A Journey Around My Room

A Journey Around My Room Xavier de Maistre

Resenhas - A Journey Around My Room

Coruja 28/12/2020

Já contei por aqui a história de como descobri esse livro - e até relatei minha própria jornada por terras tão familiares. Mas agora tratemos de Xavier de Maistre e sua curiosa invenção de viajar sem deixar o lugar mais familiar de todos - porque esse título foi bem mais divertido e curioso do que eu imaginara quando primeiro fui atrás dele..

Condenado por participar de um duelo a quarenta e dois dias de prisão domiciliar, de Maistre passa seu tempo demorando-se em escrever sobre cada detalhe de seu espaço de confinamento. São capítulos curtos, com uma boa dose de sarcasmo, alternando-se entre se derramar em elogios acerca de sua cama, ou das gravuras penduradas em suas paredes, com outros em que trata de questões mais filosóficas.

É um livrinho despretensioso, do tipo que se lê em um dia, e sim, entendi porque o Brás Cubas de Machado de Assis diz se inspirar nas memórias de Maistre para escrever as suas próprias. Algo do humor é definitivamente parecido.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2020/12/o-resumo-da-opera-uma-salada-de-titulos.html