decidi retomar a leitura para esclarecer algumas dúvidas que tinha. Ainda não li outros autores que defendem o conservadorismo político, mas diante deste ensaio, que vai de encontro com a ideia defendida por Arendt e Lewis sobre a escola ser conservadora e a proteção dos valores objetivos, me considero uma conservadora nesses pontos de vista.

Julio.Henrique 24/02/2022

Conservadorismo político
João Pereira Coutinho apresenta alguns aspectos sobre o conservadorismo político. Ele desmistifica caricaturas sobre o tema mostrando que se trata de uma ideologia que valoriza tradições e preconceitos que superaram os "testes de tempo", mostrando serem efetivamente benéficos para humanidade. Desta forma, o conservador busca conservar tais valores e está aberto a mudanças no sentido de reformar para conservar. Ademais, a imperfeição intelectual humana é considerada para consecução de ações políticas.conservadoras, pautadas na humildade e na prudência, bem como rejeitando ideias abstratas e utópicas, tanto revolucionárias quanto reacionárias. O autor faz citações de importantes nomes do conservadorismo como Edmund Burke, Michael Oakeshot e outros. Leitura inteligível e inteligente. Excelente.

Cecchetti 26/05/2021

Importante para um mundo além de esquerda x direita
Por que é um livro importante para mim?
- Traz uma reflexão forte sobre a necessidade do sistema político se pautar na natureza humana como ela é, e não em utopias. E com isso busca oferecer um sistema liberal em todos os aspetos com mecanismos fortes de contenção de vícios e exageros. Acredito que é realmente o que precisamos.
- Traz a escola conversadora como uma abordagem política pautada na experiência, na estabilidade das regras que funcionam e na reflexão contínua sobre os riscos de piorar o sistema a partir de uma tentativa de melhorá-lo.
- Crítica as mudanças revolucionárias, onde reformas acontecem por paixão e utopias e depois que passam o sistema que se estabiliza não é necessariamente melhor que o anterior.
- Também apresenta discordâncias entre os próprios conservadores, onde p. ex. Thatcher é defendida no livro como conservadora enquanto outros a viam como uma vassala do "sociedade comercial".

Um ponto de atenção: o livro parece escrito para os conservadores, diz que é explicado a revolucionários e reacionários, mas eu que sou liberal e tenho afinidade com o conversadorismo tive que buscar os pontos positivos com um certo esforço, exceto nos dois últimos capítulos que são muito bons, ainda que também prolixos.

Algumas resenhas dizem que o livro é superficial. Com certeza é um livro pequeno, mas em alguns momentos é bastante prolixo.

Brenda.Lucio 01/08/2020

O livro é uma boa introdução ao estudo do conservadorismo. Entretanto, é importante ressaltar que aborda os conceitos de forma rasa e faz um compilado de ideias de diversos autores conservadores. De linguagem simples e fácil entendimento, um ótimo ponto de partida.

Gis 26/06/2020

As ideias conservadoras
Consegui aprender bastante coisa.

Débora Marques 22/05/2020

"Ser conservador, então, é preferir o familiar ao desconhecido, o testado ao nunca testado, o fato ao mistério, o atual ao possível, o limitado ao ilimitado, o próximo ao distante, o suficiente ao abundante, o conveniente ao perfeito, o riso presente à felicidade utópica."
- Michael Oakeshott.

Marcelo Purificação 28/02/2020

Interessante
No Brasil atual onde muitos chama-se de conservador. Achei interessante com ele separa o conservador de um reacionário, e como justifica e posicionamento com o capitalismo e a ideia de alguma reforma... É um livro de valor no Brasil muito estranho.

Lafaiete 13/02/2020

Um bom começo
Quando comecei a ler pensei que não conseguiria compreender, mas ao final aprendi algo muito importante. E posso dizer que o caminho do conservadorismo é algo bom. O conservador defende tradições que contribuem, digo que forma bem geral, para o desenvolvimento saudável da humanidade.

Lucas 06/02/2020

Um ensaio lúcido e profundo
As Ideias Conservadoras é um ensaio político que procura esclarecer o que de fato é o conservadorismo. Serve principalmente àqueles que buscam entender a origem do pensamento conservador, pois evita superficialidades que tanto distraem a atenção das pessoas hoje em dia. Como a ideia de que o conservador quer apenas "manter tudo como está", ou seja, uma pessoa que é contrária a evolução e a mudança.

O conservador não se prende a ideias imutáveis. Ele age de acordo com as circunstancias sempre interessado na manutenção de tudo o que "sobreviveu aos testes do tempo". O conservadorismo defende reformas prudentes que valorizem o que foi conquistado pelas gerações passadas e deve ser preservado para as gerações futuras.

Por esta razão a ideia de substituir tudo por um novo sistema infalível é rejeitada pelo conservadorismo. Este novo sistema passa inevitavelmente pela destruição da história e dos valores construídos e agregados para dar lugar a uma nova história e novos valores sacrificando as gerações passadas e atuais em nome de um sistema puro que ainda está por vir. A natureza conservadora está em reagir a este tipo de aventura frequentemente motivada por fatores ideológicos.

João Pereira Coutinho dedica-se ainda a demonstrar que há diferentes vertentes dentro do conservadorismo. Utilizando-se principalmente do pensamento de Edmund Burke e de suas Reflexões Sobre A Revolução Na França Coutinho disseca as ideias conservadoras através de uma análise ao mesmo tempo lúcida e extremamente profunda.

Outra disposição que parece muito clara no ensaio do escritor português é fazer a distinção entre conservadorismo e reacionarismo demonstrando que, por vezes, o reacionário e o revolucionário de esquerda tem convicções semelhantes apesar de estarem em posições distantes no quadro político-ideológico. A linha que diferencia o conservador do reacionário estaria na valorização, sobre qualquer circunstancia, de conceitos absolutos pré-estabelecidos.

O reacionário apega-se a uma ideia nostálgica de que o passado guarda todas as virtudes e resgatá-lo significa solucionar todos os problemas do presente. Essa ideia frequentemente se associa a elevação de valores morais representados na figura de um líder. O conservadorismo, por sua vez, busca enxergar os individuos e as sociedades. Isto significa entender que o governo e a sua verdade universal não está acima da individualidade humana e daquilo que ela valoriza - sua família, sua tradição, seus sentimentos, sua criatividade e, acima de tudo, sua liberdade.