É Tarde para Saber

É Tarde para Saber Josué Guimarães

Resenhas - É Tarde Para Saber

Julinye 25/04/2024

É tarde para saber
Li esse livro por acaso, não foi algo surpeendente, mas foi interressante de se ler. É uma obra curta que em poucas páginas aborda sobre a ditatura no Brasil, sutilmente. É algo interessante de se ler se, por exemplo, voce quiser ter uma breve ideia sobre a ditatura e como ela afetava diferentes classes sociais no Brasil naquela época.

lilyana0 24/04/2024

Melhor que pensei
Li para a aula de português pois tinha prova sobre ele, enrolei semanas pra ler pensando que ia odiar, até que me obriguei a começar um dia antes da prova E GOSTEI, fiquei lendo de madrugada e quando vi já tinha acabado

adrwca 20/01/2024

Releitura
é um livro bom porém não tenho mais aquela visão que tive quando tinha 15 anos.
Mariana é um garota da zona sul do Rio e Cássio um garoto do subúrbio carioca, os dois vivem um romance quase que proibido por conta da diferença de classes. o pai de Mariana é um homem ausente que vive trabalhando e traindo a mulher, mulher essa que é cadeirante e é invisível aos olhos do marido. A felicidade de mãe de Mariana é ver a filha vivendo um amor que parece ser bonito, mas é cheio de angustias e dependências.
Ao fim de tudo, descobre realmente quem é o seu grande amor e assim, ela desenha o último código que foi prometido.

Mili_30/09 05/12/2023

O começo é bem chatinho, só que quanto mais você lê, e realmente entende o final, sabe o quão incrível o livro é.

Bia 𧸠07/11/2023

Final muito previsível, a história tinha tudo pra ser boa, mas focou em um só tópico, o que deixou a leitura entediante.

yooti 23/10/2023

É tarde para saber
É tarde para saber que eu gostei desse clichê, o final é até chocante mas não tão surpreende ao mesmo tempo.

Marcia 02/08/2023

Tema bem clichê : menina rica da zona sul que se apaixona pelo rapaz do subúrbio. Apesar de ser clichê, a história nas mãos desse escritor ganha vida, desperta nosso interesse e vários sentimentos. Teve momentos que eu quis dar uma chacoalhada na menina, pra ver se ela acordava, pois é muito bobinha. Em outro momento queria abraça-la e ajudar...
A história se passa na década de 70, período da ditadura militar e muitas repressões porém o escritor nao aprofunda muito.
Ja li outros livros dele que gostei muito e nesse, para mim, achei que poderia ter desenvolvido mais os personagens.
Valeu!
Bianca1771 08/03/2024minha estante
Meu livro favorito aprendi mt com ele te recomendo dms

Julia 18/12/2022

Um casal normal
Uma menina sonhadora e um menino obscuro, misterioso. A história se repete over, and over, and over again.

Thais 04/12/2022

O livro se passa na década de 70, então algumas falas e ideias, que eu não gostei, da para entender pelo contexto histórico, a dependência emocional da Mariana é outra coisa que é meio irritante as vezes, mas pelo menos algumas partes do romance são fofas. O final eu não gostei, mas não tenho certeza se foi porque eu levei spoiler (kkkk acontece). Enfim, livro de trabalho de escola nem sempre é bom.

Emy 01/12/2022

razoável
2 estrelas e meia só por causa do final
O livro é previsível e a dependência emocional da Mariana fica cansativa de ler, mas considerando que foi escrito durante a ditadura militar na década de 70, não achei ruim, mas também não achei incrível

Manu 19/10/2022

É TARDE PARA SABER
O enredo foi meio diferente do que eu estou acostumada a ler.
Como livro paradidático gostei, tinha maiores esperanças para o final, não foi bem o que eu esperava, mas não foi tão ruim.
Acredito que através do ponto de vista de cada um, possamos ter diferentes opiniões sobre a obra.
Não fez muito o meu estilo mas eu indico!

Catharina 17/10/2022

Adivinhei O Plot Twist
Ele é um livro bem óbvio, mas talvez seja um livro reconfortante para quem gosta do gênero. É um romance clichê onde Mariana fica esperando por Cássio e pelas suas decisões sendo que ele não aceitou a única decisão que ela tomou. Acho que o fato dele ser sobre a ditadura seja uma desculpa para muitos chamarem de bom, mas não acho isso uma boa desculpa. O final é muito ruim e admito que fiquei decepcionada mesmo sem me envolver muito com os personagens. Ouvi várias pessoas falando bem do Josué e, sinceramente, acredito que seja um bom autor, mas este livro com certeza não foi uma boa iniciativa para o ?Universo Guimarães?.

Ana Lu 14/08/2022

A dependência emocional da Mariana é clara e óbvia,o que me faz sentir pena dela. E a mãe dela é um anjo, que mulher gentil e compreensível,ela é incrível.

Raquel 09/08/2022

Um romance político em que não se discute política
Este foi o primeiro livro que eu li na vida!
Gozado como a minha percepção dessa história, na primeira vez que li, foi muito diferente de agora.
Um romance na década de 70 em plena ditadura militar, repressão policial e dois jovens de classes sociais diferentes.
Mesmo lembrando do final dessa história, ainda assim, foi impactante.

TainA.Langwinski 20/07/2022

faz uns anos que eu li mas lembro de gostar muito da história, do romance durante um momento difícil que foi a ditadura, é bem rápido de ler e eu pelo menos me emocionei bastante porém tem gente que achou muito raso