O Avesso das Coisas

O Avesso das Coisas Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - O Avesso das Coisas

Laísa 15/04/2024

Eu não gosto muito de livro de aforismo, ou seja, de livros com delimitações, demarcação. Mas dei essa chance ao Carlos Drummond de Andrade.
Infelizmente, não gostei muito do Avesso das coisas. O livro é um glossário aos avessos. O autor traz muita reflexão, ironia, e poesia para seus significados.

Aislaaa 20/01/2024

?É bom ler, e é ótimo ter lido.?

?Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidades.?

Um livro muito ?simples? e também muito bom!

Jeanine 04/09/2023

Um pouco da sabedoria de Drummond para viver!
Gostei de conhecer esse livro de aforismo, irônico e delicioso de ler...

Leila 19/02/2023

O avesso das coisas
O avesso das coisas é um grande compilado ou dicionário de aforismos/frases do grande poeta Carlos Drummond de Andrade. Frases que possuem um leve tom de humor, sarcasmo e ironia, que nos faz pensar e repensar sobre o nosso dia a dia...
Leitura agradável e fluída...

Maya 07/12/2022

Sinceramente?muito bom
Esse livro se chama ?o avesso das coisas? a primeira ideia que me vem à mente é que o autor escreveria sobre os opostos das coisas. Mas, como o ditado diz, nunca julgue um livro pela capa.
O autor fala sobre o que realmente nós fazemos significar as palavras/verbos, não o dicionário. Gostei muito pois fala sobre a nossa realidade e como levamos as palavras para a vida.
?Dúvida: Cultivamos nossas dúvidas como rosas do jardim que não possuímos?
Ele serve como um dicionário, só que mostra como lidamos com cada palavra.
É um dos poucos livros que não tem personagens mas mesmo assim me fez ficar pensando nele por muito tempo.

TalesVR 01/09/2022

Devagarinho
Amo livro de aforismos e não conhecia esse do Drummond, embora já tenha lido alguns de poesia dele. Não consegui ler tudo numa sequência só porque alguns são tão bons que você tem que esperar um tempo para digerir o que foi lido, é daqueles livros que você para pra escutar uma música boa no meio porque a sensação é de prazer e quer que aquilo não acabe nunca.

''Também temos saudades do que não existiu, e dói bastante.''

Raquel S. Ramos 13/06/2022

Imagina se existisse Twitter durante a vida de Drummond... É isso, uma série de pensamentos aleatórios que vão das maiores genialidades às maiores baboseiras tal qual um jovem em suas redes sociais... Ou um poeta em seus caderninhos de anotações.

Uiny 26/04/2022

Antes eu costumava dizer que não gostava de poesias, agora sei que não é verdade. Esse livro é sensacional, então sim, eu gosto de alguns poetas.

Nesta obra Drummond consegue trazer um humor ácido de forma leve ressignificando as palavras e dando formas novas ou bastante usuais.

Suas colocações são bem críticas, social e politicamente, ao longo de todo livro. Teve tantas palavras que adorei o significado que trazer exemplos aqui seria impossível, mas vou trazer apenas a palavra apropriada do momento:

APOCALIPSE
Os cavalheiros do Apocalipse, apenas quatro, não dão conta do serviço.

gabiiguarita 17/04/2022

lindo demais
gente que livro foda, eu só não dei cinco estrelas porque alguns dos ressignificados eu achei meio vazios mas a grande maioria me fez pensar e pensar bastante, sublinhar e demorar bastante em cada um deles. incrível.
?leitura é fonte inesgotável de prazer?

skuser02844 20/01/2022

O avesso das coisas
?O avesso das coisas? ? uma surpreendente reunião de aforismos na qual o poeta das sete faces subverte de A a Z a ideia de "máximas" e define conceitos tão variados como amor, Deus, governo e infância.

É um livro muito gostoso de se ler! Desperta o nosso lado poético, pois ao final ficamos com vontade de conhecer mais a poesia do Drummond. É genial cada descrição dos Afrorismos!

Evy 26/12/2021

O Avesso das Coisas de Carlos Drummond de Andrade é um compilado de aforismos que se caracterizam sobretudo pela brevidade e pela precisão. A definição do dicionário da palavra aforismo diz que é uma máxima ou sentença que em poucas palavras explícita uma regra ou princípio de alcance moral, ou seja, aproxima-se dos provérbios populares capazes de traduzir amplos e complexos conceitos por meio de pequenas sentenças.

O próprio Drummond define a palavra logo nas primeiras páginas: "O aforismo constitui uma das maiores pretensões da inteligência a de reger a vida", e até mesmo antes disso, na abertura da obra, nos oferece a mais eficaz e ampla explicação do que temos em mãos:

"Assim como os antigos moralistas escreviam máximas, deu-me vontade de escrever o que se poderia chamar de mínimas, ou seja, alguma coisa que, ajustada às limitações do meu engenho, traduzidas um tipo de experiência vivida, que não chega a alcançar a sabedoria mas que, de qualquer modo, é resultado de viver".

Em ordem alfabética, como se fosse um dicionário trazendo verbetes dos mais diversos assuntos — resultados de viver — nos presenteia com os mais caleidoscópicos sentimentos: reflexão, riso, angústia, acolhimento, dor... É daqueles livros que viram leitura de cabeceira, a qual você recorre sempre ou de vez em quando para encontrar um alento ou desafio.

Foram tantas as marcações que fiz, que nem caberiam nessa resenha, mas destaco algumas para dar um gosto dessa leitura:

"O amor ensina igualmente a ferir e a ser ferido"

"Censuramos no animal os nossos defeitos brutalidade e ingratidão"

"A solidão gera inúmeros companheiros em nós mesmos"

"Viver é aprender e esquecer o que aprendemos"

"Minha vontade é forte porém minha disposição de obedecer-lhe é fraca"

Um compilado de aforismos extremamente perspicaz e bem humorado que somente o olhar aguçado e a genialidade na escrita de Drummond poderia compor.

Super recomendo a leitura!

Jardii 18/12/2021

Lindo!!!
Esse livro é lindo demais (tanto a edição como o que está escrito). Amei conhecer mais da escrita do Drummond.

Priscila 14/12/2021

Uma fofura de significados
Os significados apresentados por Drummond são simplesmente, incríveis.
Guardei vários dos aforismos para usá-los em muitos momentos.

Gusta 09/12/2021

Alô, vestibulando! Aqui tem citação.
É um livro de aforismos, logo, não foi tão difícil de ler. A escrita do Drummond é excelente o que torna uma tarefa agradável algo potencialmente chato. Aqui você encontra passagens que vão tanto te fazer refletir quanto sorrir. Para quem precisa enfrentar a famigerada redação do ENEM, há inúmeras frases as quais você poderá utilizar para introduzir um tema ou sustentar uma argumentação. Mantenham seus marcadores a postos, será necessário.