L

L'illustre Gaudissart. Gaudissart II. Facino cane Honoré de Balzac




Resenhas - L'illustre Gaudissart. Gaudissart II. Facino cane


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Gláucia 03/11/2016

O Ilustre Gaudissart - Honoré de Balzac
Conto publicado em 1833 que retrata a figura do caixeiro-viajante através do personagem Gaudissart. Faz parte da série Os Parisienses na Província.
O ilustre o título se dirige a Tourenne com o intuito de empurrar seus produtos a seus cidadãos. Ele se vangloria de sua capacidade de persuasão mas não conta com as características do povo tourenense: de espírito ardente, poético, criativo e voluptuoso, sofre a languidez e suavidade do clima que o torna indolente. Ocupa seu tempo em caçoar do vizinho, em divertir-se e chega ao fim da vida, feliz.
O caixeiro tentará vender seu produto ao esperto tintureiro Vernier, de quem é quae impossível conseguir um tostão. Esse então lhe pregará uma peça, indicando um cliente: o vinheteiro Margaritis, omitindo o detalhe de ser ele um lunático inofensivo.
O conto vale pelo retrato da região, Tours, terra natal do autor e pelo delicioso diálogo de surdos entre Gaudissart e o louco.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR