Masters of Sex

Masters of Sex Thomas Maier

Resenhas - Masters of Sex

Isis.Binder 04/06/2020

Biografia mas nem tanto
Li enquanto assistia a série no streaming (p/ quem quiser: tem na Globoplay e na Amazon Prime).
Às vezes passa a sensação de que apenas Virginia está contando a história, já que William Masters tinha escrito um livro de memórias não publicado, que ficou na mão do filho (sim, maier usou de consulta). Outras vezes parece que é só um relato sobre como a sociedade da época lidava com a sexualidade humana.
Provavelmente porque os dois não eram celebridades assediadas da forma como foi a princesa Diana, por exemplo. Então, assuntos da vida privada não são tão explorados como parte das pessoas gostaria; o dia-a-dia do consultório também não rende um caldo e a repetição dos métodos p/ publicar o livro tb não está ali. Nem mesmo a resposta sobre como começaram a ter um caso (algumas justificativas não batem com a imagem que Maier quer passar).
Após a publicação do trabalho sobre as fases da resposta sexual, a situação começa a ficar esquisita porque foi publicado um livro sobre homossexualidade, mas Virginia insiste toda hora que isso foi ideia do William. Em outro momento é dito por um médico que foi co-autor de um desses livros que ela não lia os rascunhos ou revisões, e que ele chegou a entregar perguntas e respostas prontas sobre a publicação p/ que ela respondesse questionamentos durante entrevistas (tem entrevistas no youtube).
A passagem que me levantou uma bandeira amarela foi Maier mencionar que uma dessas outras publicações do casal (creio que foi Homosexuality in Perspective) foi utilizada recentemente em discursos políticos nos EUA, obviamente não de uma forma legal.
No final das contas o livro não te diz tudo e não explora as consequências que esses trabalhos tem até hoje, nem mesmo fazendo uma lista de "material extra" como apêndice. É por isso que não vai pros favoritos, mas ainda assim recomendo.