As Variações de Lucy

As Variações de Lucy Sara Zarr

Resenhas - As Variações de Lucy

Erica 27/06/2022

??
uma pianista frustrada ? e o rigoroso avô. Com um grande talento para a música, ela passa a ser requisitada para concertos e recitais no mundo todo. Prestes a se apresentar em um importante evento em Praga, porém, ela recebe a notícia da morte da avó e sente-se traída pelos pais e pelo avô.

Lucy Beck-Moreau é uma menina de 16 anos que cresceu com seu futuro já selado pela família: o de se tornar uma grande pianista. Desde pequena, sua carreira é conduzida à risca pela mãe ? uma pianista frustrada ? e o rigoroso avô. Com um grande talento para a música, ela passa a ser requisitada para concertos e recitais no mundo todo.Prestes a se apresentar em um importante evento em Praga, porém, ela recebe a notícia da morte da avó e sente-se traída pelos pais e pelo avô. Nesse momento, ela desiste de tudo.Seu irmão mais novo, Gus, assume então a missão de se tornar o grande pianista dos Beck-Moreau, enquanto Lucy passa a viver um processo intenso de autoconhecimento, passando por momentos de dúvida, culpa, arrependimento, rebeldia, liberdade e amor.Acaba redescobrindo sua paixão pela música e pelo piano através de Will, o novo e vibrante professor de piano do irmão.E começa a traçar, por escolha própria, o seu destino.

Este livro faz a gente pensar em muitas coisas na nossa vida. A gente vive ou apenas segue o fluxo? Gostamos do que fazemos? Ou somos impelidos pelos outros a "usar nossos dons" por que outras pessoas "cortariam seus próprios braços para ter o que temos" ?
Quando fazer o que gostamos deixa de ser algo bom e prazeroso para se tornar um fardo, algo cruel e sem prazer?

Naty 20/06/2021

Sobre o livro
Eu frequentemente ficava com vergonha alheia das atitudes da protagonista, mas ainda sim é um livro bom e interessante, da pra conhecer um pouquinho de música também

Mari Imaginária 28/04/2021

Fofo
PERSONAGENS MÚSICOS 🤩 Eu amooo quando um personagem do livro é músico! Às vzs eu leio um livro só pq na sinopse diz que o personagem é músico 😅 Foi o caso desse romance Young Adult que li esses dias e que gostei bastante.

🔸Lucy tem 16 anos e já é uma grande pianista, porém depois de um evento importante em sua vida ela desiste de tudo e se afasta da música. Seu irmão mais novo Gus assume então a missão de ser o grande pianista da família e Lucy começa a viver um processo intenso de autoconhecimento, passando por momentos de dúvida, culpa, arrependimento, rebeldia, liberdade e amor. Acaba redescobrindo sua paixão pela música e pelo piano através de Will, o novo e vibrante professor de piano do irmão. E começa a traçar, por escolha própria, o seu destino.

Tatai 06/12/2020

????
Imaginava que o livro fosse ser naquela pegada fanfic adolescente, mas uma pontinha de mim quis acreditar que não seria de todo ruim, mas acabei me enganando.
A luta da protagonista para que consiga se entender, se expressar, enfrentar a família e seguir o que realmente deseja fazer passa de tema central a secundário e o ponto principal se torna o relacionamento bizarro e inapropriado entre professor e aluna que, honestamente, não agregou em absolutamente nada e pareceu muito desconexo com o resto da história, bem como muitas das discussões e momentos abordados no livro.
Acaui 04/05/2023minha estante
Cara, minha resenha desse livro tem 2400 letras de tantos problemas que eu citei.

Laura 10/05/2017

é livro de quase cinco estrelas
, pelo menos pra mim. eu achei a história incrível! tem muita lição nele, muita mesmo, só lendo pra ver. eu me surpreendi, pois não esperava que fosse ficar tão envolvida com lucy. meu único problema foi que esperava mais, talvez seja defeito meu de criar altas expectativas ou talvez só não estivesse preparada para as surpresas finais. resumindo: é um ótimo livro.

Thay 23/04/2017

As variações e descobertas que Lucy me proporcionou.
Lucy Beck-Moreau é uma menina de 16 anos, prodígio da música clássica, que começa a história como uma desistente. Ela não toca há 8 meses, logo depois de abandonar sua apresentação em Praga, em um protesto silencioso contra o seu avô, um homem rígido que acha que a vida só vale a pena se você faz o seu melhor -sempre-. E isso inclui esconder de Lucy que a avó estava morrendo. Lucy começa o livro como coadjuvante de sua própria história. Antes a estrela, ela agora era apenas a irmã mais velha de Gus, para quem a família - a mãe e o avô - transmitiram toda a expectativa e cobrança. A família é tão competitiva que a única coisa que pensam quando a professora de piano de Gus morre, logo no primeiro capítulo é: "E agora? Quem dará aulas para Gus?"
Lucy vive sua vida chata e repetitiva, sua paixonite pelo seu professor de inglês Charles até Will, o novo professor de piano do irmão aparecer. Ele é o responsável por colocar na cabeça de Lucy as sementes da dúvida. Ela queria realmente ter parado de tocar? Ela odiava o piano? Ou odiava apenas o controle que a família tinha sobre ela através do piano? Ela queria tocar novamente? A resposta da primeira vez viera rápida e em dúvidas: "Não!", afinal o vovô Beck não permitiria voltar a tocar depois de ter abandonado em Praga. O que levanta outra questão em sua cabeça. Quando saiu do palco em Praga ela queria parar de tocar para sempre ou foram as palavras do avô que fizeram isso?
Com todos esses questionamentos, o avô e a mãe longe, na Alemanha, Will se tornando seu alicerce, Lucy redescobre suas paixões e desejos, e tenta entender o que realmente quer.
A trajetória de Lucy me fez refletir a noite, em como nós deixamos que nossa vida seja moldada por outros e somos coadjuvantes de nossas próprias histórias.
Lucy, nos últimos 2 anos antes de Praga, já não tocava por amor, tocava pois era isso o esperado dela e depois não tocava pois também era o esperado dela depois de "abandonar"
"O vovô não vai deixar"
essa é uma frase muita repetida durante boa parte da história, o "avô", pra gente, é toda e qualquer pessoa que praticamente molda o roteiro de nossas vidas, onde nos tornamos reféns dos planos dos outros.
Will pode ser considerado, de inicio, aquela voz em nossa própria consciência, pois ele faz Lucy descobrir o que ama.
"-Faça uma lista das coisas que você quer. Se tiver dificuldades, faça do que você não quer, até entender o que realmente quer" (will)

Ana Carolina 13/02/2017

Gostei...
Sabe é difícil ser a gente mesmo... ainda mais quando decidimos uma coisa e essa decisão arrecada críticas e julgamentos você se sentir incapaz de fazer algo, mas de repente aparece um ser na sua vida e mostra uma visão diferente e você acorda para vida e percebe que a única opinião que importa é a sua e não a que os outros dizem.

House of Chick 28/07/2014

Lucy Beck-Moreau tem apenas dezesseis anos e já é um prodígio musical, ela toca piano desde novinha e é realmente muito boa nisso, sempre ganhando destaque em apresentações e competições. Ela é importante e conhecida no mundo da música clássica, ser pianista é uma paixão, mas também o sonho de sua mãe e seu avô extremamente rígido, que considera este dom algo muito importante e precioso. Então Lucy sempre teve que ser a melhor, com estudos rigorosos e uma carreira espetacular, sendo vigiados e mantidos pelos dois.

Até que, em uma apresentação em Praga, ela descobre algo terrível que a faz questionar tudo, desistindo desta vida, porque esta não lhe pertencia mais há muito tempo. É a partir daí que ela precisa começar uma nova realidade, buscando o que a faz feliz, pois só ela que deveria escolher seu destino, então esse é o momento de aproveitar sua liberdade.

Mas nem todo o seu passado pode ficar para trás. Seu irmão mais novo, Gus, agora está estudando para seguir pelo mesmo caminho de sua irmã: ser um pianista conceituado e respeitado, ganhador de prêmios e, claro, perfeito. Mas, no meio caminho, uma tragédia ocorre e sua professora de piano morre, deixando a vaga em aberto, que logo é preenchida pelo talentoso e inspirador Will. É ele quem reacende a paixão de Lucy pela música e também pela vida.

Eu li em 2012 o outro livro da autora publicado aqui no Brasil pela Editora iD também, “Como salvar uma vida” (clique no título para ler a resenha), que eu amei! A história dele é super fofa, gostosa de ler e adorei a narrativa da autora, então minhas expectativas para este lançamento dela estavam muito altas. Mas, infelizmente, acabei me decepcionando um pouco. Esperava encontrar uma história cinco casinhas, mas ela não recebeu mais do que três, e vou explicar para vocês abaixo.

Acho que todo o plano de fundo desta história é meio nova para mim, pois não me recordo de ter lido outro livro com uma protagonista tão apaixonada e envolvida pela música clássica e que é um prodígio musical bem reconhecido, mesmo com tão pouca idade. Então foi uma experiência realmente encantadora conhecer a vida através de seus olhos, que não conheceu outra coisa além de viver para e pela música.

Pudemos notar sua paixão e também sua angústia, já que por um lado ela gostaria de viver por aquilo, mas por outro não aguentava a pressão de ter sua vida escolhida por seu avô e sua mãe, precisando ser perfeita. Então ela estava sempre muito dividida em como se comportar e sobre o que era realmente importante.

A história é narrada em terceira pessoa, mas só acompanha a Lucy, incluindo alguns de seus sentimentos e sua forma de agir. Então não temos acesso a outros pontos de vista, nem podemos ver o que acontece em outro ponto da narrativa e, infelizmente, também não podemos saber o que ela pensa e como as coisas que vivencia a fazem refletir de verdade, só de uma forma superficial. Eu prefiro muito mais narrativas em primeira pessoa, principalmente quando só temos a chance de acompanhar um personagem.

Lucy é uma protagonista da qual eu gostei bastante de ver seu crescimento durante a trama, porque pudemos acompanhar seu desenvolvimento desde o momento em que estava amargurada com a sua carreira, passando pela descoberta e aceitação da sua paixão pela música por fora das competições e da vida focada somente nisso, e seguindo com ela descobrindo a si mesma e como lidar com tudo o que deseja em seu âmago. Mas ela não conseguiu me cativar tanto assim. Talvez se a narrativa tivesse sido feita em primeira pessoa eu poderia ter gostado mais dela, porque teria lhe conhecido melhor, só que este, infelizmente, não foi o caso. E não é que ela tenha sido uma pessoa ruim, mas faltou carisma.

Apesar disso, acho que Lucy conseguiu transmitir uma força de vontade no leitor, mostrando que devemos pensar primeiro em nós mesmos e em nossa felicidade e não em tentar agradar ao próximo, mesmo que sejam pessoas que você ama e que se importam com você, como sua família, por exemplo.

Mesmo que a protagonista tenha, de fato, evoluído, não senti uma evolução também por parte da narrativa. Pelo contrário, achei bem lenta e parada, não há muita coisa acontecendo em momento nenhum, o que acaba sendo ruim porque transforma a leitura em uma experiência cansativa. Por outro lado ela é bem reflexiva e com certeza pode ajudar os leitores que estão passando por momentos parecidos com o de Lucy, em busca de aceitação de si mesma e felicidade. A narrativa também é alternada entre presente e passado, o que foi bom para nos situar em dois momentos e sabermos o que realmente aconteceu antes.

A sinopse e até uma parte da história dá a entender que vai haver um romance sendo desenvolvido neste livro, mas isso não acontece. De um lado eu fiquei meio decepcionada porque gosto muito desta parte das leituras, mas por outro eu gostei porque Lucy precisava ser ela mesma e crescer sozinha, enfrentando os seus próprios problemas e encontrando soluções para eles da maneira que fosse melhor para si mesma. Além disso, não senti tanta simpatia assim pelo Will para que ele fosse o par dela, acho que não combinaram de maneira romântica.

A diagramação da Editora iD é sempre muito bem feita e desta vez não foi diferente. A capa original foi mantida e eu gosto muito dela já que é linda e ainda transmite totalmente o clima do enredo. O livro é dividido em partes e os capítulos narrados no presente têm números, os do passado, títulos. Todo início de capítulo há uma nota musical em cinza no fundo da página, e todo corte dentro dos capítulos é feito com um conjunto de notas musicais. A fonte não é tão grande, mas não incomodou minha leitura, enquanto os espaçamentos estão maravilhosos e as páginas são amarelas.

“As Variações de Lucy” não é um livro ruim, pelo contrário, é uma história bela de descoberta e aceitação, que fazem valer a pena a experiência de leitura, além de contar com um plano de fundo encantador do mundo da música, só senti falta de um algo a mais.

site: Confira esta e outras resenhas no blog: www.houseofchick.com

Gabriela 26/06/2014

Não tenho o hábito de comprar livros às cegas, isto é, sem ter recebido nenhuma indicação ou procurado alguma resenha antes. Contudo, As variações de Lucy foi uma exceção. Houve uma identificação instantânea, primeiramente com a capa, acima ilustrada e, em seguida, com a apresentação na orelha esquerda.

Existem duas expressões artísticas que alcançam a minha alma como nenhuma outra: a música e a literatura. Até hoje não descobri qual me toca mais; porém, com este livro, percebi que muitas vezes andam de mãos dadas. Afinal, toda canção é um poema e todo texto tem sua própria melodia.

A história gira em torno de Lucy, uma jovem menina prodígio de dezesseis anos que havia alcançado o auge no mundo da música clássica, mas que abrira mão de tudo devido a turbulências pessoais. O livro trata da redescoberta da juventude então perdida, da vida e do amor - não apenas o amor romântico, mas como uma visão de mundo. Fala sobre o que impulsiona nossa alma, o que nos leva a um êxtase existencial.

Não é um livro para qualquer pessoa. Não espere por ação, aventura ou romances avassaladores. É uma obra sensível e delicada, com uma pitada de humor quando apropriado. O tema principal é o auto-conhecimento, os sentimentos, as naturezas humanas e o amor - todos muitas vezes controversos.

Tudo isso é brilhantemente mesclado à música. Não consigo imaginar uma pessoa que não aprecie verdadeiramente esta arte saboreando tudo o que este livro tem a oferecer. Várias obras eruditas são citadas, e a leitura se torna ainda mais especial quando se as ouve.

Eu toco piano há três anos, e parei de estudar há pouco tempo. Como com a personagem principal, a música havia se tornado algo meramente mecânico pra mim, de modo que não havia mais sentido em espremer meus horários para tomar aulas. Mas, com esse livro e, juntamente de Lucy, consegui redescobrir a música, facetas de mim mesma e da vida. Portanto, esta se torna uma resenha bastante pessoal. Não conseguiria falar imparcialmente quando encontrei tanto de mim nessas páginas.

Em todo caso, recomendo o livro para quem busca uma leitura sensível, tranquila, reflexiva e inteiramente regida pela música. Cada palavra é uma nota, e a obra inteira é uma bela sinfonia a ser lida.

Para terminar, um trecho do livro que achei lindo [sem spoiler]:
Música, seu avô sempre lhe dizia, era linguagem. Uma linguagem especial, um dom das Musas, que todas as pessoas nascem compreendendo, mas só alguns - poucos - conseguem traduzir completamente. [] Ouvir e tocar são duas coisas diferentes; cada uma envolvia seu próprio tipo de tradução. [] Sim, o mundo era lindo. Mas a música fazia com que aquela beleza pertencesse a cada um, de um jeito só seu. Nada mais poderia fazer isso. Nada.

site: http://avidasegundogabriela.blogspot.com/2014/06/resenha-literaria-as-variacoes-de-lucy.html
Carol A 24/10/2014minha estante
Muito tocante sua resenha. Também descobri a Sara por acaso, sem referências, em 'como salvar uma vida" e foi uma agradável surpresa. Curiosa por mais dessa autora, achei sua resenha e agora, depois de ler o que você escreveu, ou melhor, como descreveu, estou ansiosa pela leitura e por mais de suas resenhas!