Beowulf

Beowulf David Rubín

Resenhas - Beowulf

Fenrir 24/01/2024

Um pouco diferente do filme?
A história até começa parecida com a do filme, mas muda bastante, acho que o filme quis romantizar um pouco, mas, achei razoável está HQ? acho que vou preferir o filme ainda que ficou mais dramático

Paulo Habermann 26/06/2022

Sangue e glória...
A saga de Beowulf retratada de maneira magistral nestas páginas.
Com um texto simples e ilustrações cheias de personalidade, está hq retrata o poema desta grande lenda com a simplicidade e robustez ideal para uma grande fábula de honra, coragem e glória. Uma hq digna de seu tema, que nos leva à cavalgar ao lado da grande lenda Beowulf, o matador dos últimos monstros conhecidos.

O que me agrada neste quadrinho é o tema, saído de um poema lendário, repleto de heroísmo, busca por honra e glória. Um conto de coragem e provação, mostrando que o homem, dês de seus primórdios, possui a necessidade de ir além de suas capacidades. Um conto de inspiração de sua época. O monstro, figura retratada no conto, pode ser substituído por qualquer obstáculo real, inclusive, encarado como a luta conta si mesmo.

Uma história simples, repleta de simbolismos e interpretações muito bacanas.

Destaque para a belíssima arte de Rubín.

Paula1735 24/02/2021

Narrativa gráfica boa, enredo fraco e raso.
Essa edição de Beowulf é uma adaptação em quadrinhos feita por Santiago Garcia e David Rubin (roteiro e arte, respectivamente) do conto famoso da literatura inglesa de mesmo nome, que já inspirou até autores mundialmente consagrados com Tolkien...

Na história Beowulf foi um guerreiro que busca por glória e reputação ao derrotar um monstro que atormenta os daneses por anos... Podemos dizer que é essa a premissa da obra, a Hq é dividida em 3 capítulos : o confronto contra o monstro, contra a mãe do monstro e muitos anos depois contra um dragão.
O que me incomoda nessa obra foi a falta de detalhes e de capricho no roteiro, não existe um desenvolvimento de personagens, todos os confrontos são estupidamente rápidos, tudo é jogado para o leitor sem nada ser aprofundado, a ponto de não sentirmos empatia pelo protagonista ou horror pelo monstro, nem as batalhas são bem desenvolvidas ou cativantes. Realmente o roteiro deixou muito a desejar nessa obra.
Já com relação a arte, David Rubin fez um bom trabalho, a narrativa gráfica dele é muito intuitiva e bem feita, em alguns momentos lembra até uma narração em 3D, pois ele mostra vários quadros de cenas diferentes ao mesmo tempo, nos mostrando assim, várias perspectivas de um mesmo diálogo, mas em alguns momentos, como nas cenas de ação, ele perde um pouco a mão, exagerando nos tons vermelhos e na definição dos desenhos, nas cenas de luta, a arte nos deixa um pouco confusos para entender o que estamos vendo...

Com relação a edição, no que diz respeito ao trabalho editorial, não há nada de negativo a falar, capricho padrão da editora Pipoca e Nanquim, sempre colocando materiais no mercado muito bem trabalhados e caprichados, sempre itens que ficam perfeitos na estante.

Resumindo Beowulf é uma HQ de ação que vc pode ler em uma única sentada, não poder ser cativante e envolvente e sim devido a rapidez e falta de diálogos trabalhados, se sustentando unicamente por sua narrativa gráfica, é um entretenimento rápido e só, não irá lhe fazer pensar na obra, refletir ou querer ler novamente, é só uma diversão simples e passageira.
Jon 24/02/2021minha estante
Imaginei que fosse um entretenimento mais robusto. ?

Paula1735 27/02/2021minha estante
Eu fui no hype, mas acabei me decepcionando, não é que seja ruim, só é muito simples e corrida, esperava mais

Neila.Villas-Bôas 27/10/2021

Maravilhoso!!! Uma verdadeira obra prima em todos os sentidos, desde a arte até a linda edição da pipoca e nanquim.

Zesielson 28/12/2023

Super épico
Leitura rápida, mas que enche os olhos com tantos traços grossos e fantásticos. Beowulf é um clássico sanguinolento e na medida certa pra quem procura uma história bem amarrada e gráfica.

lexsouza 23/03/2021

A lenda permanece
Mais uma adaptação desse mito nórdico. Se vc nunca ouviu falar é uma boa porta de entrada.

Emilly473 07/04/2023

Os desenhos são bem feitos, mas a história não é muito interessante, para mim passou muito a imagem da ganância em busca da glória eterna sem se preocupar que morre e quem vive e que se não segue o líder é um covarde.

RicardoRes 13/01/2021

HQ Imperdível
Ler Beowulf foi sem dúvida umas das grandes surpresas de 2021, uma leitura rápida e prazerosa. Acabei adquirindo a HQ por uma promoção da Amazon, mas quando chegou fiquei surpreso pela qualidade e beleza da obra.

Jessica Leite 13/05/2023

Beowulf - Graphic Novel
Achei alguns quadros um pouco confusos, também achei que faltou um pouco de profundidade só enredo. Já li adaptações sobre a lenda de Beowulf melhores do que essa.

Guilherme Duarte 12/04/2023

Uma adaptação honesta
Partindo da ideia de que se trata de uma adaptação de um poema, onde a liberdade criativa é limitada, Beowulf faz uma boa adaptação dessa história milenar.

A princípio, parece que se trata apenas de mais uma previsível jornada do herói, sem grandes motivações do inimigo e com personagens genéricos típicos de uma história de ?Dark fantasy?. Por mais que isso seja verdadeiro, não deveria ser um problema, pois como sempre, o contexto importa e aqui falamos da obra mãe de toda a fantasia.

Há diversos elementos simbólicos que transcendem a narrativa sangrenta e heróica de Beowulf para enaltecer os valores morais admirados na época e que de certa forma se traduzem para os dias atuais, como a superação de obstáculos e a coragem diante do desconhecido.

Beowulf é uma boa adaptação que nos mostra o herói e o monstro que habita dentro de nós.

Danilo 01/08/2019

Tinha tudo para ser memorável.
A HQ apresenta inúmeros pontos fracos, na minha opinião,

A começar pelas ilustrações, assim como em outros aspectos, as ideias são boas, mas a execução é fraca. É muito interessante a retratação menos antropomórfica dos monstros, afinal, são MONSTROS! No entanto, os excessos de traços e de vermelhidão são mau utilizados, e o que deveria parecer aos nossos olhos algo visceral, monstruoso e demoníaco, se torna apenas uma confusão visual, que te obriga a ficar tentando entender o que está acontecendo em cada quadro, quando deveríamos estar apenas apreciando uma arte bem feita, não algo que beira o abstrato.

Além disso, outro aspecto negativo (novamente, na minha opinião) das ilustrações é o aspecto muito cartunesco dos personagens, isso elimina muito do choque visual que os momentos de violência deveriam causar, além de tirar muito da imponência que se espera de uma figura como Beowulf. Ele não pareceu aos meus olhos alguém com uma aura de herói ou coisa que o valha, o que é uma pena, pois existem alguns diálogos excelentes em que ele se porta com magnitude, mas fica só no diálogo, a arte não acompanha.

Por fim, o pior aspecto da HQ na minha opinião é a forma apressada com que a história é contada, é tudo muito rápido, não é gasto tempo nenhum apresentando os monstros, os povos, nem o próprio Beowulf, o que tira totalmente o peso de tudo na trama... os monstros não soam tão ameaçadores quanto deveriam, as mortes não nos impactam de modo algum, e o pior, o próprio Beowulf se torna um personagem extremamente genérico e sem motivação.
Era de suma importância trabalhar mais no Beowulf, nos mostrar mais dele, fazer com que as batalhas durassem mais e expusessem melhor a anatomia dos monstros por completo, pois em geral parecem mais uma coisa preto e vermelho amorfa, além de as mortes se darem de modo que beiram o ridículo.

Sei que a animação dirigida pelo Zemeckis e roteirizada pelo Neil Gaiman não é unânime e recebe merecidas críticas, mas particularmente prefiro mil vezes aquela releitura ao que fizeram nessa HQ. Problemas técnicos com a animação à parte, o roteiro é bem feito, é redondo e o arco de todos os personagens é muito bem elaborado, a jornada de todos possui um propósito, um peso, até os monstros são aprofundados de modo a nos despertar sentimentos, o que passou longe de ocorrer nessa HQ.

Enfim, apesar de apressada, confusa e rasa, essa HQ teve excelentes ideias, que se tivessem sido melhor trabalhadas, resultariam numa baita história. Vale a pena ser lido por quem já possui interesse na história, apesar de tudo é uma visão diferente e ao mesmo tempo fiel do poema original.
Paula1735 24/02/2021minha estante
Disse absolutamente tudo que eu pensei ao terminar de ler essa obra, estava lendo as resenhas, para ver se só eu que tinha achado tudo isso da obra

EduardoCDias 25/06/2022

Lenda nórdica
A lenda do nórdico Beowulf, herói matador de monstros, contada em quadrinhos. Diagramação dos quadrinhos muito confusa, o que estraga o prazer de ler.

Jean Bernard 13/07/2020

Poema épico em quadrinhos.
Considerado umas das histórias escritas mais antigas da língua inglesa, Beowulf foi adaptada aos quadrinhos por Santiago García e David Rubín.

Mayklyns 25/08/2020

Visceral
Eu gostei e muito das ilustrações, do texto, nem tanto. Quadrinhos não são minha praia, ganhei esse encadernado de uma amiga do RPG, brincando de amigo secreto. Fiquei muito feliz de tê-lo lido. A história é rasa, mas conta bem a lenda do matador de monstros, além, é claro, de refletir a característica da época e região (E podemos dizer que isso faça de Beowulf um herói controverso? Com certeza ele não seria herói nos dias de hoje). O ponto forte (e talvez tenha que ser) é mesmo a visão artística do ilustrador, não encontro adjetivo melhor que visceral. Recomendo!