The Martian

The Martian Andy Weir

Resenhas - The Martian

Karol 22/01/2022

Maravilhoso!
É um livro tranquilo de ler, mas que também te fisga para saber como as coisas que ocorrem vão desenrolar. O protagonista é extremante interessante e inteligente. Recomendo principalmente aos amantes de ficção-científica, e se você for nerd como eu, garanto que irá gostar. Agora pretendo assistir o filme :D

Brasil Vermelho 21/04/2020

Filme e livro ótimos
Olá pessoal

Então, livro maravilhoso, marquei nos favoritos. Livro que não para de acontecer coisas. Não tem drama, o protagonista está Alegre, confiante e deixa um livro gostoso de ler. Você fica torcendo por ele, e pensando o que ele vai consertar no dia seguinte. Não tem o drama de achar que ele pode morrer a qualquer momento.

Pode assistir o filme antes, é até bom que dá pra usar as imagens pra imaginar durante a Leitura. São histórias diferentes, e que se complementam de certa forma.

Ótimo livro, pode presentear alguém com esse livro, é uma leitura gostosa com poucos personagens e pouca descrição de cenário e uma ciência muito fácil de entender, não precisa parar de ler pra pesquisar nada.

Livro cinco estrelas, marcado pra uma releitura :)

Anderson 29/10/2014

Ficção científica hard de primeira!
Me desculpem Arthur C. Clarke, Kim Stanley Robinson, Robet Zubrin, e outros gosto muito de vocês, mesmo , mas esta é a melhor ficção científica hard sobre Marte já escrita! Andy Weir criou um fantástico personagem que está encalhado sozinho em Marte e que só conta com sua engenhosidade, força de vontade e bom humor para vencer o ambiente hostil de um planeta que pode matá-lo de todas as formas imagináveis. Cada detalhe da história, cara reviravolta na trama e cada solução está firmemente fincada na ciência. Esta com certeza será uma leitura obrigatória para todos os técnicos, engenheiros e astronautas que estarão envolvidos em uma futura missão tripulada à Marte. Está sendo produzida uma adaptação no cinema pelo diretor Ridley Scott, com Matt Damon no papel principal, e previsão de estreia para novembro de2015.
Agora traduzido para o português pela editora Arqueiro com o horroroso título Perdido em Marte. Não perca por nada este livro!

Gabe_Yoda 12/03/2022

Watney: Look! A pair of bo*bs! --> (.Y.)
Primeiramente, esse livro foi hilário! É de rachar o bico. Cheio de piadas precisas, mesmo em momentos imprevisíveis. Mark Watney - personagem principal - tem um controle cômico surreal!

Ainda sobre ele, a inteligência é seu ponto mais forte. Basta só olhar para cada solução mirabolante que ele faz (e explica). Em suma, parece que é um nerd jogando o modo mais desafiador de um jogo de sobrevivência. Tirando de letra cada obstáculo.

Ademais, essa obra está cheia de detalhes científicos. Porém, esses nunca atrapalham o ritmo da narrativa. Pelo contrário, agregam na veracidade dos episódios.

Por fim, gostaria de dizer que o filme (Perdido em Marte) é bem fiel ao livro. Isso, na primeira metade. O que tornou - já que eu vi o filme antes - os cliffhangers menos potentes. Todavia, depois de certo capítulo, há eventos diferentes e criativos. Fiquei estupefato - essa palavra é bem estranha - com a criatividade!

Portanto, recomendo ver o filme só depois de ler o livro. Meio óbvio, né?

P.S.: O inglês do livro não é tão complicado e Disco é um gênero musical supimpa!

souphiss 04/02/2023

Acabei de ler. Achei simples, bem feito e emocionante. Pra quem não gosta de ficção científica, esse livro é perfeito porque consegue ser extremamente divertido. Pra quem gosta, também tem seu charme.

Senti cada pedaço da história e ficava apreensiva em ler os outros capítulos por medo do que ia acontecer. No final, valeu super a pena.

Thais.Nolasco 31/05/2022

Divertido hard fiction.
Esse é um livro para quem ama astronomia, fisica, ciência e sabe se divertir. Andy Weir faz um trabalho de pesquisa árduo para não entregar um livro sci-fi apenas, cheio de possíveis cenários futuristas com incrível bom-humor.

Tupaschoal 13/12/2014

Comece a ler assim que puder!
Quando foi a última vez que você leu um livro que era tão bom que você não podia nem mesmo correr o risco de colocá-lo para baixo? Já tem uma resposta? Eu tenho, foi 50 minutos atrás, quando eu terminei "Perdido em Marte" por Andy Weir. Me deparei com este livro por pura coincidência quando visitei a bienal do livro e tomei nota de procurá-lo na internet mais tarde, e o fiz. Mais uma vez, por coincidência, eu busquei por ele quando estava pra terminar um outro livro e para minha surpresa, ele estava com um impressionante desconto na Amazon e eu pensei "Por que não?". Comprei-o e começei a ler no ônibus ontem, não poderia pensar em outra coisa a fazer quando eu cheguei em casa que não lê-lo. 44% na sexta-feira, os 56% restantes no sábado e eu ainda estou pensando: O que poderia ser após essa leitura? Será que serei capaz de encontrar um livro que seja, pelo menos um pouco, tão cativante quanto esse no futuro próximo? Espero que sim, mas, enquanto isso, por favor, faça-me o favor de ler a história de Mark Watney, como ele ficou preso em Marte e como, através de vários pensamentos engenhosos e manipulações práticas de coisas ele tinha ao seu redor, ele começou a elaborar uma maneira de sobreviver. É uma história de sobrevivência, com ciência bastante precisa (ou pelo menos pareceu ser) e também muito engraçada em múltiplos trechos d o livro. Eu me deparei e comecei a ler este livro sem expectativas e eu terminei me perguntando se Andy iria escrever quaisquer histórias em breve. "Cronometrista" estou descaradamente sussurrando enquanto espero para ouvir um "Go, Flight".
Erick 04/06/2017minha estante
O Andy tá pra lançar um novo livro esse ano. Artemis.

Golbery 25/09/2015

Persistência e superação
Instigado pelo trailer do filme que está para sair, corri atrás de ler "The Martian", do Andy Weir. Adorei trabalho do autor em construir um personagem inteligentíssimo, criativo e de humor bem ácido! Mark Watney é um astronauta com formação de engenheiro mecânico e de botânico. Durante uma viagem à Marte, por ocasião de um acidente numa tempestade, perde contato com sua equipe, é dado como morto e é deixado sozinho em solo marciano. O enredo do livro se dá com Watney usando tudo o que sabe para tentar se manter vivo, encontrar um meio de se comunicar com a Terra e conseguir resgate. Aguardando agora ansiosamente o filme!

Fazendo uma interpretação simbólica, o personagem principal é retirado da Terra, afastado de todas as suas relações sociais e forçado a utilizar toda a sua inteligência para superar seus problemas. O que você faria se não tivesse que agradar ninguém? Se não dependesse de ninguém a não ser de você para superar seus problemas? Sem patrão. Sem Deus. Sem mãe. Penso que o autor dá uma cutucada no leitor no sentido de que o mundo inteiro pode até querer te ajudar, mas você só vence de verdade seus problemas quando você mesmo se engaja e cria seus caminhos de superação.

Natalia.Goncalves 10/10/2015

Incrível
A história inicia após um acidente durante uma tempestade de areia faz com que Mark Watney seja dado como morto e abandonado em Marte. A partir de então o leitor passa a acompanhar toda a saga para resgatá-lo.
A sensação que tive ao ler esse livro foi similar a agonia de ler a história de Apolo 13. Tudo dá errado e soluções devem ser criadas e executadas em curto intervalo de tempo. O livro é cheio de reviravolta com um humor sarcástico.
Apesar de conter muitos conceitos científicos , tudo foi bem explicado pelo autor tornando a leitura compreensível para qualquer nível de conhecimento científico.
Recomendo a leitura em inglês acompanhada do audiobook. A narração está excelente e pode ser encontrado gratuitamente pelo Youtube.
Leiam leiam leiam. É um livro incrivel.

Rickyo 14/06/2023

Foi o primeiro livro de ficção científica que eu li e confesso que foi uma leitura um tanto difícil, por eu não estar acostumado com esse gênero, teve momentos que foi difícil acompanhar a história, ainda mais por ser bastante detalhista.

No geral eu adorei acompanhar a sobrevivência do Watney, senti como se eu fizesse parte do universo e tivesse acompanhado um caso real, fiquei apreensivo em diversos momentos e admirei a força de vontade dele de se manter vivo em condições tão difíceis, eu não teria durado nem 1 sol nesse livro.

guinostic 03/02/2022

Impecável!
Um dos melhores livros de ficção científica que eu já li! Por mais que esse gênero não agrade muita gente, esse livro com certeza te faz mudar de ideia.

Uma tragédia divertida!

Patrick 19/05/2022

Top 10
Incrível. Um dos melhores livros que eu já li. Me fez rir. Todas os acontecimentos em geral pareceram muito reais, e as pessoas também. É um pouco dramaticamente clichê. Mas quem não gosta de um drama?
Vai pro Top 10 e mal posso esperar pra ler mais livros do Andy Weir.

Gui Dante 12/09/2020

Uma história de sobrevivência e muito humor negro
Adorei acompanhar a história do Mark, que mesmo nessa situação péssima nunca perdeu o bom humor. Existem várias citações famosas e comentários ácidos e debochados que me fizeram morrer de rir. A escrita no geral é clara e simples, e considerando que conceitos de ciências são abordados constantemente isso é muito importante. Pra quem gosta de uma leitura leve e "pra cima" eu recomendo bastante

Charlescimento 03/11/2020

Excelente Livro
The Martian ate agora o livro que eu mais gostei, o humor do Mark é simplesmente incrível. Toda vez q ele está falando com outra pessoa ele fala algo engraçado. Recomendo demais.