Quatro: A Transferência

Quatro: A Transferência Veronica Roth

Resenhas - Quatro: A Transferência

Tammy 17/11/2014

A Transferência (Livreando)
Essa resenha é do spin-off de Divergente. Lembrando que se você ainda não leu a trilogia, esse spin-off será cheio de spoilers, então caso não queira saber mais, pare de ler aqui mesmo, okay!

A Transferência é uma das quatro histórias narrada pela visão de Tobias, também conhecido como Quatro, e como é sempre bom ter mais coisas para ler sobre uma trilogia que amamos, não perdi tempo para saber como era Tobias antes da Audácia. Venha conferir!

O livro traz uma visão de como era a vida de Tobias antes da Cerimônia de Escolha, quando ainda era um careta da Abnegação. Sua convivência com o pai, que fazia questão de esconder o filho para que ele não fizesse nada que prejudicasse a sua imagem e também para que os outros não soubessem quem era realmente Marcus Eaton, um pai autoritário que não sentia pudor em espancar o filho.

"Preciso ir embora.
É um pensamento desesperado, e a dor só o estimula mais a cada passo que dou enquanto subo as escadas até o andar da Cerimônia de Escolha." p.19

Vivenciamos as dúvidas e incertezas de Tobias desde o dia do seu teste de aptidão até o dia de sua escolha, para saber qual caminho seguir para finalmente ser livre. Seu questionamento para saber em qual facção se sairia melhor, Amizade, Erudição, Abnegação ou Franqueza, mas com certeza não seria a Abnegação.

Após a sua escolha, podemos ver como foi a sua iniciação na Audácia, o reencontro com Tori (já que foi ela que realizou o teste de aptidão), o inicio de seu relacionamento com Amah e claro, o surgimento de seu nome nome, Quatro.

"Eles são perfeitos demais, bondosos demais, para que alguém como eu seja levado aos seus braços por raiva e medo." p.21

Esse livro traz o gostinho de quero mais, aguardo ansiosamente pelo lançamento da obra completa pela Editora Rocco no próximo dia 10 de outubro. Nesse, conhecemos melhor a personalidade de Quatro através das experiências que ele passou durante os anos reclusos, seu medo em mudar de facção e de como seria essa nova adaptação. Achei essa uma excelente oportunidade, sempre quis saber o que realmente se passava pela cabeça dele, já que sempre foi muito reservado e até complexo.

Eric e também Beatrice aparecem na história, de maneira rápida, mas dá para matar a saudade, principalmente de Tris. A Transferência é um e-book que nem dá preguiça de ler, são apenas 40 páginas que ao final de deixa nostálgica e querendo saber mais sobre o universo de Quatro.

site: http://www.livreando.com.br/

Secret Magic 27/09/2014

Quatro - Um Novo Homem
Bem não tenho muita coisa pra falar, este é o primeiro livro que leio da Trilogia original, achar o ebook foi um certo desafio, porque assistindo o filme me incentivou a ler, já que não me agrada modinhas atuais, ver a Tris narrando é uma coisa, mas saber mais sobre o Four/Quatro é melhor.
Um garoto sufocado pelo pai sofrendo abusos e ser escravizado por regras que nem ao menos devia desrespeitar, este é Tobias, filho de um poderoso homem, que é um monstro para o filho, depois da morte da mãe ele ficou a merce das barbáries do pai, tendo como desculpa educar o filho, Marcus o espanca deixando marcas não apenas no corpo, mas no psicológico do garoto, aos 16 anos Tobias é recluso, sofredor e não covarde, mas oprimido pelo pai, interessante ver que ele decide trocar a facção só para desafiá-lo, seu teste foi conclusivo para Abnegação, ele nunca deveria ter saído de lá, mas para não sofrer ainda mais e pelo resto da vida nas mãos do pai, literalmente, este decide mudar, se rebelar contra tudo que foi obrigado a respeitar, saber mais sobre essa mudança foi essencial para entender ainda mais o personagem, conhecer sobre a mãe e seu instrutor Amah é bem importante, o começo de suas vitórias e transformações nesse conto são apresentados de forma interessante e realmente esclarecedor pra quem deseja saber mais sobre esse personagem tão fascinante.

site: http://k-secretmagic.blogspot.com.br/2014/07/resenha-quatro-transferencia-de.html

Mari 31/05/2014

"I recognize the voice of Andrew Prior's. He's one of my father's closet friends at work, which means nothing, because no one really knows my father. Not even me."
"Eu reconheço a voz de Andrew Prior. Ele é um dos amigos próximos de meu pai no trabalho, o que não significa nada, porque ninguém realmente conhece o meu pai. Nem mesmo eu."

"The Transfer" é o primeiro de quatro contos preparados por Veronica Roth para os leitores e fãs da trilogia "Divergente". Em "Convergente a história é narrada pelo ponto de vista de Tobias e Tris, então daquele final... surpreendente(!), Veronica achou que nos devia algo mais do nosso amado Quatro (okay, isso não é exatamente verdade, mas na minha visão de leitora inconformada com aquele final, vou acreditar nisso). Comprei o e-book em inglês na Amazon, mas a Editora Rocco já anunciou que, em Setembro, todos os quatro contos estarão disponíveis em português na Amazon, e um livro impresso sairá ainda no segundo semestre de 2014.

"'You're not a bad runner,' Tori says as she sidles up to me on the platform. 'At least for an Abnegation kid."
"'Você não é um mal fugitivo,' Tori diz se insinuando para mim na plataforma. 'Ao menos para uma criança da Abnegação."

Tobias Eaton é um garoto totalmente sozinho: sem amigos, sem o amor da mãe e somente com a presença de um pai que não está nem ligando para ele, além de agredi-lo com a desculpa de que o está educando, ele só pensa em ser livre. Tobias tem 16 anos e está pronto para fazer seu teste de aptidão, esperando que o mesmo lhe mostre, finalmente, que ele não pertence à abnegação e está livre de seu pai.

O dia do teste chega e deixa Tobias ainda mais decepcionado: sua aptidão é mesmo Abnegação. Quando chega em casa seu pai, preocupado com ele pela primeira vez, o pergunta sobre o teste, insinuando que poderia ter ocorrido algo errado em seu teste. Ele não sabe, mas quem leu "Insurgente" sim: Marcus é Divergente e esperava que o filho fosse também. Confuso e indignado, Tobias só pensa em como poderá fugir de seu pai e se ver livre para viver e agir da forma que quiser, então, só há uma alternativa: a Audácia.

"'My name is Four.' I say. 'Call me Stiff again and you and I will have a problem.'"
"'Meu nome é Quatro.' Eu digo. 'Me chame de Careta novamente e eu e você teremos um problema.'"

Todos os que leram a série sabem o motivo de Tobias ser chamado de Quatro e quem o apelidou dessa maneira, certo? Recapitulando: Amah (o nome foi adaptado para que ele não se chamasse Amar aqui no Brasil), que foi um de seus instrutores e viu sua paisagem de medo, o apelidou dessa maneira por causa do record de Tobias: ele possui apenas quatro medos. Eu achei incrível conhecer mais de Amah (ainda mais depois de uma certa revelação no último livro da trilogia) e da relação dele com Quatro. Gostei de ver os primeiros passos dela na Audácia e como ele foi realmente corajoso ao escolher uma facção pela qual ele não tinha aptidão. Ver Eric como um verdadeiro covarde (e olha que nesse livro nem aparece a primeira luta dele com o Quatro) é gratificante, e fiquei um pouco surpresa (e um tanto quanto orgulhosa) de ver como, antes de ser chamado de Quatro, ele preferia até ser chamado de Careta (apelido que é dado para todos os da Abnegação), ao ser associado a figura de seu pai. Quatro sempre foi forte. Ele apenas não sabia.

"Amar gave me more than a name. He gave me power."
"Amah me deu mais que um nome. Ele me deu poder."

"The Transfer" é, sem dúvidas, um conto que vale a pena ler. Veronica nos mostra o verdadeiro Quatro e o verdadeiro Tobias. É impagável a sensação de estar na mente dele, sabendo mais sobre sua família e sobre sua transferência para a Audácia.

Todos os outros contos estão disponíveis na pré-venda da Amazon: The Initiate ("O Iniciado"), "The Son" ("O Filho") e "The Traitor" ("O Traidor").

LEIA A RESENHA COMPLETA EM: http://www.magialiteraria.net/2014/05/resenha-transfer-divergent-story.html