A verdade sobre o caso Harry Quebert Joël Dicker

Resenhas - A Verdade Sobre O Caso Harry Quebert

Viick 10/04/2021

A verdade sobre o caso Harry Quebert
"Um bom livro, não se mede somente pelas últimas palavras, e sim pelo efeito coletivo de todas as palavras que as precederam. O leitor deve se sentir invadido por uma sensação avassaladora. Por um instante fugaz, ele não deve pensar senão em tudo o que acabou de ler."

É exatamente assim que eu finalizo essa historia. Queria muito ter dado 5 estrelas, mas por toda a problemática que envolve e em certos capítulos fiquei bastante agoniada, por isso tirei meia estrela. É um livro incrível, que tira a gente da realidade e nos envolve em um universo paralelo.
Manrique 10/04/2021minha estante
serviu

Ani 10/04/2021minha estante
arrasou

Giovanna1944 05/08/2021

O pior livro que eu já li.
A palavra para esse livro é: decepção.
Durante meses, vi pela internet afora, as pessoas falando super bem dos livros do Joel Dicker, fiquei ansiosa para ler algum livro dele, então, escolhi o mais famoso e comentado que aqui vos fala.
O começo do livro é massante e da uma eterna vontade de largar ele, além disso, tudo é muito pacato durante os 80% do livro. O autor apostou nas coisas que o escritor Stieg Larsson direcionou em seus livros e eu entendo a tentativa de inspiração nos livros do Stieg, porque todos os livros são muito bem articulados e bem escritos, mas nisso, Joel pecou muito.
Os personagens eram ainda piores, não tinha ninguém de boa e a romantização escrachada de pedofilia me deixou extremamente incomodada durante o livro, porque uma adolescente de 15 anos era constantemente tida como a culpada e a promíscua deste livro, para o seu desfecho ser pior ainda e sem o intuito de ser um personagem em um livro ou até mesmo uma forma de crítica, foi um absolutamente nada.
A verdade sobre o caso Harry Quebert de longe é um dos piores thrillers que já li, a experiência foi horrível e até mesmo faltando pouco para o final, eu ficava me perguntando se deveria desistir do livro.
paularega 05/08/2021minha estante
menina tava com mta vontade de ler esse livro mas dps do seu comentário lkkkkkkk

Nica 06/08/2021minha estante
Concordo com tudo. E depois de ler eu fiquei preocupada com essa aclamação. Eu sei que temas polêmicos chamam atenção em thrillers e suspenses, mas como vc disse, ao invés de deixar uma crítica, mesmo que implícita, ficou romantizado e a menina ainda saiu como culpada. Achei um horror.

Lacrimosa 23/04/2020

Finalmente lido.
Demorei mais do que gostaria para ler pelo simples motivo de: personagem principal chato, garçonete chata, policial chato, todo mundo é insuportável e chegou em um ponto em que até as gaivotas estavam me exaurindo. Eu também achei o caso policial bem qualquer coisa, sem mencionar os dialogos românticos que são deploráveis. Chaaaaaatoooooo.
Sandrinha 06/03/2021minha estante
"e chegou em um ponto em que até as gaivotas estavam me exaurindo"... huhahahahahahahahahahahahaha... rachei!!!

Lacrimosa 14/10/2021minha estante
nossa, juro não dá!!!! chato chato chato

Ana 28/03/2019

Um bom livro policial
Inicialmente achei o livro um tanto massante e a escrita um pouco infantil. No entanto, a trama se torna cada vez mais envolvente e a metalinguagem por meio das lições de escrita de Harry são cativantes. Os plot-twists são ótimos e imprevisíveis, a relação de Marcus e Harry é emotiva e bonita de se ver. O que não pode ser dito sobre a relação entre Nola e Harry que é de longe a pior coisa do livro, há uma imposição de amor à primeira vista que sempre me incomoda nas obras que fazem uso desse tipo de ferramenta, e os diálogos entre os dois são vazios, superficiais e até mesmo ridículos. Já é ruim o suficiente que um homem de 34 anos se apaixone por uma menina de 15, mas a idealização de Nola como a "musa" "a mulher da vida de Harry" e o "grande amor da sua vida" é uma forçação de barra sem precedentes. Supõe-se que um homem maduro, um escritor, um intelectual teria conversas um pouco mais profundas em conformidade com o tamanho do impacto que a garota representou na vida do autor. No entanto, ela age como uma menina (o que é plenamente coerente) com diálogos infantis, sonhos fora da realidade e a intensidade típica da adolescência. O que incomoda é a tentativa de compor um grande amor que, na verdade, não se sustenta. No fim das contas, o grande mérito dos livros está muita mais na sua trama do que em seus personagens, o que é típico da maior parte dos livros de trama policial e a diferença entre bons livros do gênero, que é o caso, e livros inesquecíveis.
Tchamilla 09/04/2019minha estante
Tenho a mesma opinião que você no que se refere ao "romance". Os diálogos eram sofríveis e não conseguiram justificar o dito amor.

Ana 12/04/2019minha estante
Sim, houve momentos que senti vergonha alheia com as cartas adolescentes da Nola e ficava me perguntando o que eles conversavam de verdade.

Deborah 18/04/2022

Eita atrás de eita
É um dos melhores que já li dessa categoria, tem várias reviravoltas, coisas inesperadas que se revelam, o final é um plot bem bacana. Mas foi um livro que me deixou incomodada em diversos momentos, principalmente o relacionamento do casal principal (meio bizarro). Algumas coisas relacionadas a Zola também me deixaram meia ?nhaaa?, achei ela insuportável do início ao fim, mesmo sendo justificado depois o motivo. Mas no geral o livro é bom, te prende e te faz querer descobrir a todo custo o que aconteceu e os detalhes de tudo! Recomendo.
devoradora de livros 19/04/2022minha estante
todos os livros do Joël são magníficos, sou apaixonada

Deborah 19/04/2022minha estante
Esse é o primeiro que leio dele, tô vendo até a minissérie que tem no globoplay!!

girlbetweenbooksandcoffee 28/05/2020

Uma excelente surpresa!
Eu preciso começar essa resenha dizendo que pouquíssimos autores conseguem escrever um suspense com tanta maestria quanto Joel Dicker. A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert foi o primeiro livro que li do autor, mas já estou com outra obra dele na fila para ser lida, nomeada de O Livro dos Baltimore, cujo protagonista também é o mesmo de A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert, Macus Goldman. Logo, espero algumas referências a este primeiro livro.

Tendo feita essa introdução simples, vamos ao que interessa: o que eu realmente achei do livro, certo? Certo.

Eu comprei esse livro em maio de 2019, e estava procrastinando para lê-lo. O motivo? Não sei. Só olhava para ele junto aos outros, e optava por algum outro título que eu ainda não tinha lido.

Em janeiro desse ano decidi que o momento havia chegado, e que eu leria esse livro. E, bem, eu realmente comecei a leitura... Porém parei na página 15 e o abandonei.

Entretanto, não me dei por vencida, e aproveitando que estaria com um turno livre, já que minha jornada de trabalho havia sido reduzida devido a pandemia do novo corona vírus, desengavetei A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert, e no dia 23 de maio eu finalmente cheguei em sua última página.

A princípio, a narrativa é arrastada, quase que como uma prova de resistência para ver quem vai ter a coragem necessária de prosseguir e ser pego de surpresa pelas reviravoltas que nos são apresentadas.

site: http://pequenasmemoriasliterarias.blogspot.com/2020/05/resenha-verdade-sobre-o-caso-harry.html
Mari M. 28/05/2020minha estante
Tenho ele a séculos e ainda não dei uma chance! Vamos ver se agora me animo !

girlbetweenbooksandcoffee 28/05/2020minha estante
Mari, espero de coração que você goste! Eu confesso que desanimei no início, porque foi bem parado, mas quando o livro engatou mesmo, não consegui mais soltar!

Keylla 10/02/2015

Aquele ditado que diz que é o livro que te escolhe é muito verdadeiro. Foi assim com " A verdade sobre o caso Harry Quebert". Comprei-o no início de 2015 com a indicação de um amigo livreiro.
Comecei a ler a primeira página. A segunda. A terceira... e não parava mais. Um livro de 600 páginas lidos em dois dias. Uma narrativa que prende a atenção do leitor e que nos deixa ansiosos para o próximo capítulo. Diversão com literatura!
No verão de 1975 Nola Kellergan, uma jovem de quinze anos, desaparece misteriosamente da pequena vila costeira de New Hampshire. As investigações da polícia são inconclusivas. Primavera de 2008, Nova Iorque. Marcus Goldman, escritor, vive atormentado por uma crise de bloqueio criativo, depois de o seu primeiro romance ter tido um sucesso. Junho de 2008, Aurora. Harry Quebert, um dos escritores mais respeitados do país, é preso e acusado de assassinar Nola, depois de o cadáver da garota ser descoberto no seu jardim. Meses antes, Marcus, discípulo de Harry, descobrira que o professor vivera um romance com Nola, pouco tempo antes do seu desaparecimento. Convencido da inocência de Harry, Marcus abandona tudo e parte para Aurora para conduzir a sua própria investigação.
O que vai acontecer com Harry Quebert? O que, realmente, aconteceu com Nola? São as perguntas que não deixam de nos acompanhar.

Adorei o mistério e como ele foi desvendado! Cheguei a pensar se o escritor teria se baseado em fatos reais. Teria existido uma Nola Kellergan? Se sim ou não para quem ficou curioso fica a indicação da obra de Joël Dickel.

Um bom livro é aquele que lamentamos ter terminado, admiramos a capa, sentimos saudades e sorrimos. E é assim que me senti com " A verdade sobre o caso de Harry Quebert".
Erika 10/02/2015minha estante
Fiquei com vontade de ler depois da sua resenha.. entrou na minha lista! ;-)

Keylla 12/02/2015minha estante
Que bom Érika! Acredito que você vai gostar do livro e dos mistérios que o envolvem! Se o ler depois me conta :D

MandsB 05/04/2022

Os livros são como a vida, Marcus. Nunca terminam de verdade
Que livro! Que leitura incrível! Primeiramente eu amei como o livro é escrito, é muito bom de ler, a forma como ele vai te apresentando os fatos e te faz acreditar em meias verdades é muito louco.
Além disso eu amei como o livro mostra o processo criativo de um escritor, e narrado diversas situações em que se encontra.
O livro é narrado em primeira pessoa, você faz parte da investigação, você começa a se ver dentro de Aurora e se envolve com a história.
Nenhum mistério do livro fica em aberto, tem um final surpreendente, nunca imaginei que teria acontecido o que de fato aconteceu.
A única coisa que me incomoda nesse livro é a relação de Harry e Nola, um cara de 34 e uma menina de 15, apesar de ser claro desde o princípio que ele a respeita muito e lutou muito contra seus sentimentos, achei muito romantizada a relação, a menina é uma criança, e uma criança chata. Apesar disso, para mim, não anulou o quão incrível foi a leitura e o desenvolvimento do livro.
Gcamps 06/04/2022minha estante
meses sem usar skoob vim só pra ler a resenha

MandsB 06/04/2022minha estante
Que honra a minha

Mi Rubin 14/12/2021

Fui sem expectativa alguma e deu muito bom!
Trama fluída, apesar de não ser frenética, deixa pontas soltas para dar aquela curiosidade para continuar lendo e ver no que vai dar.

Personagens à primeira vista estereótipados, mas com uma sub trama mais interessantes.
Sempre tem algo a mais!

E sim, acaba de um jeito bem interessante. Adorei a escrita do Jöel e espero ler mais livros deles.

Indico bastante!
Zennon 23/12/2021minha estante
Um dos meus preferidos, junto com "O Enigma do Quarto 622".

Mi Rubin 24/12/2021minha estante
Quero lê-lo tbm ?

Zack_Newton 08/08/2021

Que história sensacional!!!
Meu primeiro contato com o autor e tenho que dizer que é um livro perfeito. Muito bem escrito, todos os fatos da história são explicados, a narrativa com suspense e os pequenos "plots" foram muito bem arquitetados. Joel Dicker ja entrou na lista dos meus autores favoritos e eu preciso, o mais breve possível, ler os outros livros dele. Super recomendo!!
Mylene.Caldeira 08/08/2021minha estante
Esse livro é incrível ?

Zack_Newton 09/08/2021minha estante
Muito perfeito!!

Felipe Seibert 25/08/2014

No final, é bom.
A imprensa como um todo falou desse livro, q virou bestseller no mundo. Terminei hj e minha opinião é: o início é um lixo. Diálogos cheios de clichês, bobos, que até tiram sarro da tua inteligência. Um amor idiota entre uma menina de 15 anos e um escritor mais velho. Faltou pouco para eu abandonar.

Porém, quando começa a parte da tentativa de solução e o envolvimento do protagonista em resolver o caso da morte da tal da Nola, o livro vira um dos melhores já lidos. É uma história, dentro da história, contada por um escritor que conta uma história. Sim, é um vai e volta no tempo, expondo perspectivas de cada personagem. Vai dos anos 70 aos anos 2000, com um final muito bem amarrado. O autor não se perdeu na narrativa e, mesmo depois de 500 paginas, ele consegue deixar o leitor grudado. No fim, gostei e indico.
Lela Tiemi 06/10/2014minha estante
Humm, tava quase desistindo... acho q vou continuar ja q pelo jeito o livro melhora. rs.

Felipe Seibert 06/10/2014minha estante
Pois é... Não desiste, mesmo que o início seja tenebroso.

@vcdisselivros 03/05/2022

"Os livros são como a vida, nunca terminam de verdade"
O COMEÇO

Marcus Goldman é um escritor que tem a vida transformada radicalmente ao ver seu primeiro livro ser classificado como best-seller. Ele, que tem apenas vinte e oito anos, virou uma celebridade, assinou um contrato milionário e precisa escrever mais dois romances.

Acometido pela doença dos escritores, que sentem a pressão de produzir algo que supere o livro anterior, ele encontra o que chamamos de bloqueio criativo. Perto do prazo de entrega, Marcus é pressionado por todos e conforme a tensão aumenta, ele não consegue escrever sequer uma linha.

NOVOS ARES

Na tentativa de superar esse bloqueio, Marcus decide viajar para o Maine e passar uns dias com o mentor, Harry Quebert, um dos escritores mais aclamados do país. Tudo muda quando o corpo de uma jovem de quinze anos, desaparecida desde 1975, é encontrado enterrado no jardim da mansão, junto com o original do romance que consagrou Harry.

Suspeito do assassinato, o velho escritor assume ter tido um caso com a garota na época em que tinha trinta e quatro anos, bem como ter escrito o livro best-seller para ela. Quanto a acusação de assassinato, Harry Quebert alega ser inocente e admite ter passado a vida aguardando o retorna da única mulher que amou.

MÃOS À OBRA

Buscando ajudar o mentor, Marcus inicia uma investigação por conta própria, desvendando uma teia de segredos sobre a vida de Nola Kellergan e trazendo à tona uma verdade jamais esperada.

Com toda a mídia virada para ele e contra Harry, Marcus começa a escrever um livro que apresente a verdade do caso, apontando os envolvidos e ajudando o amigo a se livrar da cadeia.

POR FIM

O autor, Joël Dicker, sabe escrever de modo que eleve o suspense em torno da obra, apresentando os altos e baixos de uma investigação, fazendo com que o leitor se coloque no cenário exibido e explore as opções na busca pela verdade junto do protagonista.

O ponto alto, é que como o Harry é mentor de Marcus, acompanhamos ambos em flashbacks e neles colhemos várias dicas de como ser escritor e escrever um livro, ao longo da obra, o próprio Joël deixa evidente que faz uso desses métodos, pois assim que cita, coloca eles em prática ao longo do título.

Por mais que o livro tenha mais de quintas páginas, não temos a sensação de estar lendo um pequeno calhamaço, a curiosidade é tanta que avançamos querendo mais e mais até chegar à conclusão, que como de costume nos livros do autor, é inesperada e chocante.
Bito Borges 04/05/2022minha estante
Quero muito ler aaaa

@vcdisselivros 04/05/2022minha estante
É muito bom João, acredito que irá gostar ?

Ale6374 04/07/2021

A história gira em torno de um assassinato de uma garota de 15 anos - Nola kellergan. O principal suspeito é o famoso escritor Harry Quebert, e a história inteira é contada através do escritor Marcus Goldman - bem famoso aliás. Inclusive, o livro recebeu uma adaptação - uma minissérie com o mesmo nome do livro, lançada em 2018.
Joel Dicker conseguiu se superar com esse livro, achei ele genial. Inclusive gostei mais desse do que o O desaparecimento de Stephanie Mailer.
Esse livro conseguiu me pegar de jeito, pois apesar de não simpatizar com o Harry, acabei me identificando com todos os ensinamentos que ele passou ao Marcus. Tudo o que ele falava sobre ser escritor, sobre os livros, sobre o amor e as pessoas, de certa forma eu me via concordando com ele, me via simpatizando com suas palavras. Acho que irei levar para a vida toda tudo o que ele disse ao decorrer do livro. Tudo nessa história me marcou, inclusive os personagens.
Uma das coisas que mais gostei no livro, é que é um livro dentro de outro. Isso vocês vão entender se ler ele. Outra coisa que me agradou foi a amizade de Marcus com o Gahalowood, ele é um personagem maravilhoso. A mãe do Marcus...é engraçada mas é exagerada demais e interpreta tudo errado mas, ainda assim uma ótima personagem.
O plot...foi...tudo eu acho. Para falar a verdade me equivoquei em quase tudo. Uma coisa que vocês devem entender é o seguinte: quando você achar que sabe de algo, não passe a ter tanta certeza assim pois, uma coisa que caracteriza essa história e esses personagens, é que eles são um tanto imprevisíveis. Tudo aparenta ser uma coisa mas, na verdade se trata de algo um pouco mais minucioso.
Sendo sincera esse livro me dá vontade de chorar, inclusive quero chorar agora. Para mim ele foi pesado de ler e só estou me dando conta disso agora. Estou indignada com os personagens...tanta coisa poderia ter sido evitada sabe? Tudo nessa história é horripilante, errado e certo ao mesmo tempo. E como sempre eu digo, toda ficção tem um quê de verdade, e essa história é a prova viva disso (isso eu irei deixar em aberto, caso contrário iria ser um spoiler).
Esse livro tem gatilhos: abuso sexual, transtornos psicológicos, assassinato, agressão, racismo, preconceito aos judeus...enfim diversos, portanto, cuidado pois não é uma leitura fácil.
Acho que vale a pena ler ele. Apesar de ter temáticas pesadas e da história em si ser uma mistura de emoções boas e ruins, acredito que de cada livro a gente tira algum ensinamento e até mesmo podemos nos identificar com algo ou algum personagem, então é isto eu acho.
Antes de finalizar eu queria deixar claro que não escrevi metade do que gostaria - não sei me expressar direito e nem gosto de escrever, mas esse maldito livro realmente mexeu comigo então eu precisava escrever um pouco. Acho que só lendo para entender um pouco esse turbilhão de emoções que ele transmite.
Mateus.Caixeta 05/07/2021minha estante
Depois dessa resenha vou até colocar pra ler nesse ano

Ale6374 05/07/2021minha estante
Estou lisonjeada... faça isso, esse livro vale super a pena

Luz 07/04/2015

.... Mais do mesmo
.... Estou relendo o Caso ou a Verdade sobre o Caso Harry Quebert e devo apenas que pelo bem mais me lembro sem entrar assim em grandes preâmbulos é que eu esperava mais do livro e eu acreditava que me veria mais satisfeita com todo o desfecho.
Esse livro já me parece similar À Fazenda que eu quis tanto e depois de ler com tanta sofreguidão me pego lá na frente querendo mais alguma coisa que eu não achei durante a narrativa. Aloquei aqui um comentário de leitura do ano passado quando recebi o livro e agora como estou relendo achei que deveria alocar mais alguma coisa. O livro não é ruim, não é bem isso, o número de páginas não influi, longe disso, é uma trama complexa e que precisa de muitas páginas para ser exposta, todavia, de Junho de 14 para cá eu já li outros livros e acredito que agora eu me tornei mais imparcial e até mesmo mais crítica. Estou tentando, por exemplo, destrinchar à contento sobre o tal original manuscrito e ainda não sei bem se o mesmo estava aqui ou se estava ali. Me vejo também, agora que conheci Crédule Gran Duc, a fazer comparações e vejo que os dois são típicos para aquele aonde há fumaça com certeza de que há fogo e de que os dois personagens são misteres em evadirem-se e eclipsarem-se de acordo com suas necessidades e conveniências. Afinal de contas, reitero, escrever é arte, é dom, pescar e enredar o leitor aí se torna mais outra coisa!
Marilda 16/04/2015minha estante
Olá. Tenho a mesma dúvida sobre o manuscrito.

eduardo.tomazi.3 26/04/2015minha estante
A questão do livro não seria que o manuscrito foi entregue para Harry, tanto que ele preferiu queima-lo para não fazerem uma perícia grafotécnica da letra; Já o datilografado foi deixado com Nola na caixa de correio, o qual foi achado posteriormente com o corpo.

jusousan 20/06/2022

5 livro do clube.

A verdade sobre o caso Harry Quebert é um livro de diversas narrativas, no qual presente e passado se entrelaçam até o desenrolar dos fatos em si.

Em um primeiro momento, apesar de hesitar sobre o envolvimento de um homem de 34 anos com uma menina de 15 anos apresentado no livro, fui empolgada achando que encontraria uma explicação decente. Porém, não foi isso que aconteceu.

Bater nessa tecla para mim é importante. Não consegui engolir a tentativa de transformar essa relação conflituosa em ?romance?. E, ao meu ver, o incômodo resultante fez com que minha experiência com a leitura fosse um pouco complicada.

Apesar do autor Joël Dicker não mostrar muito da relação e achar que só ?amor? entre eles importa, nas entrelinhas é possível perceber o que acontece. Me incomodou.

Vi isso como um apelo de Dicker para causar uma grande repercussão e só me trouxe decepção. O próprio assassinato em si já impactaria muito mais.

A narrativa em si, pelo menos no começo, foi um pouco mais lenta, ainda que eu estivesse interessada pelo desenrolar história do assassinato. E, atrelado a isso, quanto mais adentramos a história, mais enigmas surgem.

Diversas vezes o autor resolveu acrescentar histórias paralelas e tantas reviravoltas que se tornou chato acompanhar. Parecia que o autor estava perdido em alguns momentos. Um bom livro de suspense não precisa de tantas mudanças assim. Já em outras situações, diálogos e narrativas totalmente dispensáveis pro desenvolvimento da obra.

No âmbito dos personagens, senti que o autor Joël poderia ter desenvolvido melhor certos personagens. Acrescentado momentos ou, pelo menos, algo que me fizesse sentir qualquer tipo de ligação.

Apesar de tudo, a parte do desenrolar da investigação do assassinato foi boa. A forma que foi construída foi interessante, mesmo tendo sido fácil detectar. Outro ponto positivo foram as passagens bem humoradas que quebravam a tensão no livro.

No geral, é razoável.
Bruna 20/06/2022minha estante