O Cozinheiro do Rei D. João VI

O Cozinheiro do Rei D. João VI Hélio Loureiro

Resenhas - O Cozinheiro do Rei D. João VI

Wagner 27/02/2023

DOMINGOS MORREU NUM ACIDENTE
(?) a carruagem em que seguia despenhou-se numa ravina *. Desgoverno do carroceiro ou mão de Deus ou dos pequenos ?duendes? que na calada da noite e nos corredores do poder executam ordens não se sabem bem de quem, mas que agindo em nome do bem comum por vezes causam dor e magoa a tanta gente ?

* Barranco, despenhadeiro.

In: LOUREIRO, Hélio. O cozinheiro do Rei D.João VI. São Paulo: Planeta,2014. pg 189.

Acacio 14/02/2023

Drama gastronômico
Um romance histórico que envolve e emociona. Enredo simples, bem contado e carregado no drama - como um fado português - quase chegando às lágrimas.
O destaque do livro são as receitas que me fizeram babar as páginas do livro.

Sil 24/10/2021

Leitura interessante
Uma forma fictícia de contar sobre a morte de Dom João VI, pelo olhar de um cozinheiro; a história começa pelo fim e vai desenrolando os fatos que culminaram tal ato.
Leitura fluida e gostosa. E ainda tem umas receitas de pratos coloniais para quem quiser se aventurar.

Fer Kaczynski 19/05/2017

Quem acompanha o blog sabe da minha preferência em ler livros com conteúdo histórico, romances históricos são de longe meu gênero literário favorito, e quando vi este livro no catálogo da editora Planeta de Livros corri solicitar para resenhá-lo.

Além da temática histórica ainda temos várias receitas que podemos testar em casa, a maioria achei meio difícil conseguir os ingredientes, porém parecem deliciosas então, ainda tenho vontade de fazer alguma em casa.

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2017/05/resenha-o-cozinheiro-do-rei-d-joao-vl.html

Natalia 07/12/2016

Interessante e curioso
Estou adorando o livro, bem escrito, e com termos em Português original. Bela história que retrata os costumes e hábitos da época de D.João VI, e o mais legal é que o livro traz receitas originais feitas no século XIX, e muito apreciadas pelo Rei... Um livro cativante, fácil, e gostoso de ler.

site: www.acozinhamedieval.com.br/2014/08/o-cozinheiro-do-rei-d-joao-vi.html

Thayná Alvarenga 30/12/2015

Leitura da Faculdade
Tive que ler para ganhar horas na faculdade. Realmente não me arrependi e recomendo a todos que tiverem oportunidade de ler. História muito envolvente que lhe prende a atenção e você não consegue parar de ler.

JoaoPedroRoriz 02/08/2014

Um livro literalmente delicioso
Por João Pedro Roriz

O chefe de cozinha e agora escritor Hélio Loureiro preparou um livro só com ingredientes selecionados. Em "O Cozinheiro do Rei Dom João VI", lançado pela Planeta, o autor aborda a vinda da Família Real para o Brasil e coloca o leitor como testemunha ocular de todo o contexto político da época, desde a saída dos monarcas de Portugal a caminho do Brasil (a "convite" da Inglaterra e temendo Napoleão), até a morte de Dom João VI.

Para isso, Loureiro, que é um cozinheiro famoso em Lisboa, chefe da cozinha da delegação portuguesa de futebol e gourmet requisitado em famosos restaurantes, criou um personagem bem peculiar: um jovem talentoso recrutado pela cozinha de El Rei.

O rapaz torna-se amigo íntimo de Dom João e conta para ele tudo o que se passa no palácio. Por outro lado, Dom João sabe onde pisa: famoso apreciador da culinária luso-brasileira, o monarca sabe que precisa ser amigo de quem prepara seus alimentos, pois existem muitos inimigos prontos para mata-lo.

É emocionante conhecer as receitas portuguesas do século XIX. Hélio Loureiro dá a dica de como preparar os pratos rústicos que agradavam o paladar de Dom João VI. Ainda melhor, o escritor aproveita para apresentar ao mundo da gastronomia e da literatura os encantos que possui pelo Brasil, País que deixou apaixonado seu personagem principal, o monarca Dom João VI e seu filho mais velho que viria a se transformar no primeiro Imperador do Brasil.

A obra é um documento histórico de como a família real lidava com as pressões externas e com as demandas sociais dos povos de Portugal, Brasil e Algarve. O relacionamento dos integrantes da família real é interessante sob o aspecto antropológico: a defasagem dos conceitos de amor e família diante da exacerbação material e dos interesses políticos institucionalizados da época - algo que serve de matéria prima para a análise da atual conjuntura política e eventos mais do recorrentes de corrupções em nosso país.

No meio de tudo isso, sobra uma análise sobre Dom João VI - um homem pacífico e sofrido, glutão por natureza, mas que, séculos depois, ainda carrega imagem de beócio, desemblemado e fraco. Muito pelo contrário. A História de modo geral demonstra que esse homem limitado pela natureza das circunstâncias bélicas de sua época e vítima de um contexto político, social e familiar hostil, conseguiu enganar Napoleão e colonizar o imenso território brasileiro sem sofrer invasões de países inimigos que tanto se interessavam por essas terras.

Sobra o agradecimento à Hélio Louzeiro, que, espero um dia conhecer em pessoa, no Brasil, ou quem sabe, em terras de além mar.

João Pedro Roriz.

site: http://www.joaopedrororiz.com.br