O Guerreiro Pagão

O Guerreiro Pagão Bernard Cornwell
Bernard Cornwell

Resenhas - O Guerreiro Pagão

Sparr 16/01/2023

Uhtred é um homem, mas seus deuses são imortais!
Neste sétimo volume das Crônicas Saxônicas, O Guerreiro Pagão, acompanhamos o guerreiro, Uhtred de Bebbamburg, em mais uma etapa da consolidação da Inglaterra como uma coroa forte e sobrevivente ao tempo e colonizadora de muitos povos. Bernard chega à cerne do peso da história de quem perde, sim, geralmente, aliás, sempre, a história é contada pelas mãos de quem vence. Mas quem perde tem muito a dizer. Não é segredo que os colonizadores sempre praticaram o apagamento como prova de conquista. Se existe vitória sobre um povo, ele passa a ser propriedade da coroa, sua história se perde. O vento varre o que antes estava ali. Nesse sétimo volume a guerra pela conquista está presente, Uhtred precisa escolher um lado, mesmo que isso envolva trair seus ideais. Uhtred tenta lutar contra a profecia recebida sobre seus passos, mas quanto mais a narrativa avança, mais para o meio do furacão ele corre. Uhtred aprenderá que para certas verdades, não existe saída. Foi escrito. Está feito... e vai acontecer.
Um dos melhores livros da série As Crônicas Saxônicas. Mais um excelente trabalho do senhor Bernard Cornwell.

Newton Nitro 27/10/2014

Para tudo e SHIELDWAAAAAALLLLLLLLLL!
E infelizmente cheguei no último livro públicado das crônicas saxônicas. The Pagan Lord - O Lorde Pagão coloca novamente Uhtred contra os Dinamarqueses, no complexo momento histórico após a morte de Alfred o Grande, e o esforço de continuidade do processo de integração da Inglaterra saxônica pelo seu filho Edward.

A história começa no pau, com o Uhtred transformado em um fora-da-lei por causa de um ato violento impensado. E lá vai o saxão mais doidimais da literatura para Nortúmbria, a fim de reconquistar a fortaleza de Bebbanburg. E isso é só o começo de uma trama bem labiríntica, acho que a mais cheia de viagens e reviravoltas da saga.

Uthred já está bem velho, mas continua detonando. Esse volume também conta com a introdução do seu filho Uhtred (sim, com o mesmo nome, e ainda tem mais Uhtreds no livro). O filho do saxão pagão tem tudo para continuar a tradição da espada Seprents Breath, e espero mais livros da saga no futuro.

Cornwell mostra porque é um dos melhores escritores de romances históricos de todos os tempos. O grande diferencial dele é o modo como coloca o leitor dentro de um ponto de vista diferente do contemporâneo. Uhtred é um pagão, pensa como pagão, age como pagão e tem valores pagões.
Recomendo mais uma vez esse livro e a leitura da saga inteira em sequêcia! É vivenciar a história da Inglaterra bem de perto, ao ponto de sentir o cheiro da carnificina e de ficar rouco de gritar SHIELDWAAAAAALLLl! :)

Ronan.Azarias 12/02/2023

Protagonista maduro so que nao
A historia melhorou muito em comparaçao a anterior mas zero crecimento de personagem. Traz um Ulthred mais velho mas sem nada de experiencia de vida. O livro ate tenta explicar porque isso aconteceu mas nao desceu. Tudo bem que parte do carisma dele vem do modo que ele pensa mas acho que ha um limite pra isso.

Rodrigo.Artioli 06/03/2020

Voltou a empolgar!
Após altos e baixos a série voltou a me empolgar...

Mariana.ArmAo 11/04/2021

Minhas resenhas dos livros do Cornwell sempre serão parciais e zero defeitos. Ele cria uma linha tênue entre ficção e realidade que é muito difícil de saber com uma termina é outra começa.
Sempre me perco na perfeição da narrativa e na riqueza de detalhes e mais uma vez me vi nervosa e com coração na mão, junto ao Uhtred, em uma parede de escudos.
Recomendo a leitura.

Paulo 26/08/2021

QUE FINAL FOI ESSE QUE FINAL FOI ESSE QUE FINAL FOI ESSE QUE FINAL FOI ESSE QUE FINAL FOI ESSE QUE FINAL FOI ESSE

Luan.Brito 13/10/2020

Mais um ótimo livro
Muito bom, outro ótimo livro com um grande desfecho. Muito show!!!

Fabio.Favero 27/09/2022

Mais um clássico de Cornwell
Mais uma capitulo de uma história gostosa de ler, fluida, com personagens interessantes e complexas e pitadas de lições de história, sem deixar de ter batalhas épicas, que são a marca registrada do Bernard Cornwell, deixando uma vontade danada de visitar a Inglaterra...

Teder 09/04/2020

Em busca de Bebbanburg
Nessa nova etapa, Uthred fica muito perto de recuperar Bebbanburg, porém, o destino ainda o quer em novas batalhas antes de sua luta final. Além de lutar contra os dinamarqueses, ele terá que lutar contra seus sentimentos.

Charlinho07 22/10/2023

O cheiro ruim das batalhas...
Bernard Cornwell faz a descrição das batalhas serem difíceis de ler. Ao descrever o cheiro e o nojo, faz parecer real o que estamos lendo. E a imprevisibilidade de quem será vítima e quem será vencedor cria um suspense, que apesar de esperarmos a vitória do protagonista, faz-nos questionar se ele sobreviverá.

Para mim, o fato dos primogênitos receberem o nome do pai, na família de Uthred, abre espaço para que o Uthred que conduzirá a história, seja diferente do que começou a história, mas isso é só um pensamento vazio que tenho a respeito das Crônicas Saxônicas.

A batalha nos deixa apreensivo se os amigos de Uthred, àqueles aos quais nos afeiçoamos, sobreviverão. Deixa no ar também como se dará a relação entre Uthred e seu primogênito e a pergunta: quem será o próximo inimigo nórdico que irão enfrentar pelo sonho da Inglaterra unida?

Deixo a ressalva para algumas falas repetitivas de Uthred, descrevendo alguns personagens e alguns objetivos que ele tem. Para quem lê em sequência os livros, fica um pouco cansativo, mas considerando que deve ter havido um intervalo de anos entre as publicações, é compreensível por parte do autor.

Fiquei contente que a história seja diferente, apesar de seguir o mesmo rumo, do que a série apresenta.

Gabriel.Maia 27/10/2022

Uhtred, o indeciso
Uhtred está velho. Nos dias atuais ele já seria considerado velho com seus 50 anos, mas, na idade média, ele já era quase um ancião. Os vários anos de intrigas e guerras cobraram seu preço, e vemos nosso personagem principal cometendo vários equívocos que, apesar de serem consertados por sorte ou por ajuda de terceiros, não deixam de ser equívocos que poderiam ter acarretado em terríveis consequências. Uhtred já não é aquele jovem guerreiro, impetuoso e decidido, e apesar de continuar tendo várias ideias extraordinárias para investidas surpresa e infiltrações, podemos ver hesitação e indecisão nos seus atos, atitudes que podem ser muito danosas para um comandante de tropas.

O livro já começa daquele jeito que nós adoramos: Uhtred matando um padre. Após ficar sabendo que seu filho mais velho, também chamado Uhtred, estava virando padre, nosso protagonista vai imediatamente ao local para impedir isso, e acidentalmente acaba matando o abade Wihtred, um importante membro do clero, e acaba sofrendo uma duríssima retaliação da igreja e dos habitantes locais, virando um pária e tendo todos os seus imóveis queimados, além de perder a maioria de seus homens, que ficam receosos de seguir o pagão após os últimos atos. Após isso Uhtred tem que escolher um destino, não tendo muitas opções por ter feito tantos inimigos, então decide invadir o único lugar que pertence a ele por direito: Bebbanburg.

Mais um volume que me não me deixou tirar os olhos das páginas, me mantendo sempre curioso e atento ao que acontecia, com várias batalhas que rompem a paz que já durava 10 anos na Britânia. Temos um personagem muito interessante que ganhou muito destaque nesse volume. Falo de Osbert, filho mais novo de Uhtred, que acaba mudando o nome para Uhtred após o pai deserdar seu filho mais velho, passando a chamá-lo de padre Judas. Uhtred (o filho) está com 19 anos na trama atual, e nos lembra muito seu pai durante suas primeiras batalhas, sendo muito impetuoso e inteligente, salvando os planos de Uhtred algumas vezes com seus planos inusitados. É um personagem que quero muito acompanhar nos próximos livros pois sinto que ele terá muito destaque, agora que o personagem principal já não consegue mais lutar com tanto vigor quanto antes. Outro destaque vai para Finan. O fiel aliado de Uhtred, que tanto nos cativa, também começa a mostrar sinais de decadência, e o autor nos dá vários sinais durante o livro de que ele não demora muito mais para morrer, infelizmente, pois gosto muito dele.

Sabrina 30/05/2020

Cornwell consegue criar um mundo complexo e rico de informação historica,o livro é uma maravilhosa saga, profundamente pesquisado e completamente imaginativo

Murilo 13/03/2022

Adoro como Cornwell leva a história a um ponto óbvio e previsível, porém, no último minuto, inverte todo o contexto e faz com que toda a história mude.

Zé Pedro 01/08/2014

A saga continua...
Uhtred está de volta. Em mais um volume das crônicas saxãs, nos deparamos com um “guerreiro pagão” bem mais maduro e cheio de lembranças de uma época em que tinha mais juventude e vigor. Mas, pensa que este Nortumbriano está mais fraco, apesar da idade? Nunca! Continua armando confusões e guerreando prá evitar a criação da ‘Dinaterra’ e tornar real a ‘Inglaterra’. Cornwell nos tece uma boa trama destas eras, nos envolve com seu bom texto, sua estória e nos convida a esperar, com ansiedade?, mais um volume das crônicas Saxãs. Não vejo a hora de Uhtred voltar ao seu lar e termos um final feliz prá tanta guerra e matança. Longa vida a Uhtred de Bebbanburg!