Contos

Contos Machado de Assis

Resenhas - Contos - Machado de Assis

LvDaymon 25/01/2024

Contos Machadianos...
Oh, Machado, que corta com teus contos como o lenhador cortou a árvore... escrevendo maravilhosamente bem com a ponta da caneta, assim como o lenhador corta a árvore maravilhosamente bem com a ponta de seu {Machado}>... Perfeitos!

Pedro 12/08/2023

Bela coletânea de um dos maiores escritores brasileiros
O respeito que Machado de Assis tem na literatura nacional é justificado e esse livro é uma prova disso. Com uma narração irônica e ácida muito além de seu tempo, sua capacidade de conversar com o leitor atravessou gerações e mantém-se mesmo nos dias de hoje (ainda que, claro, a distância temporal cause alguns estranhamento em relação à linguagem).

É comum e esperado que livros de contos tenham seus altos e baixos. Mas, nesse caso, senti que a maior parte manteve certo nível de qualidade de modo que não conseguiria apontar um destaque em específico. A exceção, talvez, seria Felicidade pelo casamento, longo e arrastado demais, ainda que tenha achado interessante o ar paródico em relação ao Romantismo em suas últimas páginas.

Há certa repetição de temas relacionados a casamento e infidelidade, mas Machado me pareceu utilizar esses tópicos como ponto de partida para debater temas mais profundos dos relacionamentos sociais.

rdrg 06/04/2023

Mas esse machado
São vários contos que falam bastante e exaustivamente de casamentos (??!).
porém é massa perceber o plano de fundo das histórias e o final do livro tem um apanhado muito bom sobre a vida do autor.

Louise Fruta 04/04/2023

Inicio
Inicie na literatura de fato com esse livro, são contos, mesmo assim achei um pouco de dificuldade, não só pela escrita, mas em muito a falta de hábito relacionados a leitura, foi uma experiência muito boa, dei 4 estrelas mas não tenho muito ao que comparar, alguns contos me comoveram, e todos levarei para vida, como forma de conhecimento literário, e sim esse foi o primeiro livro que terminei de ler, já havia lido mangas e um conto, mas um livro inteiro é a primeira vez (Missa do Galo, A Cartomante e Almas agradecias são as melhores na minha opinião)

Cris 19/04/2021

Um clássico é um clássico
Primeiro livro que li de Machado de Assis, ou melhor, primeiros contos que li. Simplesmente amei! Por mais que a linguagem seja bem formal e pouco utilizada hoje, deu pra entender tudo muito bem, além de que essa edição tem notas no rodapé que explicam muitas palavras ou expressões não usadas hoje. A escrita do Machado de Assis é realmente única, tem uma maneira de envolver o leitor, uma ironia, uma maneira de descrever muito sincera e romântica. Eu amei muito o livro e recomendo demais pra quem quer conhecer um pouco do estilo do autor. Um conto melhor que o outro, ele era um autor à frente do seu tempo!
Resenha completa no @resenhas_para_voce (instagram)

Lelê 28/03/2021

Machado sempre genial
Coletânea bem pequena e simples com alguns dos melhores contos do mestre Machado, em várias épocas e estilos distintos. Muito bom para quem quer conhecer o autor porém tem medo ou dificuldade com os romances. A edição é simples porém muito caprichada. Meus contos favoritos nela são: A Missa do Galo, A Cartomante e A história da Vara.

Tiago Eduardo 22/10/2020

Escrita clara
Achei os contos bem faceis de entender apesar da linguagem da época. Esse livro destaca a questão de não detalhar ao certo o final ou o acontecimento que o leitor está a espera.

Elisa.Aguiar 07/08/2020

São pequenos contos que te faz querer saber mais de cada um deles, sao histórias que te dá vontade se ler.